segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cremepe consegue nova liminar no STJ e impede início das atividades na FAMEG


Como já era esperado, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco - Cremepe, buscou o Superior Tribunal de Justiça nesta segunda-feira para impedir o funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns.

O site do Cremepe antecipa que o STJ concedeu nova liminar que proíbe a divulgação dos aprovados no vestibular da FAMEG e o consequente início das aulas.

A pendenga jurídica parece não ter pego de surpresa os diretores do ITPAC. Segundo Fábio Andrada, diretor administrativo da instituição, os advogados da instituição continuam em Brasília e a FAMEG vai continuar buscando o direito de lecionar medicina em sua unidade de Garanhuns, e para isso será necessário que o departamento competente do MEC exponha o teor do Edital nº 1, publicado no início deste mês e que trata da migração das autorizações dos Conselhos Estaduais para o sistema federal, e que por isso, automaticamente, as unidades de ensino na mesma situação estão podendo voltar a funcionar em todo o país, somente com a FAMEG está acontecendo esta questão juridica, segundo Andrada.

"Nós não recebemos nenhum comunicado do STJ até o momento, e até estaremos prontos para fazer a divulgação do listão nesta terça-feira, mas não vamos fazer pela credibilidade e respeito que temos ao Cremepe, que divulgou em seu site. Porém não tem nada ainda no site do Tribunal, e como não fomos comunicados poderíamos fazer sem nenhum problema" - afirma Andrada.

Quanto ao fato do MEC ter ratificado que ainda não há autorização para o funcionamento da FAMEG, Andrada responde dizendo que existem vários departamentos no Ministério da Educação e que o que está se pronunciando não seria o competente para avalizar a instalação do curso superior em Garanhuns. -"Novamente nossos advogados vão buscar mostrar ao STJ e agora também ao MEC a interpretação do documento publicado, amplamente divulgado e que autoriza nosso funcionamento, e esperamos poder cumprir nosso cronograma de atividades para o inicio do período letivo", conclui o representante do ITPAC.

Outro diretor do ITPAC, Dr. Nicolau Esteves, em recente conversa, afirmou que seria importante neste momento, que representantes políticos do Agreste Meridional possam buscar junto ao MEC elucidar os problemas que estão travando o inicio das aulas, já que, segundo Esteves, toda a documentação se encontra conforme a legislação em vigor. A guerra de liminares não é bom pra ninguém, a instituição tem condições de começar suas atividades, o estado precisa formar novos médicos e a população ser assistida por bons profissionais que sairão da Fameg.

Parece que a novela ainda não acabou!
.

Contagem regressiva para as filiações


15 dias, este é o prazo para quem quiser se candidatar no próximo ano aos cargos eletivos, neste caso vereador e prefeito, estar filiado no partido político pelo qual entrará na disputa.

A lei diz que os candidatos devem estar devidamente filiados um ano antes da eleição. Uma nova lei diz também que os cargos eletivos pertencem aos partidos e que por infidelidade partidária, aqueles que estejam no exercício de um mandato devem perder a cadeira, se optarem por trocar de legenda, isto caso o terceiro interessado venha a pedi-lo na justiça eleitoral, ou seja, pode ser o próprio partido que esteja perdendo o representante ou o seu suplente, que herdaria a vaga.

Assim, os vereadores em mandato não podem sair dos seus partidos para disputar a reeleição.

Deputados, senadores, governadores e qualquer um que pense em disputar a eleição do próximo ano também estão sujeitos a esta legislação.

Não existe eleição sem partidos, e não existe mudança sem eleições, isto é a democracia e o sistema brasileiro. Portanto, quem quiser participar do processo colocando seu nome à disposição da comunidade deve se filiar e pleitear na convenção do partido, ou que legitime uma coligação, uma vaga de candidato.

A movimentação de bastidores tem sido intensa em Garanhuns. Os pré-candidatos que pensam numa disputa majoritária buscam se acomodar em siglas que lhes dê a garantia e o respaldo da candidatura, viabilizando sua campanha. A busca por apoios que reforcem uma possível candidatura já começou.

