domingo, 4 de setembro de 2011

A Tal Felicidade - Por Dra. Marta Almeida


Não se preocupe, não vou dar, pois não tenho receita de ser feliz ou manual. Não vou querer, pois não consigo dar lição de coisa alguma. Esta semana quero escrever sobre “felicidade”, tema tão vasto e gasto, ao mesmo tempo vão.

Toda semana os escritores de auto-ajuda fazem chegar ao mundo livros sobre felicidade. A impressão que passa é de que existe um movimento social para que a felicidade seja, de fato, um direito humano oficializado, decretado, imposto como casa, comida, dignidade, não estado do ser.

A tal felicidade é um estado de espírito - não depende de atributos físicos, financeiros ou sexual, tão pouco de inteligência, até porque, quanto mais inteligente a possibilidade de ser feliz é menor, por conta do senso crítico, da pseudo auto suficiência, auto nível de cobrança existencial, esta constatação parte da história e da agonia vivida pelos grande gênios da história. Quem pensa mais tende a ceticismo, a analisar demasiadamente o porquê da vida, e, claro, por a vida não ser “cor de rosa” em tudo, a descrença é rumo certo para as conclusões do que seja a felicidade. Afinal, montanhas de dinheiro não arrefece a ansiedade, preocupações, solidão...

Talvez felicidade seja o equilíbrio do conviver consigo o outro e o mundo, falando nisto, talvez o poeta tenha razão quando disse: “Queres pouco, terás muito, queres nada, serás livre” (Fernando Pessoa). Ao revés desta frase, na prática o ser humano contemporâneo, dado às exigências que faz, tende ao isolamento, o fechamento de cortinas para não ver a claridade do dia.

Frente essas reflexões: o que é preciso fazer para ser feliz? Ou, o que se pode fazer para não ser infeliz? A segunda pergunta é mais plausível, pois a infelicidade é mais fácil de se avaliar, ela dói, deprime, se manifesta, já a felicidade se caracteriza por um processo construtivo sob os desastres da vida. O paralelo comparativo, para melhor compreensão pode ser a partir do olhar para nossos jovens e nós mesmos, de joelhos para o consumismo exacerbado, a dúvida sob o próprio gosto que cede para o da moda, a moça na loja não sabe se gosta da bolsa rosa, amarela, verde, quer todas, para, talvez não usar nenhuma, a mãe da menina passa pela mesma incerteza diante da imperiosa necessidade de comprar o que não precisa – por ter autonomia de compra – decide que na dúvida é melhor levar todas, inclusive a preta que viu por último. Ali, na loja sem cerimônia, está decretada a dificuldade de ser feliz – as pessoas querem todas as marcas, cores, os homens ricos, as mulheres gostosas e jovens e na vida nunca se terá tudo – mas, ninguém se preparou para a frustração filha da infelicidade. Assim, cada um, a seu modo, vai vivendo infeliz, sem se aperceber que a felicidade se constrói com projetos e afetos.

Finalmente, uma boa rima para a infelicidade seja, simplicidade e humildade. Faça sua própria construção, apesar dos outros.
.
Marta Almeida é psicanalista. Originalmente escrito para o Jornal FOLHAVOX.

Começa nesta segunda, dia 05, Recadastramento dos servidores da Prefeitura de Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Administração, estará realizando, no período de 5 a 30 de setembro, o recadastramento dos dados funcionais dos servidores efetivos (ativos e inativos), bem como dos servidores temporários.

O objetivo da ação é centralizar as informações, atualizar a base de dados já existente e padronizá-la, criando um banco digital de documentos do servidor. “Com esse novo recadastramento teremos a oportunidade de conhecer melhor cada servidor. Também entenderemos com exatidão o quantitativo, a localização e a situação financeira e outros dados que se fazem importantes. Diante disto, teremos como realizar políticas públicas funcionais administrativas que possam vir a melhorar a condição dos nossos servidores”, registrou Wellington Xavier, secretário de Administração.

