sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Izaías não lança candidatura e conclama Garanhuns para uma grande união


 
A reunião desta sexta-feira no auditório da CDL que seria para o lançamento da candidatura de Izaías Régis a prefeito, mudou de perfil e acabou sendo muito mais proveitosa. Izaías pediu desculpas por uma falha na assessoria pelo convite e disse que não lançaria candidatura própria, pois estava ali para conclamar a sociedade de Garanhuns para uma grande união pela cidade, e com isso, esperava ver o amor que todos sentem por esta terra, fosse transformada em união e trabalho.

Izaías disse várias vezes que todos devem se unir contra o absurdo de uma candidatura imposta, embora tenha evitado criticar o governador, dizendo que continua em sua base aliada, defendendo o governo Eduardo Campos.

Mas de cem pessoas estiveram presentes, superlotando a CDL, somente na mesa mais de 10 partidos políticos de Garanhuns estavam representados.

Izaías disse que o elo que une até adversários políticos deve ser Garanhuns. Assim, gostaria de ver todos juntos, Silvino e Aurora, Bartolomeu e Rosa, Sivaldo, Paulo Camelo, Zé da Luz... Que todos se dispam de vaidades e diferenças políticas, para brigar pela cidade. Izaías propôs uma grande união, onde o candidato deva ser aquele que melhor esteja nas pesquisas, e outro seja o vice. Disse que não faria questão de assumir o cargo de vice numa grande aliança e projeto para a cidade, abriria mão até da Assembleia.

Praticamente todos os presentes manifestaram apoio a sua opinião de unir as forças. Os presidentes dos partidos se manifestaram, entre eles Sivaldo Albino, que também é pré-candidato a prefeito, que acenou com a possibilidade da continuidade do diálogo.

A representatividade foi muito boa, com pessoas de várias áreas de atuação. Muitas pessoas fizeram uma autocrítica, tanto política quanto comunitária.

Várias pessoas da plateia se posicionaram contra a vinda do prefeito de Lajedo para Garanhuns. Audálio Filho, PSDC, chegou a tocar na questão jurídico-eleitoral, pois existem vários pré-requisitos que não haviam sido obedecidos, como morar na cidade há pelo menos 3 meses. O presidente do PT local, Pedro Passos, também tocou no assunto e falou de dificuldades que está tendo com a justiça eleitoral em transferir um domicílio de uma simpatizante do partido, e que teria as prerrogativas legais.

Traremos mais informações sobre o encontro na manhã deste sábado.

Gersinho Filho se filia ao PSB

O grupo de pré-candidatos a vereador do PSB não tinha nenhum nome que estivesse exercendo mandato, agora tem. Gersinho Filho se filiou ao partido do governador, e segundo informações, teria sido já através desse novo grupo que está lançando o nome do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, como candidato a prefeito em Garanhuns.

Como Gersinho é ligado ao deputado Izaías Régis, imaginamos então que deve ter havido um rompimento, pois Izaías tem repudiado veementemente a chegada de Antonio João Dourado para ser candidato em Garanhuns.
Quem também se filiou ao PSB foi o Secretário Municipal Alfredo de Góis.

Vamos buscar mais informações para colocar aqui sobre a mudança de partido do vereador.
.

Grande cavalgada no domingo de Palmeirina tem Banda Cheiro de Menina e Vicente Nery


Dia 09 de outubro, domingo, Palmeirina recebe cavaleiros de toda a região pra uma grande festa, estaremos por lá com a nossa Tropicana, pra fazer muito forró. Confiram a programação:

07:00 – Concentração dos participantes na entrada da cidade;
08:30 – Benção aos participantes da cavalgada em frente a Praça Central;
09:00 – Passeio pelas principais ruas da cidade;
10:00 – Continuação da Cavalgada seguindo para os Povoado de Cachoeira Dantas e Baixa Grande.

SHOWS NA CEAPA

14:00 – Apresentação de Violeiros;
15:00 - Show de Ronaldo Cesar e a TROPICANA
16:00 – Show de Welisson Viana;
18:00 – Show com a Banda Cheiro de Menina & Vicente Nery .
.

Conan, o Bárbaro, em Garanhuns!

Márcio Quirino, Eudson Catão e Antônio João Dourado se filiam ao PSB Garanhuns


Dr. Márcio Quirino foi vice-prefeito de Garanhuns por oito anos, de lá pra cá sempre foi um nome prefeiturável, principalmente agora com seu trabalho como um dos diretores da FAMEG, que luta na justiça e no MEC para voltar a funcionar normalmente. Dr. Márcio, a exemplo de outros nomes como Pedro Falcão, Givaldo Calado, Ivo Amaral Jr. e Nivaldo Azevedo, tornam-se opções dentro do partido do governador à sucessão do prefeito Luís Carlos.

