CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

POUSADA DA PAIXÃO - CLIQUE E CONHEÇA!

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Universidade Federal Rural completa seis anos em Garanhuns

Tá no site da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
.
A Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) completou, na última segunda-feira (5/9), seis anos de funcionamento. Primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do Governo Federal, a UAG merece, no mínimo, respeito.

Respeito da UFRPE, por acolher os filhos da terra, que antes precisavam se deslocar à capital para disputar vaga. Respeito do município, por contar hoje com um centro de produção de conhecimento e multiplicação de saberes e projetos de desenvolvimento regional. Respeito do Brasil, que, após assistir ao sucateamento das universidades públicas, na era anterior, viu a educação superior começar a ser democratizada e sair do sonho do jovem do interior para uma realidade muito mais digna.

O hoje professor Rodrigo Silva Lima cursou a primeira turma de graduação de Zootecnia e mestrado na UAG e afirma que deve sua prosperidade à Instituição. "Sou de Jucati, próximo a Garanhuns, e jamais teria condições de estudar no Recife. As dificuldades existiram, por estar em fase de implantação, mas nunca faltaram boa-vontade e qualificação para termos formação da mais alta qualidade", ressalta. Segundo Rodrigo, mais de 80% da sua turma estão seguindo a carreira acadêmica ou empregados. "Fizemos aulas práticas no Recife e em outras instituições, com apoio dos gestores, e, se não fosse a qualidade desse aprendizado não teríamos tantas conquistas nacionais", completa.

Após investimentos da ordem de R$ 15 milhões em obras – distribuídos até este ano, tendo em vista que os recursos foram liberados aos poucos – a UAG conta com sete cursos de graduação e três de pós-graduação stricto sensu, além de relevantes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. A unidade possui infraestrutura que inclui laboratório de pesquisa, laboratórios de graduação, Hospital Veterinário, três prédios de salas de aula, sala para docentes, prédio administrativo, cantina, entre outros espaços. Estão em construção atualmente o bloco administrativo, o bloco de salas de aula 3, o bloco de professores, a área de vivência e serviços de pavimentação e drenagem. As obras da guarita, da necropsia e do reservatório de água estão para começar. Todas já foram licitadas.

O reitor da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade, ressalta a transformação significativa pela qual o Interior brasileiro vem passando após o programa de expansões universitárias. Com o deslocamento de representantes de uma parcela científica e intelectual da população para municípios mais afastados da capital, afirma o reitor, os jovens têm mais expectativas e não precisam mais abandonar suas cidades em busca do sonho do diploma. “Com a universidade pública no município interiorano, jovens em busca de formação profissional e professores em expansão da carreira científica passaram a constituir, em municípios menos favorecidos economicamente, nova geração detentora de mão-de-obra qualificada e conhecimento científico. Pernambuco foi o primeiro Estado brasileiro a ser contemplado pelo projeto de interiorização do ensino superior e comemoramos agora os frutos dessa importante iniciativa”, pondera.

E, para homenagear a UAG no seu aniversário, nada melhor do que uma breve respectiva de boas notícias que foram veiculadas em sites, jornais e demais meios de comunicação de Pernambuco e do país.

- Defendida primeira dissertação de Pós-Graduação da primeira Expansão Universitária do Brasil (25 de agosto de 2011)

- Alunos de Ciências da Computação estão em primeiro lugar na Maratona de Computação. (01 de Setembro de 2011 )

- Aluno da UAG aprovado em programa de Pós Graduação da USP (09 de junho de 2011)

- Estudante de Unidade Acadêmica da UFRPE é premiada em evento nacional (10 de dezembro de 2010)

- Recém-Formados da UAG obtêm destaque em cenário nacional (26 de novembro de 2010)

- Unidade Acadêmica da UFRPE é selecionada em Programa Nacional de Pós-Doutorado (14 de outubro de 2010)

- Estudante da UAG é destaque em evento nacional (28 de setembro de 2010)

- UFRPE inaugura duas Residências Universitárias em Garanhuns (09 de junho de 2010)

- Pesquisadores da UAG têm projeto aprovado em edital do MDA no valor de R$ 1 mi (25 de maio de 2010)

- UFRPE: 1º, 2º e 3º lugares são do Interior (06 de fevereiro de 2010)

- UFRPE em Garanhuns forma 1ª turma do Programa de Interiorização do país (27 de agosto de 2009)

