quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cremepe não aceita explicações da Fameg - Tá no portal NE10

O diretor da Fameg Nicolau Esteves afirma que a situação da faculdade é regular
Foto: Mariana Dantas/NE10

A tentativa dos diretores da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) de convencer o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) de que a instituição tem permissão legal para funcionar não teve sucesso. A reunião entre o diretor da Fameg, Nicolau Esteves, e a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), na sede do Conselho, no bairro do Espinheiro, no Recife.

A conversa foi a portas fechadas. Ao final, representantes das duas instituições fizeram um balanço do encontro. Segundo o advogado e coordenador jurídico do Cremepe, Renato Canuto Neto, que acompanhou a reunião, a posição do Conselho continua a mesma. "O Ministério da Educação afirma que o vestibular é irregular. Até o MEC informar que Fameg está apta a exercer a sua atividade, continuamos contra o funcionamento da instituição", disse o advogado.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior do MEC, a Fameg tem uma autorização da Secretaria Estadual de Educação para o funcionamento do estabelecimento de ensino. Porém, no final do ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que este tipo de documento só é válido para instituições públicas, o que não se aplica a Fameg, uma vez que o estabelecimento é privado.

Um edital foi aberto pelo órgão federal para que as instituições particulares que desejássem ser regularizadas junto ao MEC pudessem se inscrever para passar por uma avaliação de documentos e visitas que fiscalizariam se a estrutura do estabelcimento é adequada. A Fameg se inscreveu neste edital, mas o pedido ainda está sendo avaliado pelo órgão federal, e não há uma data de liberação para as atividades da instituição.

"Já cumprimos com todas as exigências do MEC. O próprio Ministério divulgou, em maio deste ano, parecer favorável ao retorno das atividades da Fameg, autorizando que a instituição se inscrevesse no edital, como foi feito", argumentou o diretor da Fameg, Nicolau Esteves. Ele ressaltou ainda que no edital o MEC informa que as instituições que solicitaram recredenciamento podem continuar a funcionar até a decisão final do órgão federal.

O NE10 entrou em contato com o Ministério da Educação no fim da tarde desta quarta-feira para esclarecer o conteúdo do edital. A assessoria de imprensa do MEC confirmou que o documento (nº 01, de 09 de agosto de 2011 - SERES/MEC) assegura a continuidade das atividades das instituições que estão em processo de recredenciamento, mas apenas as atividades voltadas para os alunos já matriculados. As instituições continuam proibidas de promover novos processos de ingresso, como vestibulares.

ENTENDA O CASO - O Cremepe ingressou na Justiça, junto com Advocacia Geral da União e o Ministério da Educação, para impedir a realização do vestibular da Faculdade, que ocorreu no último domingo (19). O 23ª Vara Federal - Subseção de Garanhuns, Temístocles Araújo Azevedo, acatou o pedido e determinou a suspensão, na quinta-feira (16).

Mas a Fameg recorreu ao Superior Tribunal da Justiça (STJ), que autorizou a realização da prova por volta de 1h da manhã do domingo. Até a Fameg foi pega de surpresa. Muitos dos 1.008 feras inscritos - inclusive de outros estados - não tiveram condições de comparecer ao Colégio 15 de Novembro, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns, onde as provas foram realizadas a partir das 9h30. As inscrições custaram R$ 250 e a instituição oferece 60 vagas. Segundo a Fameg, cerca de 20% dos candidatos faltaram à prova.

Na última segunda-feira (19), o ministro do STJ Cézar Asfor Rocha voltou atrás, alegando que não havia analisado o mérido da questão, e proibiu a Fameg de divulgar o listão.

"Já entramos em contato com o STJ e apresentamos todos os documentos solicitados. Estamos aguardando nova decisão do ministro Cézar Asfor Rocha, que deverá se pronunciar ainda nesta semana. Aos candidatos que fizeram a prova, pedimos paciência, pois acreditamos na Justiça", disse o diretor Fameg, Nicolau Esteves.

REEMBOLSO DE INSCRIÇÃO - De acordo com a diretoria da Fameg, os candidatos que não fizeram a prova por não terem sido informados a tempo sobre a decisão da Justiça, terão o dinheiro investido na inscrição devolvido. Para isso, é necessário apresentar junto à Fameg o comprovante de pagamento de inscrição e uma justificativa por escrito.

