quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tudo sobre o Agrinordeste, o Show Lácteo e o concurso de queijo 2011

Uma variedade de queijos de origem francesa, como o Boursin, italiana como o Mascarpone, americana como o cream cheese, da Grã- Bretanha como o Cottage, além dos tradicionais em nossa mesa como coalho e cabra todos produzidos, seja artesanalmente ou industrialmente, por marcas de nosso estado, poderão ser encontrados, degustados e adquiridos em 24 estandes que movimentam Show de Lácteos.

A mostra acontece desta quarta-feira até a sexta-feira, no Centro de Convenções. A feira acontece em paralelo à 19º Agrinordeste – Seminário Sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Pernambuco (FAEPE), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Senar e Sebrae. Nesta edição do evento também acontece o 2º Concurso de Queijos.

A produção pernambucana será representada por 24 empresas, que trabalham com equipamentos ligados ao segmento do leite e seus derivados. De acordo com o coordenador do Show de Lácteos, Moshe Dayan, todas revelarão a qualidade dos seus produtos, fabricados em cidades interioranas e muitas já presentes no comércio do Estado, além de algumas novidades em suas produções.

Entre os expositores, a Eitscheid, de ordenha mecânica e tanques de resfriamento, a Rancho Alegre, de produtos agropecuários, Laticínio Rio Branco (Arcoverde); Laticínios Ramos (São Bento do Una); Laticínios Venturosa (Venturosa); Bupesa (Recife); Laticínios São Bento (São Bento do Una); Companhia da Coalhada; Faco (Ribeirão/PE); Laticínios Nobre (Venturosa/PE); Campo da Serra; Laticínio Três Netinhos, Laticínio Valelac (Pedra/PE); Leite Nobre (Venturosa/PE), entre outros.

Concurso de Queijos

Os produtos, além de serem comercializados na feira, serão expostos e degustados em sessões desenvolvidas pelas marcas. As empresas que participam do Show de Lácteos também integram o Concurso de Queijos subdivido em várias categorias como: queijos de coalho e manteiga artesanal e industrial, além da premiação para uma inovação (produto novo).

A comissão julgadora do Concurso de Queijos será composta por técnicos do setor, jornalistas, chefs e compradores de loja que irão coletar amostras para análise nos estandes, no dia 01 de setembro e o resultado, bem como as premiações, saem no dia seguinte. No concurso serão julgados alguns itens importantes dos produtos como sabor, aspecto geral, aparência, sendo o item sabor, o de maior pontuação, dentro de uma escala estatística que é usada nos concursos realizados em todo país, sob a coordenação do Instituto de laticínios Cândido Tostes (ILCT).

Todos os participantes do Show e do Concurso de Queijos são registrados nos serviços de inspeção estadual feita pela ADAGRO, órgão da Secretaria da Agricultura (SARA), e federal, no Serviço de Inspeção Federal (Sif), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) “Vamos ter uma mostra do que há de melhor em nossa produção, neste setor, aqui no Estado”, lembra o presidente da Faepe e promotor do Agrinordeste, Pio Guerra.

Um jeito diferente de governar

Quando visitei Itaquitinga, muitos amigos me perguntaram como estava Geovani, o prefeito, fiz questão de falar dos avanços na cidade e a sua popularidade.

Itaquitinga é uma cidade localizada na zona da mata norte, vizinha a Goiana, Nazaré da Mata e Carpina, que são maiores e mais conhecidas, Goiana, aliás, receberá a fábrica da FIAT. Itaquitinga será beneficiada em todos os sentidos pela chegada da montadora. Estradas, indústrias, investimentos, tudo vai passar por Itaquitinga.

Uma das primeiras ações de sua gestão em Itaquitinga foi justamente fazer a cidade aparecer e melhorar a auto-estima da população, com uma mídia inteligente que mostre a cultura do seu povo e sua importância no contexto regional. Deu tão certo que outros municípios vizinhos já observam como as coisas têm se desenvolvido por lá.

Além disso, a cidade passou por uma nova roupagem, está limpa, bem cuidada, recebendo investimentos em áreas sociais e de lazer. O clube passou por ampla reforma e a creche/escola está quase pronta para ser inaugurada, tudo com recursos próprios, aliás o Clube Municipal vai começar a ser reformado também.