Agora comigo: As recentes manifestações de estudantes, servidores e professores da UFRPE/UAG são necessárias e lícitas, para que possamos perceber a falta de estrutura que a instituição precisa para seu perfeito funcionamento.
Porém, não podemos perder de vista a importância fundamental para a educação no interior de Pernambuco da instalação da UFRPE em nossa região, e o salto de desenvolvimento, inovação e oportunidades que estão sendo oferecidas.
Muitas vezes algumas pessoas confundem a crítica deixando parecer que preferia que não tivéssemos recebido a Universidade Federal, e não é isso. O que se pede é que se ofereça o melhor para a excelência da formação dos jovens.
Creio que algumas pessoas aproveitam a situação para versejar politicamente, e a questão não é essa, Garanhuns se orgulha de ser um Campus da Rural, e o resultado desta vinda da instituição para nossa cidade a gente já percebe pelo noticiário, pelo cotidiano e sabemos que ainda temos muito o que ganhar em prestígio e desenvolvimento por ser sede de tão importante instituição de ensino.
A crítica quanto a atual infra-estrutura deve ser pontual mas não pode desfazer o mérito da instalação da UFRPE em Garanhuns.

Escola Simoa Gomes comemora 50 anos

Importante escola de um dos bairros mais populosos do município, a Escola Estadual Simoa Gomes desfila no 7 de Setembro de Garanhuns em comemoração aos seus 50 anos.

Vencendo dificuldades, um grupo de professores e funcionários se integra à comunidade para oferecer aqueles jovens a sabedoria do ensino e as lições de cidadania necessários para a vida.

Minha esposa Wilksonita fez parte dos quadros de professores do Simoa Gomes durante 10 anos, e sabemos o quanto é importante a escola para a COHAB II e comunidades vizinhas como o Castainho.

Parabéns a todos!

A faxina em Pernambuco

Tá no blog do Jornalista Magno Martins.
.
O governador Eduardo Campos afastou, de uma só canetada, todo o comando do Instituto de Recursos Humanos (IRH). Identificou um quadro de contratos superfaturados e um aumento exagerado nos convênios com hospitais, alguns deles acima de 100%. O diretor-presidente, Joaquim Felipe, responsável pelas irregularidades, foi indicado pelo deputado Eduardo da Fonte, do PP. Procurado pelo blog, da Fonte negou os desvios. Disse que seu aliado foi afastado por motivação política.
.
Agora comigo: A presidente Dilma Roussef se notabilizou no seu início de mandato por expurgar de seu governo ministros e assessores envolvidos com esquemas de corrupção.
Aqui em Pernambuco o caso mais notório foi o da Fundarpe, que Eduardo segurou, mas depois não reconduziu Luciana para a presidência do órgão.
Agora o jornalista Magno Martins dá a notícia acima, sem nem chegar na imprensa, o caso do IRH foi resolvido no nascedouro.
Será a faxina estadual?

ITPAC-FAMEG faz plantão para inscrição no vestibular de medicina em Garanhuns


Amigos, a procura tem sido grande pelo vestibular de medicina da FAMEG-ITPAC Garanhuns. Depois de dada a boa notícia da volta dos cursos, e da abertura das inscrições para o vestibular, que começou ontem, tem gente de todo canto entrando em contato com a instituição em busca de informações e principalmente, inscrever-se.

Estão chegando ligações de vários estados do Nordeste, mas a prioridade continua sendo o estudante da região. Vale lembrar que os primeiros vestibulares contaram com mídia apenas em Garanhuns. Mas a procura tem se intensificado, e nossa cidade deve receber jovens de várias localidades para fazer medicina.

Conversamos com algumas pessoas da administração e a procura tem superado qualquer estimativa. Para oferecer mais oportunidades a quem queira concorrer ao processo seletivo 2011.2, o ITPAC-FAMEG estará de plantão neste 7 de setembro na sua sede em Garanhuns.

Vale lembrar que as inscrições vão somente até o dia 14 de setembro. A expectativa é que o curso de medicina reabra já com os quatro primeiros períodos, recebendo estudantes que já passaram pela FAMEG e outros que viriam por transferências de outras instituições e que estão entrando em contato.

Toda a infra-estrutura foi mantida durante dois anos, e feito mais investimentos. A biblioteca e laboratórios são considerados por professores como dos melhores do interior do Nordeste e a instituição, principalmente seus funcionários, estão ansiosos para voltar às atividades.

Portanto, plantão no feriado para atender os vestibulandos!
.

Festa cívica no Colégio Santa Joana D´arc



Sala de aula é o lugar ideal de brincar, aprender, interagir e conviver, além de ser espaço instigador da aprendizagem.
Os alunos do Colégio Santa Joana D'arc, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, participaram de atividades lúdicas envolvendo a Independência do Brasil. Houve apresentação de teatro retratando o sentimento de amor à Pátria, com o objetivo de despertar os jovens à cidadania.

