domingo, 25 de setembro de 2011

Pessoas de bem dentro dos partidos políticos


Quando a gente provoca para que as pessoas participem dos partidos políticos, é porque acreditamos que as mudanças que elas querem só acontecem com a manifesta participação. O processo democrático brasileiro exige que os candidatos estejam filiados a partidos políticos, e estes são escolhidos por seus filiados, em tese. Portanto, o povo escolhe os eleitos, mas os partidos escolhem os candidatos.

Não adianta ficar reclamando que as coisas não mudam ou ficar torcendo que alguém apareça, faz-se necessário a participação. É claro que tem partidos que têm verdadeiros donos, e assim fica difícil uma participação democrática, mas existem dezenas, aliás quase uma centena de siglas partidárias, das mais variadas ideologias. Certamente deve existir uma que case com a sua forma de pensar e agir.

Ficar omisso ou repassar a responsabilidade para outrem é a mais perigosa forma de participação política, e são justamente os que não desejam a mudança no status quo que mais gostam da posição de inércia popular.

Muita gente diz não gostar de política partidária, mas ela existe é é necessária. E quando você vota, escolhendo seus candidatos, ou não, você também está fazendo parte dela.

Por isso, se alguma coisa tem que mudar, tem que começar na participação efetiva das pessoas de bem dentro dos partidos políticos.

Final de semana de política em Garanhuns

À medida que se aproxima o prazo final de filiação visando 2012, os partidos aceleram a chegada de novos integrantes que possam participar na campanha eleitoral.

Neste final de semana o PSC, o PT e o PSB protagonizaram encontros interessantes, e vamos trazer pra vocês a partir desta segunda-feira algumas notas sobre as reuniões. o PSC traz um grupo de pré-candidatos a vereadores muito forte, onde Sílvio Sabino já está, somam-se Damásio e Sônia Moreno. Tem mais gente forte. (ratificamos que Alcindo de São Pedro é vice-presidente do PRB, onde Tony Neto tem a presidência).

O PT realizou um encontro regional com a presença do presidente estadual Pedro Eugênio, do senador Humberto Costa e do deputado federal Fernando Ferro. Infelizmente ficaram longe dos microfones, canetas e teclados da imprensa local, privilegiando somente uma emissora de rádio.

O PSB no encontro de sábado anunciou as filiações de personaliddes políticas como o ex-vereador Paulo Gomes, Antonio dos Sem-Teto (que deixou o PT), Ielma Lucena, entre outros. No próximo dia 05, capítulo final, outras lideranças devem ser anunciadas como o ex-vereador Daniel da Silva.

O filho do ex-prefeito Ivo Amaral, seu homônimo Ivo Amaral Jr, foi anunciado como uma grande conquista do PSB que aproxima ex-adversários como Ivan Rodrigues do partido. Reflexo dos novos tempos do partido do neto de Arraes.

A nota constrangedora do final de semana foi mesmo o encontro do PT, pela forma como a imprensa de Garanhuns, (rádio, jornais e blogs) foi barrada na entrada da Codeam, mas sobre isso falaremos depois.

Até 07 de outubro o caldeirão da política vai ferver em Garanhuns.

SESC TRAZ A GARANHUNS O ESCRITOR JOSÉ CASTELLO

O Sesc Garanhuns recebe, no dia 27 de setembro, o biógrafo, crítico literário, cronista, romancista e jornalista José Castello. O autor - que, tanto em suas resenhas críticas quanto em suas crônicas e retratos biográficos, apresenta como característica o abrandamento dos limites entre ficção e ensaio, conferindo aos documentos e testemunhos uma visão particular da literatura da pessoa retratada - vem ao município garanhuense falar sobre “Literatura e Realidade”.

A mediação da conversa com o Castello ficará por conta do escritor da cidade das flores Nivaldo Tenório, colunista do Jornal FolhaVox. O público poderá conferir ainda as intervenções musicais do musicista Paulinho Bass.

O Café com Poesia, evento realizado pelo Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, acontece no salão de eventos da unidade, sempre na última terça-feira de cada mês a partir das 19h30. Entrada gratuita!

CASTELLO – Apesar de nascido no Rio de Janeiro, José mora em Curitiba (PR). É colunista do jornal O Globo e autor dos livros Inventário das Sombras; Fantasma; O Poeta da Paixão (um de seus mais conhecidos); O Homem Sem Alma; Diário de Tudo. A Literatura na Poltrona é o seu mais recente livro, entre outros...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.