Uma praça no Centro da Cidade que era reduto de marginais, e tudo que não presta, virou um cartão postal.

Até a unidade prisional que está em construção na cidade gerou dividendos para Geovani pois gerou mais de 2500 empregos diretos, beneficiando diretamente a população.

Geovani procura estar ao lado da população no dia-a-dia. No dia dos estudantes subiu num ônibus de transporte escolar pra perguntar como estavam as coisas, conversou, tirou dúvidas, e ouviu mais que falou (e olha que o homem tem problema de audição!).

E agora, no último dia dos pais, abriu sua casa para receber os pais de Itaquitinga. Segundo Geovani é nesse contato direto que sabe o que precisa fazer, as pessoas lhe contam onde estão os problemas e muitas vezes apontam as soluções.

Pra muita gente pode ser populismo, mas tem funcionado e a população lhe dá mais de 80% de aprovação, como podem ver é um jeito diferente de governar.

Geovani tem feito regularmente jantares com vários segmentos da sociedade.



Pedro Falcão na entrevista à TV Brasil sobre o curso de medicina



FLASH AO VIVO - 30.08.11: O campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE) ganhou um prédio anexo com 16 novas salas, além de vários equipamentos, como novos computadores. O investimento foi mais de R$ 3,5 milhões. Quem dá mais detalhes é o diretor da UPE/Campus Garanhuns, Pedro Falcão.

Izaías utiliza o facebook para parabenizar Dilma e Eduardo

Nesta quarta, pela manhã, o deputado Izaías Régis postou no facebook a seguinte mensagem:
.
Bom dia! Neste momento, o nosso Governador Eduardo Campos, está concedendo entrevista por telefone na Rádio Marano FM, anunciando a Duplicação da BR entre São Caetano a Garanhuns, com conclusão das obras até o final de 2014, a chegada de novas indústrias aqui no Agreste, e o pedido feito a Dilma, para acelerar legalização para a reabertura da FAMEG.

Parabenizo e agradeço ao Eduardo Campos, a Dilma Rousseff por acreditar na nossa região, é com parceria e trabalho que as coisas acontecem.
.
Agora comigo: Seria interessante que mais políticos ingressassem na grande rede e pudessem ter contato maior com o eleitorado, principalmente o formador de opinião que acessa regularmente as mídias sociais, tanto para divulgar suas ações quanto para ouvir os reclames do povo, claro com sugestões e críticas.
Para a população não interessa a paternidade de tal obra ou conquista para a cidade e a região, o que importa é que as coisas aconteçam, e aí, quanto mais gente pedindo e cobrando, é melhor!


Dilma fala em Garanhuns da paralização nas obras da Universidade Federal Rural

Reitor Carlos Calado, Gov. Eduardo Campos, Pres. Dilma Roussef, Min. Fernando Haddad e prefeito Luiz Carlos

Motivos de manifestações de estudantes, professores e funcionários, as condições infra-estruturais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Garanhuns, também foram questionados à presidenta Dilma Roussef, que mostrou conhecimento da situação. Na frente da UPE, sindicalistas com faixas tentavam mostrar à comitiva a situação unidade de ensino superior em nossa cidade.

Segundo Dilma, isto se deve à falência da construtora e por isso a obra parou. Uma punição deve ser dada à empresa que não poderá participar de novas licitações no prazo de cinco anos.

Dilma mostrou interesse em agilizar a obra, mas não se aprofundou na questão.

Com o prédio do IFTE - Instituto Técnico Federal, a situação é a mesma coisa. A legislação não autoriza a chamar a segunda colocada da licitação para continuar a obra, e todo um novo processo teve que ser feito para dar prosseguimento à construção.

É bom lembrar que no caso da federal, as reclamações vão além da questão pedra e cal. Faltam professores, laboratórios, livros, etc.

Segundo o Diário de Pernambuco, a agenda da presidente em Pernambuco foi propositalmente positiva para tirar Dilma dos noticiários conturbados dos últimos dias, e colocá-la assinando convênios e em inaugurações, como o caso da aula inaugural do curso de medicina em nossa cidade. Foi bom pra ela e excelente para Garanhuns.