TCE multa prefeitura de Bom Conselho

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular a prestação de contas do Fundo de Municipal de Saúde de Bom Conselho do exercício financeiro de 2009. Segundo o relator do processo, conselheiro Romário Dias, diversas irregularidades foram encontradas na gestão da secretária e ordenadora de despesas, Maria Izabel Lima. Por essas razões, além de fazer diversas determinações para saná-las, foi-lhe aplicada uma multa no valor de R$ 4.000,00.

As principais falhas apontadas no voto do relator foram:

>>Não contabilização e não recolhimento integral da contribuição previdenciária patronal ao Regime Próprio de Previdência Social.

>> Não contabilização e não recolhimento da contribuição previdenciária patronal ao Regime Geral de Previdência Social.

>> Inexistência de descontos nos pagamentos dos profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família pelo descumprimento da carga horária.

>> Deficiência na realização de ações de promoção e proteção à saúde bucal.

>> Dispensa de licitação indevida para aquisição de medicamentos e materiais hospitalares para a secretaria Municipal de Saúde, levando-se em conta que a simples leitura do Decreto 03/2009 declarou emergência apenas para dispensa de licitação pertinente à contratação de transporte escolar.

>> Pela prática dessas irregularidades e visando ao fortalecimento do controle interno e a eficiência do Fundo Municipal o relator fez as seguintes determinações: Providenciar a economia de recursos financeiros e orçamentários visando à necessidade de futuro repasse dos encargos previdenciários patronal ao RPPS. O mesmo deverá ser providenciado em relação ao RGPS.

>> Providenciar os descontos nos vencimentos e salários dos profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família pelo descumprimento da carga horária não cumprida.

>> Cumprir a Portaria GM/MS nº 648, de 28/03/2006 que regula a Política Nacional de Atenção Básica aplicando-a ao Programa Saúde da Família (PSF) e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

>> Envio de cópia da Decisão (julgamento do processo) para o Ministério Público de Contas, Ministério da Previdência Social e Receita Federal do Brasil.

>> Também foram aplicadas multas de R$ 2.700,00 a Judith Valéria Alapenha de Lira - prefeita do município - e no mesmo valor para os membros da Comissão Permanente de Licitação: Marta Rejane Cavalcante de Almeida, Josefa Nilva de Barros e Rogério Barbosa. O valor das multas deve ser recolhido após 15 dias do trânsito em julgado desta decisão para ser revertido em favor do Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE. Para obter o boleto bancário, o gestor pode acessar o site: www.tce.pe.gov.br.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 01/09/11

Garanhuns é ouro com a bola nos pés



As equipes de Futsal Feminino e Masculino de Garanhuns, mantidas pela Prefeitura, sagraram-se no último domingo, 4 de setembro, campeães da fase regional dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (JOCIPE).

O Futsal Feminino de Garanhuns saiu invicto da competição e conquistou o tetracampeonato da fase regional. Já o Futsal Masculino foi bi-campeão do Agreste Meridional, e também concluiu, de forma invicta, a primeira fase. Segundo o coordenador das Seleções de Garanhuns, Edson Barros, as disputas foram difíceis, mas, as duas seleções se superaram e alcançaram importantes vitórias.

A fase regional dos jogos foi realizada no período de 24 a 28 de agosto no município Iatí, e de 1º a 4 de setembro, em Belo Jardim. As duas seleções, a partir de agora se preparam para disputar a fase final do JOCIPE, que será realizada em Garanhuns de 11 a 15 de novembro. Cerca de mil atletas participarão da fase final dos JOCIPE.

“A expectativa é grande para que os atletas de Garanhuns possam vencer em todas as modalidades. Estamos muito confiantes no trabalho, desde a logística garantida pela Prefeitura, dos técnicos e dos atletas que se preparam desde março para o JOCIPE”, registra o coordenador Edson Barros.

BASQUETE – A Seleção Feminina de Basquete também está classificada para disputar a fase final do JOCIPE. A equipe de Garanhuns é a única do Agreste Meridional a competir na modalidade.

Repercute na cidade falecimento de Fernandinho Resende

Tenho procurado não noticiar acidentes, mortes e outros assuntos que não têm a identidade do blog, uma questão de editorial. Mas algumas têm um impacto tão forte no município que não dá pra deixar de relatar. É o caso do falecimento do jovem Fernando de Paiva Resende, o Fernandinho, filho de Dr. Fernando Resende, também falecido recentemente, e Roberta Resende.

O assunto em Garanhuns nestes últimos dois dias foi Fernandinho, vitima de complicações pós-cirúrgicas. Era um rapaz de muitos amigos, jovem, simpático e por isso deixa uma legião de pessoas que sentirão sua falta, principalmente seus parentes, que sofrem mais uma perda irreparável na família.

O sepultamento acontecerá nesta manhã, e o velório acontece na funerária  Padre Cícero.

.

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.