Estarão disponíveis dois postos de recadastramento, fixados no Auditório do Centro Administrativo Municipal e na secretaria de Educação. O horário de atendimento será das 8 às 17 horas. Cada servidor deve observar o período de recadastramento, seguindo seu mês de aniversário. Entre os dias 5 e 9 de setembro, os servidores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março devem se dirigir a um dos postos e atualizar seus dados. Já os nascidos em abril, maio e junho, tem entre os dias 12 e 16 para efetivar seu cadastro. Entre os dias 19 e 23, serão disponíveis aos aniversariantes de julho, agosto e setembro. O recadastramento se encerra com os nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro, que participam do processo no período de 26 a 30 de setembro.

No momento do recadastramento, o Servidor deve apresentar alguns documentos que podem ser cópias xerográficas autenticadas ou os originais. Além disso, o servidor será fotografado. Documentos necessários: Identidade; CPF; Título de eleitor; PIS/PASEP, ou apresentação da Carteira de Trabalho; Certidão de casamento e CPF do cônjuge; CPF do pai e mãe do servidor; CPF e Certidão de nascimento dos filhos e dependentes; Comprovante de Residência, emitido por empresa pública; Declaração de não acúmulo indevido de cargos públicos remunerados. No caso de Recadastramento via procuração: Procuração específica, com emissão inferior a 30 dias e firma reconhecida ou procuração pública dentro do prazo de validade.

Os nomes do PSB para Pernambuco

Parece que Armando Monteiro e Humberto Costa já perceberam que não receberão o apoio do governador Eduardo Campos em 2014, pelo menos não no primeiro turno, e por isso estão fazendo agendas de candidatos "cada um por si" pelo estado.

A oposição não tem hoje um nome que possa confrontar as forças aliadas ao governador, mas elas não marcharão unidas no primeiro momento, por isso, o outro lado já percebeu que pode receber o nome que topar romper ou se aproximar do centro, os dois mais prováveis seriam Armando Monteiro e João Paulo.

Eduardo sabe que perderá importância e, portanto, influência, se o PT governar Pernambuco, dificultando uma possível volta ao poder local, se não der certo seu projeto nacional. Também conta o fato que onde o PT encabeça não entrega mais para outro partido aliado.

Com o PTB não se trata de uma questão partidária, e sim do projeto pessoal de seu candidato, o senador Armando Monteiro, que não seria dependente de Eduardo nem teria o agora governador como padrinho, assim também, a figura política do neto de Arraes diminuiria no estado.

E mais. Eduardo pode não estar no projeto nacional em 2014 aliado ao PT e ao PTB, portanto precisa de seu próprio palanque em Pernambuco. É caso se se aliar a Aécio ou ser, ele mesmo, candidato a presidente.

Portanto, o PSB caminha para ter candidato próprio, e hoje conta com três opções. Uma histórica, uma próxima ao governador e uma técnica.

A histórica seria o nome do Ministro Fernando Bezerra Coelho, o principal nome do partido depois do governador e que vem sendo um nome que assumiu funções importantes e deu conta, como supersecretário de desenvolvimento econômico e presidente de SUAPE e o resultado Pernambuco vê hoje, e também o cargo de Ministro de Dilma, portanto trazendo um olhar nacional para sua candidatura. Mas Eduardo tem uma pulga atrás da orelha se teria comando sobre FBC. O homem de Petrolina é o que demonstra querer ser governador de Pernambuco, dos nomes que Eduardo tem à disposição.

Outro nome é o deputado federal licenciado Danilo Cabral, que tem assumido desafios pedidos por Eduardo Campos, como a Secretaria de Educação e agora a pasta das Cidades do governo do estado. É um nome de extrema confiança e que já tem habilidade política para uma administração.

A terceira opção começa a surgir, trata-se de Geraldo Júlio, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que tem cada vez mais chamado a atenção política pela forma competente que tem administrado a sua pasta e se mostrado nos eventos, sendo observado pela sua capacidade técnica.