Os pré-candidatos a vereador buscam participar de quadros que aumentem as possibilidades de vitória na eleição com  um mínimo de votos, pois as eleições em Garanhuns têm sido desgastantes e caras.

E vai ser um "pega pa capá", pois devemos ter quase 100 mil eleitores para apenas 11 vagas na Casa Raimundo de Morais.

Prefeitura auxilia moradores de rua em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, com o apoio de representantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar, coordenação dos CRAS e Nuprev, realizou uma abordagem no último dia 1º de setembro para identificar e auxiliar os jovens desabrigados.

Foram identificadas 13 pessoas. Nove delas de Garanhuns e quatro oriundas de outros Municípios. Segundo a coordenadora geral dos CRAS, Laura Alice, a maioria tem residência em bairros periféricos e vivem num cenário de vulnerabilidade social, sem nenhuma estrutura familiar, pais presos, mães alcoólatras, muitas vezes já sofreram abuso sexual e vivem no vício de drogas lícitas e ilícitas. “Existe uma história de vida muito forte por trás desses jovens”, ressalta Laura Alice.

Ainda de acordo com a coordenadora, alguns querem voltar para as suas casas. Para viabilizar que isso aconteça, os CRAS, que já aplicaram um questionário para conhecer a situação dos jovens, estão realizando visitas domiciliares às famílias no intuito de reinseri-los. Para as quatro pessoas que não são de Garanhuns, a Secretaria Municipal de Assistência Social viabilizará passagens de ônibus para que possam retornar ao local de origem.

“A Prefeitura está preocupada com o bem estar social desses jovens, por isso, nós estamos trabalhando para tirar essas pessoas da rua e reinseri-las no seu contexto familiar e social, de maneira que não voltem a viver nas ruas”, registra Laura Alice.

Saiba tudo sobre o processo seletivo do ITEP - 32 vagas para Garanhuns

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que coordena a rede de Centros Tecnológicos do Estado, por meio de contrato de gestão com o Governo do Estado (Secretaria de Ciência e Tecnologia), abre inscrição, a partir de segunda-feira (19), do processo seletivo para preencher 712 vagas em 11 cursos técnicos de nível médio, oferecidos gratuitamente em cinco Centros Tecnológicos do Estado. Os cursos técnicos serão oferecidos nos CTs localizados no Recife (CT Cultura Digital) e nos municípios de Caruaru (CT Moda), Garanhuns (CT Laticínios), Serra Talhada (CT Pajeú) e Araripina (CT Araripe). Destes 11 cursos, oito estarão sendo oferecidos pela primeira vez.

O processo seletivo terá validade para matrícula no segundo semestre letivo de 2011 e no primeiro semestre letivo de 2012. Poderão participar da seleção estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou quem já concluiu o Ensino Médio. Dentre as vagas ofertadas, 80% das vagas deverão ser ocupadas, exclusivamente, por alunos oriundos de escolas públicas e 20% para alunos oriundos de escolas privadas.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet de 19 a 30 deste mês, no site www.fadurpe.com.br/itep, onde está disponível o edital da seleção. O candidato deverá preencher formulário eletrônico de inscrição, no qual deverão ser informados, obrigatoriamente, o número do documento de identidade, CPF, o endereço completo, o telefone para contato e, se for o caso, o registro da condição de pessoa com deficiência. A taxa de inscrição custa R$ 15,00.

VAGAS – A definição dos cursos, explica o presidente do Itep, Frederico Montenegro, foi feita a partir das demandas identificadas nos Arranjos Produtivos Locais nos quais os Centros Tecnológicos estão inseridos. “Nosso interesse é formar profissionais para atender às necessidades de cada região, fortalecendo as vocações e também apoiando novos setores”, destaca. As ações desenvolvidas nos Centros Tecnológicos são coordenadas no Itep pela Superintendência de Inovação Tecnológica, por meio da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica.