Porém, foram confirmados como também filiados, nesta sexta-feira, os prefeitos de Lajedo e Palmeirina, Antônio João Dourado e Eudson Catão, respectivamente, que também acalentam esta possibilidade. Aliás, Adilson Gomes, secretário do PSB estadual, confirmou ao blog do Magno Martins que a filiação de Antônio João já seria para ser o candidato do partido em Garanhuns.

Eudson Catão é um personagem político mais presente em Garanhuns. Presidente da Codeam, tem levado algumas demandas do município à Brasília e ao Palácio do Campo das Princesas, e sua vontade de participar mais ativamente da política garanhuense é antiga. Catão participou de debates em torno da FAMEG, da duplicação da BR, da instalação do Call Center da CAIXA (que não se concretizou), entre outros. Ao lado de Sandoval Cadengue-Prefeito de Brejão e Paulo Lins-Gestor da GRE, parecem ser hoje as pessoas mais próximas ao governador quando o assunto é Garanhuns, privilégio que Pedro Falcão ainda não conquistou, embora seja sempre prestigiado por Eduardo Campos; Zé da Luz não conseguiu extrair de Eduardo o apoio de irmão que sempre afirmou ter, e até Dr. Ivan Rodrigues parece ter sido preterido nesta estretágia do lançamento da candidatura de Antônio João Dourado, pois enquanto ainda defende a discussão em torno de nomes, uma liderança importante do partido já admite a imposição do nome do prefeito de Lajedo. 

Porém, o nome de Antônio João tem encontrado muita resistência na cidade, em todos os cantos, bares, imprensa, partidos políticos, até dentro do próprio PSB, que começava um processo de discussão política democrática liderado por seu presidente local, Ivan Rodrigues, e por isto estava conseguindo adesão de bons nomes da sociedade em Garanhuns, muitos deles com respaldo para uma candidatura ao executivo.

Uma fonte de dentro do partido afirmou que não sabia até o último momento da vinda do prefeito de Lajedo pra Garanhuns, e por isto acredita que a comissão provisória em Garanhuns foi atropelada por lideranças regionais, porém acha também que pode dar errado, e todos saírem perdendo, pois Antônio João não poderá mais voltar atrás, retornando seu domicílio eleitoral para Lajedo, onde teria uma reeleição mais tranquila.

Aquela história do passarinho na mão.

Disseram-me também que a situação de Sandoval em Brejão também não é confortável. É o atual prefeito, mas já não tem mais a maioria na Câmara de Vereadores, e que a candidatura de Ronaldo da FEMAC, com o apoio de Geraldo, e outras lideranças locais, podem emparelhar a disputa, que da última vez já foi apertada.

É esperar pra ver!
.
PS. Filiou-se também ao PSB, o jovem Cesar Augusto (neto de Dr. Ivan), empresário Claudio Rangel entre outros nomes, mesmo após o evento da última quarta-feira. 

Pediatra de Garanhuns participa de Congresso Nacional


O pediatra garanhuense Antônio Filho segue hoje para Salvador (BA) onde participa do 35º Congresso Brasileiro de Pediatria, que vai ser realizado de 8 a 12 de outubro.

O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). Ao mesmo tempo, a capital recebe também o 13º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e o 8º Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica.

O lema do congresso, que será realizado no Centro de Convenções da Bahia, é "Pedriatria Brasileira - um novo século, novos desafios".

Segundo o presidente da Sobape, o pediatra Hans Greve, o congresso aborda "temas atuais e cada vez mais presentes no dia a dia do pediatra". O presidente do congresso, o também pediatra Fernando Barreiro, destaca que também serão abordadas "discussões sobre ações das entidades em busca do resgate da valorização profissinal, o que inclui a relação com os planos de saúde".

Humberto Costa defende diploma de jornalista

O líder petista Humberto Costa (PE), defendeu, no plenário do Senado, a volta da exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Ele pediu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) que coloque em votação a Proposta de Emenda Constitucional 33, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), na pauta.

“Esse é um compromisso assumido ainda em maio por diversos líderes de partidos”, lembrou o senador pernambucano. Sarney sinalizou que vai dar prioridade ao projeto.

Humberto Costa esteve na quinta-feira com representantes de entidades profissionais da categoria. Ele conversou com o presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Celso Shröder, e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Lincoln Macário, além de integrantes da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma.

“O exercício da profissão de jornalista precisa do diploma universitário”, diz o líder do PT, que além de médico, também é jornalista. “O diploma não é um anacronismo, mas uma exigência para o bom exercício da profissão. É uma conquista da sociedade e nada tem a ver com o fim da liberdade de expressão”.

Humberto Costa ressaltou que a volta do diploma não significa que profissionais de outros segmentos das ciências sociais e humanas, como economistas, físicos ou cozinheiros, não possam prestar colaborações como articulistas para os jornais.

