sábado, 24 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO – Garanhuns participa de Congresso Internacional de Tecnologia na Educação


Entre os dias 28 e 30 de setembro, acontece no Centro de Convenções em Olinda, a 9ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Garanhuns se fará presente ao Evento representada por uma equipe de 5 profissionais da secretaria de Educação Municipal.

Com o tema: “Educação, tecnologia e responsabilidade social, o Congresso pretende reunir cerca de 4 mil educadores de todo o País, que na oportunidade poderão contar com palestras, minicursos e conferências inseridas nas novas abordagens e práticas dentro da sala de aula, como instrumento de potencialização do Ensino.

Estarão disponíveis aos participantes, 38 atividades, através das quais serão abordadas todos os aspectos educacionais, oportunizando aos profissionais a chance de escolher a atividade da sua preferência. Trinta e seis palestrantes do Brasil, Chile, Colômbia e Inglaterra estão sendo aguardados para participar do Evento. Dentre eles, destaque para o Mestre em Educação e autor de diversos livros sobre fenômenos educacionais infantis, Max Haetinger, e o ex-ministro de Educação do Chile, José Weinstein, bem como do acadêmico e teólogo, discípulo de Paulo Freire, Moacir Gadotti, que apresentará a conferência magna de abertura: “Os desafios da Educação em tempos de mudança”.

Mais vagas de estacionamento no Centro da Cidade




A Autarquia Municipal de Trânsito deslocou as vans que fazem transporte intermunicipal para algumas cidades da região para a praça ao lado do Centro Cultural, deixando somente nos pontos originais o carro que está para sair e o "da vez". Não sei informar ainda com quais destinos foram feitas estas mudanças, mas na prática acaba por gerar mais vagas no centro da cidade, pois reduz a quantidade de veículos estacionados, por muitas vezes por toda uma manhã.

Agora as vans ficam à espera do chamado para que possam se deslocar para o ponto de passageiros. Depois a gente traz mais informações.

Garanhuns abraça causa da FAMEG









Estiveram reunidos na noite desta sexta-feira, 23, no auditório da CDL diversos representantes de instituições de nossa cidade, que ouviram as explicações e conferiram os documentos comprobatórios da regularidade da Faculdade de Medicina de Garanhuns.

Algumas autoridades presentes debateram sobre as ações necessárias para mostrar aos órgãos competentes a união da cidade em torno da FAMEG. Clubes de serviço, sindicatos, associações, representantes de vários órgãos públicos e privados entiveram presentes lotando o auditório da CDL.

O vereador Marcelo Marçal lembrou que a Câmara de Vereadores estará elaborando um documento, assinado por todos os integrantes do legislativo municipal e enviado a todos os deputados, senadores e ao governador Eduardo Campos.

O deputado Izaías Régis comentou sobre as dificuldades encontradas no MEC, inclusive as viagens a Brasília para tratar do assunto e a disposição do senador Armando Monteiro, inclusive o vereador Ary Jr. já entregou em mãos do senador o relatório e as cópias da documentação da unidade de ensino. Izaías afirmou que se for preciso, vai até a presidente Dilma, pode-se marcar uma audiência para representantes de Garanhuns irem falar com a presidente.

O presidente da CODEAM Eudson Catão, além de se colocar à disposição, relatou o apoio do órgão que agrega mais de 40 municípios da região.

Uma comissão da FAMEG estará na manhã deste sábado conversando com o senador Humberto Costa, líder do PT no senado, aproveitando sua estada em Garanhuns para o encontro regional do partido.

Nas apresentações foi vista a estrutura satisfatória da FAMEG para iniciar suas atividades, condição esta somente discordante do CREMEPE que nunca esteve em Garanhuns para analisar o curso de medicina do ITPAC. Segundo Dr. Célio, diretor executivo da instituição, o que há de melhor nas utras unidades de ensino foi disponibilizado em nossa unidade acadêmica.

O diretor da UPE e reitor para o interior do estado, Pedro Falcão, também se manisfestou solidário a FAMEG e trouxe inclusive o apoio do reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado. É bom lembrar que Garanhuns conta também com o curso de medicina na universidade pública.

O presidente da CDL, Fernando Couto, foi muito feliz ao clamar a sociedade a se manifestar sobre a FAMEG, mostrando a força das nossas instituições. Ao final, pedimos que cada célula de nossa sociedade transforme seu apoio e manifesta solidariedade de uma forma que possa impactar os meios de comunicação e os representantes políticos federais, seja através de ações ou de documentos, mas precisamos mostrar nossa força e cobrar dos nossos representantes que possam influenciar na decisão do MEC, que tem sido parcial e injusto com a faculdade de medicina de Garanhuns.

Vê-se claramente que a questão é político-administrativa no MEC, onde pessoas mal intencionadas estão barrando o entendimento do edital Nº 1, publicada no Diário Oficial de 09 de agosto, do próprio Ministério da Educação, única e exclusivamente dificultando a migração da instituição de Garanhuns ao regime federal de ensino superior, o que possibilitaria automaticamente o funcionamento pleno da FAMEG.

Como dissemos no título da postagem, Garanhuns entendeu as explicações dos diretores do órgão e se manifesta a favor do seu funcionamento, fazendo a causa da instituição de ensino se transformar em um apelo social. Esperamos que os entraves possam ser superados com determinação, união e apoio dos nossos representantes federais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.