Seria, digamos, o que Dilma acabou sendo para Lula, que quando optou por um nome de dentro, sem histórico político, foi na SuperMinistra da Casa Civil.

Geraldo Júlio pode ser esta opção. Ou quem sabe Tadeu Alencar. Preferência para o primeiro.

Portanto o PSB caminha para ter seu próprio candidato e Eduardo rodará todo o estado para elegê-lo, para que possa continuar sendo o principal nome da política pernambucana, mesmo depois que entregar o bastão.

Faça uma criança feliz


Nosso amigo Célio taxista, mais uma vez está realizando uma festa no dia das crianças, em parceria com a pastoral da criança e a creche Eterna Aliança da Cohab 2.

Para isto, Célio está recebendo donativos, roupas e brinquedos para doar para as crianças carentes. As pessoas que puderem contribuir podem ligar nos fones da SERVI-TAXI que o pessoal vai buscar sem nenhum custo.

0800 281 2422 - 3762-2422 ou no celular do próprio Célio 9921-0712.

Sua doação é muito importante e vai fazer uma criança feliz.
.

Nossos seguidores das redes sociais e outros números interessantes

Gente,

Vemos agora que estamos com 499 seguidores aqui no blog, uma alegria saber que tantas pessoas passam por aqui e nos seguem, outros tantos vêm mas não querem seguir publicamente.

No twitter chegamos a 536 seguidores e no facebook, criado há pouco tempo, já temos 1116 pessoas recebendo nossas mensagens. Estamos também no orkut (que ando deixando aos poucos, pelo fascínio do FB) temos quase mil.

Depois que estamos dando pelo blogger nossos números em tempo real aqui no blog, preferimos não fazer mais a contabilidade mensal. Descobrimos neste tempo que se quisermos milhares de acessos é só dar notícia nacional que o google nos manda gente de todo canto, mas não nos interessa, optamos pela notícia regional e a opinião sobre nossas coisas. Hoje, notícia nacional só se impactar nossa cidade e região. Mesmo assim, continuamos numa crescente de acessos, o que demonstra que cada vez tem mais gente acessando por aqui.

Por aqui, temos quase 4 mil posts publicados e estamos com quase 40 mil páginas visitas nos últimos 30 dias. Mantendo sempre esta média.

O blog tem tido muita repercussão nas faculdades e estudantes dos cursos superiores. É incrível, e cada vez mais nos surpreendemos. Estivemos fazendo uma festa com a TROPICANA para estudantes da Universidade Rural e tinha gente do Rio Grande do Norte (Currais Novos), Paraíba (Areias, Remígio, João Pessoa), Alagoas (Maceió), etc... Gente que veio de longe estudar aqui. Depois falaremos sobre isto!

Nosso blog e todos os blogs parceiros se tornaram fonte de notícias on-line da cidade, então as pessoas acessam diariamente e várias vezes por dia. Estamos fechando na casa de mil acessos diários. Opaaaa!!

Hoje temos seguidores que só nos acompanham no twitter, outros no facebook e outros aqui no blog, são meios diferentes, mas buscamos fazer um intercâmbio entre estas ferramentas.

Ainda estamos voltando a utilizar o e-mail, onde temos mais de 2 mil e-mails de Garanhuns em nosso banco de dados. Um número impressionante.

Os vinte parceiros do blog que mais nos mandaram acessos no mês de agosto foram:
1. Roberto Almeida
2. Agenda Garanhuns
3. Bluenet
4. Vereador Sivaldo
5. Edney Souto
6. Programa Combate
7. Panorama Garanhuns
8. Blog Capoeiras
9. Educação e Luta
10. Tiago Valença
11. A Gazeta Digital
12. Diga as Novas
13. Lucena Vereador
14. Garanhuns acontece
15. Felipe Alapenha
16. Ornilo Lundgren
17. Falando Francamente
18. Connetc Lan Net
19. Programa Censura Livre
20. O Respondão

A todos, todos mesmo, leitores, patrocinadores, parceiros blogueiros, um sincero Obrigado!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.