Banda do Colégio Diocesano faz bonito em Caruaru


No último domingo, dia 18 de setembro, a Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, participou da primeira etapa do Circuito Interiorano de Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras do Agreste Pernambucano, disputado em Caruaru.

Na primeira das seis etapas do Evento, a banda que representa Garanhuns conquistou o primeiro lugar na Categoria Maestro com Jasiel Leite; segundo lugar na Categoria Musical; segundo lugar na Categoria MOR (comandante marcial); segundo lugar na Categoria Baliza e terceiro lugar na Categoria Corpo Coreógrafo. E concluiu essa fase com 76 pontos, atrás apenas da Banda Musical de Cupira.

A próxima etapa será realizada no próximo domingo, dia 25, no município de Lagoa dos Gatos. Segundo o diretor administrativo da Banda, Luiz Fernandes, o objetivo é seguir somando pontos a cada etapa, lutando para vencer o Circuito Interiorano de Bandas.

A realização é da Associação das Bandas e Fanfarras do Agreste (ABANFAG) e reúne 16 bandas que foram divididas em quatro categorias para a competição: Musical, Marcial, Banda Show e Fanfarra. A Banda do Colégio Diocesano disputa na Categoria Musical com a Banda Cardeal Musical de Arcoverde, Banda Musical de Cupira e Banda Musical de Catende.

Garanhuns será sede da etapa semifinal da competição de Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras, que será realizada no dia 27 de novembro, na quadra do Colégio Diocesano. A grande final acontecerá no dia 11 de dezembro, em Caruaru. Na etapa Garanhuns, bem como durante a disputa em todas as fases do Circuito Interiorano, a Banda do Diocesano contará com o apoio logístico da Prefeitura de Garanhuns.

PCdoB de Garanhuns realiza conferência municipal

O PC do B de Garanhuns realiza com seus filiados e convidados a Conferência Municipal do Partido, nesta quarta, 21/09, às 19h30min, no Plenário Vereador Álvaro Brasileiro Vila Nova na Câmara Municipal de Garanhuns. O convite para estarmos presentes partiu da presidente da sigla na cidade, Tânia Moura.

É a movimentação dos partidos na cidade visando o fortalecimento, e claro, ocupando espaços para a próxima eleição.

Nem tudo foi festa na aula inaugural de medicina com Dilma em Garanhuns


Olha só que foto inusitada que alguém conseguiu tirar da presidente Dilma Roussef em Garanhuns. É claro que não tem nada de falta de motivação, pois Dilma festejou, falou, tirou fotos...

Era, afinal de contas, a aula inaugural do curso de medicina na UPE, com a presença de jovens, políticos, ministros, governador Eduardo Campos, e tudo mais...

Foi um alento para Dilma diante de todo o caos instalado com queda de ministros e denúncias de corrupção em Brasília. Por isso Dilma veio sorrir em Garanhuns.

Mas que esta está muito interessante, isto está!
.

Universidade Federal Rural tem nova reitora - Maria José de Sena


Pela primeira na história, a Universidade Federal Rural de Pernambucana terá uma mulher no comando. A professora Maria José de Sena foi a vencedora da eleição para reitor, com 45% dos votos válidos. A eleição ocorreu nessa terça-feira (20).

Em segundo, ficou o engenheiro agrônomo, professor e atual vice-reitor da UFRPE, Reginaldo de Barros, com 28%; seguido pelo diretor do Departamento de Pesca da UFRPE, o engenheiro de pesca e doutor em oceonografia Fabio Hazin, com 21%; e o professor do departamento de química, Hélio Cabral, com 2%.

Dos cerca de 90% dos votos computados até esta quarta-feira (21), 779 foram de professores, 698 de técnicos admistrativos, 5744 de estudantes, além de 61 brancos e 56 nulos.

Doutora em medicina veterinária e atual pró-reitora de Ensino da Graduação, Maria José de Sena tem o apoio do atual reitor, Walmar Corrêa de Andrade, e estará à frente da reitoria no quadriênio de 2012 a 2016 - a posse será no próximo mês de maio.

foto: Site da nova reitora, na Unidade Acadêmica de Garanhuns.
.

Armando Monteiro comenta a eleição de Ana Arraes para o TCU

Para o senador Armando Monteiro (PTB) a eleição da deputada federal Ana Arraes para ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) reflete o conceito que a parlamentar pernambucana adquiriu no Congresso Nacional. Segundo Armando, a escolha se deve ao amplo reconhecimento à trajetória de Ana e também à sua capacidade de articulação.