O Centro Tecnológico do Pajeú vai oferecer 330 vagas, distribuídas em quatro cursos: Informática (90, sendo 30 em cada turno), Zootecnia (60, noite), Administração (90, sendo 30 em cada turno) e o novo curso de Desenho de Construção Civil (90, sendo 30 em cada turno). O Centro Tecnológico da Moda terá dois novos cursos, além do curso técnico em Gestão de Lavanderia Industrial (30 vagas, noite): Química (50 vagas, metade à tarde e a outra metade à noite) e Modelagem de Vestuário (80 vagas, sendo 20 pela manhã, 20 à tarde e 40 no turno noturno), totalizando 160 vagas.

Já o Centro Tecnológico do Araripe vai oferecer os novos cursos de Química (70 vagas, sendo 35 em cada turma, nos turnos da tarde e noturno) e Eletroeletrônica (50 vagas, sendo 25 em cada turma, nos turnos tarde e noite), no total de 120 vagas. No Centro Tecnológico da Cultura Digital, localizado em Peixinhos, acontecerá o novo curso de Comunicação Visual (70 vagas, sendo 30 pela manhã e 40 à noite). No Centro Tecnológico de Laticínios, em Garanhuns, será oferecido o curso técnico em Alimentos, sendo disponibilizadas 32 vagas no horário da manhã (a partir de janeiro de 2012).

INSCRIÇÃO – A taxa de inscrição deverá ser paga em casas lotéricas ou quaisquer agências bancárias até o dia 30 deste mês, por meio de boleto disponível no site www.fadurpe.com.br/itep, a ser impresso após conclusão da inscrição. Os interessados que não dispuserem de acesso à internet poderão se dirigir aos Centros Tecnológicos para realizar suas inscrições nos laboratórios de informática das unidades, no período das inscrições (de 19 a 30 de setembro), exceto sábado, domingo e feriado, no horário das 8h às 12h e das 14h às 20h.

O cartão de inscrição deverá ser impresso através do site www.fadurpe.com.br/itep, no período de 11 a 15 de outubro, sob responsabilidade exclusiva do candidato. A emissão do cartão de inscrição conterá informações sobre o local e o horário de realização das provas.

PROVAS – O processo seletivo será composto de uma única etapa de avaliação de conhecimento, na forma de prova objetiva de Português e Matemática (20 questões cada disciplina), de caráter classificatório e eliminatório. O programa da prova está contido no edital, disponível no site www.fadurpe.com.br/itep . A prova será realizada no dia 16 de outubro, com inicio às 13h30 e término às 17h30.

A primeira classificação será divulgada no dia 24 de outubro, via internet através dos sites www.fadurpe.com.br/itep e www.itep.br e afixada nos quadros de avisos dos Centros Tecnológicos. Serão divulgadas através dos mesmos meios as reclassificações e os remanejamentos ocorridos em função do não comparecimento do candidato ou da falta de documentos exigidos para matrícula. A matrícula acontecerá de 26 a 28 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 20h, na Secretaria do Centro Tecnológico para o qual o candidato optou.

As aulas terão seu inicio previsto para o dia 31 outubro para os alunos que ingressarem no semestre 2011.2, e no dia 30 de janeiro de 2012, para aqueles ingressantes no semestre 2012.1.
.
publicado originalmente em 16/09/11

Aniversário de Kitty é prestigiado

A jornalista Kitty Lopes reuniu amigos na AGA para comemorar seu aniversário. Uma festa muito bonita com Gilberto e Banda e logo depois Edriano Lima. Larissa, sua filha, organizou tudo. Teve vídeo para relembrar os momentos marcantes na vida colunista que representa Garanhuns nos principais meios de comunicação do estado, já há vários anos, e claro muita festa.

Dentre os convidados muitos amigos, parentes e personalidades de nossa cidade. No quesito política estavam quase todos os prefeituráveis, e por isso o processo eleitoral em Garanhuns foi o assunto principal no salão.

Até quem não é candidato gosta de comentar sobre o assunto.

Izaías Régis, Silvino Duarte, Aurora Cristina, Sivaldo Albino, Hélder Carvalho, Maria Almeida, Eudson Catão, Adolfo Lopes, José Mário Correa, Givaldo Calado, Emília Valença, Guto Alves, Natanael Vasconcelos, entre outros políticos e empresários.