Garanhuns terá Residência Terapêutica‏


A Prefeitura de Garanhuns dará início no próximo mês de setembro aos Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residência Terapêutica. Trata-se de locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

A primeira Residência Terapêutica de Garanhuns vai funcionar na avenida Djalma Dutra, nº 550, no bairro Heliópolis, e acolherá oito pessoas oriundas do Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, localizado em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, que encerrou oficialmente suas atividades no dia 30 de dezembro de 2010.

Os moradores serão acompanhados diariamente por quatro cuidadores, que avaliarão alterações ou mudanças no comportamento, além de uma técnica de referência em saúde. Eles também poderão contar com o apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através de atividades de inserção social e terapias.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental do Município, Charles Oliveira, com o fechamento do Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, o Governo de Pernambuco firmou parceria com a Prefeitura de Garanhuns para receber os pacientes da Região. “Garanhuns tem toda estrutura para receber esse serviço de referência. Já conta com o Ambulatório de Psiquiatria no Centro de Especialidades Dr. Luiz Lessa; Ambulatório de Psicologia no Núcleo de Assistência a Saúde de Garanhuns (NASG); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS - Tipo 2) para atender pessoas com transtornos mentais, sofrimentos psíquicos, ou sem condições de convívio social; cobertura de 80% de Unidades de Saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar os encaminhamentos; além disso, o Hospital Regional Dom Moura dispõe de leitos de psiquiatria e desintoxicação. Ou seja, temos uma boa estrutura de Saúde Mental, incluindo álcool e outras drogas, com implantação do CAPS AD, ainda este ano”, informou.

As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. As Casas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos.

Jornalista Paulo Henrique Amorim passa a tratar Eduardo Campos como o sucessor de Dilma

Paulo Henrique Amorim é um dos mais respeitados e conhecidos jornalistas brasileiros. Apresentador do Domingo Espetacular da Rede Record, escreve para dezenas de jornais e mantém um dos blogs mais acessados do país.

PHA assumiu ao lado de outros nomes do jornalismo brasileiro, a exemplo de Nassif, a defesa dos governos Lula e agora de Dilma Roussef contra o que foi classificado de PIG - Partido da Imprensa Golpista, principalmente as organizações Globo, Revista Veja e grandes jornais principalmente do eixo Rio-São Paulo, assumindo declaradamente uma posição contra as ambições políticas de políticos como o ex-governador paulista José Serra.

Agora, o governador Eduardo Campos tem caído nas graças da imprensa defensora do governo, e entre eles o próprio Paulo Henrique, que tem feito elogios constantes e mostrado a grande transformação que Pernambuco vem passando nos últimos anos.

Recentemente Eduardo Campos concedeu entrevista na Band no programa Canal Livre, e sabatinado que foi, conseguiu impactar postiviamente sua imagem de político jovem e preparado, a ponto de setores próximos à imprensa, e ao poder, alçarem sua imagem como presidenciável e provável sucessor de Dilma Roussef.

Para ver o que o Paulo Henrique falou de Eduardo Campos e ver as outras partes da entrevista, clique no link:
http://www.conversaafiada.com.br/video/2011/08/22/video-campos-o-sucessor-de-dilma/

Diocesano recebe prêmio nacional em educação

No recente encontro dos mantenedores e parceiros do Sistema COC e da Pearson, onde mais de 600 gestores estiveram durante três dias estudando os novos rumos da educação nacional, essas duas entidades premiaram os Colégios com melhor desempenho em todo o Brasil.

O Colégio Diocesano foi indicado em duas categorias, ficando entre os três primeiros na categoria Parceria e em 1º Lugar em Desempenho, Qualidade e Tecnologia Educacional, recebendo o Prêmio Pearson de Educação. Critérios como desempenho dos alunos nos simulados, eficiência no plantão on-line e agenda eletrônica, uso do material didático, cumprimento de metas e tecnologia educacional, foram avaliados. Os Colégios Diocesano de Garanhuns, Santa Cruz de Araguaína-TO e Madre Cabrini de São Paulo foram os indicados.

Professor Albérico Fernandes, Diretor do Gigante da Praça da Bandeira, fez questão de dizer que a emoção não foi vencer, foi saber que o trabalho em equipe rende muitos frutos. O Prêmio é uma vitória de todos os alunos, professores, coordenadores e funcionários, e, acima de tudo, o Prêmio também é uma vitória da Educação de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.