Confira o depoimento:

Esta vitória representa o amplo reconhecimento à trajetória da deputada Ana Arraes, a sua trajetória parlamentar, ao conceito que ela adquiriu, e a uma campanha que foi bem conduzida em relação a todo o processo de articulação, de diálogo com todas as correntes, todos os segmentos da Câmara dos Deputados. É o justo resultado decorrente de todos estes fatores.

Como pernambucano, não posso deixar de expressar minha alegria. Tenho grande apreço pessoal e político à nossa futura ministra. Registro ainda a solidariedade da bancada de Pernambuco, que de forma suprapartidária pôde também contribuir para esta tão expressiva vitória.

Pernambuco agora conta com três ministros do TCU. Além de ser algo numericamente expressivo, o mais importante é registrar a qualidade desta representação.

Armando Monteiro
Senador
.
Agora comigo: Não restam dúvidas que o grande vencedor é o governador Eduardo Campos, que mostrou seu potencial político em uma vitória consistente no Congresso Nacional.
O depoimento de Armando reflete a importância da deputada, agora ministra do Tribunal de Contas da União e o fato de Pernambuco agora contar com três ministros no órgão, José Múcio Monteiro, José Jorge e a própria Ana Arraes, quando assumir. 

ITPAC/FAMEG divulga nota em seu site, e tem reunião agendada com CREMEPE


O Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos - ITPAC/Garanhuns, por dever e zelo, vem informar aos candidatos que por força de mais uma medida judicial, a divulgação do resultado do processo seletivo 2011/2 da FAMEG não poderá ser divulgado, bem como, os demais atos de matrícula e aulas.

A Direção, ciente de seu comprometimento com a educação e responsabilidade com o desenvolvimento do promissor agreste Pernambucano e, com a experiência e credibilidade que transformaram o ITPAC numa referência no Norte e Nordeste do País, apesar de forças contrárias, não tem olvidado esforços para a retomada de suas atividades, o que esperamos, com a certeza de que a Justiça Brasileira, agirá, de posse de todas as informações fornecidas pelo ITPAC, dentro da legalidade e de toda justiça.


ITPAC/FAMEG
.

Acima é a nota que foi divulgada agora a pouco no site da FAMEG. Os diretores estão se movimentando na busca de poder iniciar suas atividades. Além dos advogados em Brasília, o dr. Fábio Andrada também está na Capital Federal para acompanhar junto ao MEC os eventuais mecanismos para a autorização expressa para o funcionamento.

O dr. Nicolau Esteves tem agendada com a presidência do CREMEPE em Recife uma reunião na tarde desta quarta-feira. A intenção é ouvir a entidade, até porque entende que a instituição deva ser parceira da FAMEG, e mostrar que a unidade de ensino em Garanhuns está apta a proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos.

Portanto, devemos ter novas informações ainda hoje.
.

Parabéns radialistas!

Embora esteja afastado do rádio, e vez por outra fazendo algo eventual, sempre fui apaixonado pelo rádio. É uma experiência apaixonante, talvez seja essa a diferença entre bons e maus profissionais em qualquer setor, em qualquer ambiente: A paixão.

Hoje é o dia desses profissionais, e não somente daqueles que colocam a voz no ar, que transmitem as mensagens, mas também dos que estão nos bastidores, nas técnicas, nos setores administrativos, comerciais, etc.

Garanhuns tem grandes profissionais de rádio e emissoras que cumprem suas missões de entretenimento e de informação, indispensáveis a qualquer sociedade inteligente e democrática.

Quero agradecer às mensagens de pessoas que sempre lembram desses profissionais, como a profª. Maria Almeida, Sivaldo Albino e o deputado Izaías Régis, que nos enviou uma mensagem lembrando que o bom radialista, além de tudo, age de forma ética diante das notícias.  Cita o texto do deputado que "o compromisso e responsabilidade desses profissionais ultrapassam as fronteiras e trazem sempre informações mais variadas em todo o Brasil, chegando a valores que cultivam a paz, esperança, por meio de programas religiosos; solidariedade e justiça social, por meio de programas informativos; esportivos, por meio de narrações de jogos dos mais variados, valorizando a informação para aqueles que deixam esses profissionais entrarem diariamente em suas vidas, seja em suas residências, trabalho ou em qualquer lugar onde a voz do radialista alcance."

Parabéns a todos os radialistas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.