O prefeito Luiz Carlos não é muito de encontros sociais.

Acontecem nesses eventos momentos de aproximação de empresários e políticos, o que muitas vezes acaba sendo positivo para o município. Nomes como Stênio da Bom Leite é presença constante, e ele é somente um exemplo dentre tantos. Outros tantos prefeitos da região sempre prestigiam os eventos de Kitty.

A jornalista, aliás, continua movimentando a cidade, está organizando o Baile da Primavera, realização do Lions Clube para arrecadar dinheiro para o Natal das Crianças. Mas disso, falo em outro post.

E aí? Será que o futuro prefeito ou prefeita de Garanhuns estava na festa?

GABARITO do vestibular de medicina da FAMEG 2011.2 18/09/2011

Matemática
01 E
02 C
03 A
04 B
05 C
06 A
07 D
08 B
 
História
09 B
10 E
11 A
12 B
13 C
14 E
15 D
16 C
 
Física
17 C
18 D
19 B
20 A
21 E
22 A
23 C
24 B

Geografia
25 A
26 C
27 E
28 B
29 D
30 C
31 E
32 B
 
Biologia
33 B
34 C
35 B
36 E
37 A
38 D
39 A

40 E  
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
41 B
42 E
43 B
44 A
45 D
46 C
47 E
48 A
49 D
50 C

Química
51 C
52 A
53 B
54 E
55 D
56 A
57 C
58 B

Língua Estrangeira
59 D
60 B
61 A
62 D
63 B
64 A
65 C
66 E
.
O listão está programado para a próxima quarta-feira.

Confirmado: Próximo vestibular do ITPAC/FAMEG terá Nutrição, Educação Física e Enfermagem


O ITPAC já se decidiu em trazer para Garanhuns mais três cursos além de medicina, que teve seu vestibular realizado neste domingo, 18. As novas opções serão mesmo Nutrição, Enfermagem e Educação Física. Acreditava-se até bem pouco tempo ser fisioterapia, para que a unidade de ensino superior contasse com cursos apenas na área de saúde, mas foi desmentido pelos diretores, será educação física mesmo.

Por conta disso, o nome FAMEG será utilizado com mais frequência apenas quando se referir a medicina, e a expressão ITPAC-Garanhuns, a exemplo de outras unidades do grupo, como o ITPAC-Porto, deverá predominar.

Para fazer crescer a unidade de ensino já tem um projeto da construção de um prédio anexo, com três andares, para receber as salas dos novos cursos. A atual estrutura é suficiente e elogiada para o curso de medicina, principalmente o laboratório.

É pensamento do ITPAC também para Garanhuns poder oferecer extensão e especialização, com cursos de pós-graduação, mas isto somente quando for sendo gerada a demanda.

Um dos diretores do ITPAC, Dr. Nicolau Esteves, demonstrou ter planos grandiosos para Garanhuns, e depois vou passando para vocês!

Quanto ao vestibular de medicina, o cronograma do edital está mantido, e o listão sai nesta quarta-feira.

Imagino que o Cremepe não deve ter ficado satisfeito com a liminar conseguida no STJ pela FAMEG, e por isto há uma expectativa nesta segunda-feira sobre uma nova reação do órgão contra a instituição de ensino de Garanhuns.

Vamos aguardar!

Adeildo Nunes, juiz das Execuções Penais da capital, faz palestra em Garanhuns


Acontece em Garanhuns, na próxima terça-feira, uma palestra sobre Execução Penal com o professor e juiz da 1ª VEP na capital pernambucana, Dr. Adeildo Nunes.

A palestra promete ser bastante concorrida, principalmente por estudantes de direito e profissionais da área, mas está aberta a todos os interessados.

LOCAL: SALA DA ESMAPE (1º ANDAR DO FÓRUM DE GARANHUNS)

DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2011.
HORÁRIO: DAS 19h00.

INSCRIÇÃO: TEL. (81)3036-3210 E (81)3036-3211

INVESTIMENTO: 1 KG DE ALIMENTO.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.