O apelo pela volta da exigência do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista surgiu ainda em 2009. Em junho daquele ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu acabar com a obrigatoriedade. A decisão provocou reações de representantes de entidades profissionais.

Em uma declaração polêmica, ainda durante a votação no plenário do STF, o ministro Gilmar Mendes comparou a profissão de jornalista à de cozinheiro. “Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área”, declarou Mendes, na época.

Gabinete da Palma convida jornalistas para Congresso em Garanhuns


A imprensa regional e nacional, e em especial no nordeste, que desejar participar da cobertura do 2° Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas que acontecerá entre os dias 24 e 27 deste mês no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia em Garanhuns, já pode enviar seus dados pessoais e do meio de divulgação que representa para o E-mail: gabinetedapalma@yahoo.com.br.

A comissão de realçização vai organizar a Sala de Imprensa no evento e quer oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais da comunicação.

Enviar: Nome completo, Nome do veiculo de comunicação que representa. Cidade e Estado.

Haverá hospedagens ao custo de R$ 10,00 até R$ 100,00 a diária. Todas bem próximas ao local do evento.
Reservas poderão ser feitas através do E-mail: gabinetedapalma@yahoo.com.br .
Inscrições ao Congresso.

As inscrições terão inicio às 8h do dia 24 de outubro, no Pavilhão do Hotel Tavares Correia. Aqueles que já fizeram suas inscrições receberão suas Credenciais a partir das 7h30 horas.

Minicursos.

Os Minicursos terão início pontualmente às 9h horas, também na área do Pavilhão do Hotel. O horário será rigorosamente obedecido, durante todo o Congresso.

Jantar de confraternização.

Na Associação Garanhuense de Atletismo AGA, localizada na mesma Avenida do Hotel do Congresso, acontecerá o JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO dos congressistas e a sociedade do Agreste Meridional. O jantar será no sistema de ADESÃO. Com música ao vivo, jantar e bebida tudo incluído ao preço de R$ 40,00 por pessoa.

ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DE OBRAS NO HOSPITAL DOM MOURA, SERÁ ASSINADA NESTA SEXTA-FEIRA, COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE

Com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antonio Figueira, da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde de Pernambuco, Dra. Tereza Campos, do Gestor da 5ª GERES, Dr. Elenilson Liberato, imprensa, diversas autoridades, sociedade, diretores e funcionários do Hospital Regional Dom Moura, acontecerá nessa sexta feira, dia 07 de Outubro no Setor de Residência do Hospital, a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de construção das UTI’s.

O corpo de engenheiros, liderados pelo Dr. Ribas da SES-PE, já se encontra na cidade e deve dar início já na próxima segunda feira dia 10 à obra amplamente divulgada da enfermaria que deverá abrigar os leitos de UTI.

Com a finalização da mesma, prevista para o início de 2012, o HRDM ganhará 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com a diretora da Unidade, Dra. Emília Pessoa, as obras já fazem parte do plano do governador Eduardo Campos de transformar o HRDM em um Hospital Escola. “Hoje nós já temos uma residência multiprofissional instalada na unidade, que deve abrir mais vagas no próximo ano. E também já fomos informados pelo secretário de saúde que teremos vagas para a residência médica. Serão oito vagas: duas para clínica médica, duas para clínica cirúrgica, duas para pediatria e duas para gineco-obstetrícia.” destacou a gestora.

1ª AULA PRÁTICA DA TURMA DE MEDICINA DA UPE TAMBÉM SERÁ REALIZADA NA MANHÃ DESSA SEXTA HOJE NO HRDM

Também nesta sexta feira, a primeira turma de medicina da UPE, Campus Garanhuns, terá um dia especial: A partir das 08h o corpo pedagógico daquela universidade pública estará presente no HRDM para, juntamente com os quarenta alunos do recém criado curso de Medicina, ministrarem a primeira aula prática, o que já inicia a caracterização do Dom Moura como Hospital Escola .

A aula acontecerá nas dependências do HRDM e na oportunidade a jovem turma terá seu contato inicial com as atividades laborais, na prática, em uma unidade de saúde. A aula magna, contou com a ilustre presença da Presidente Dilma na UPE- Garanhuns.

Novas informações de Brasília sobre o Festival de Inverno e o caso da FAMEG - Jarbas deve apresentar o projeto do FIG e Humberto Costa já conversou com o MEC sobre a FAMEG - Confira mais informações!


Recebemos de Paulo Camelo, o seguinte e-mail, em que relata suas reuniões com senadores a respeito da FAMEG e da instituição do Festival de Inverno como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Paulo Camelo convidou os diretores da FAMEG para sua reunião com o senador Randolphe Rodrigues. Excelente iniciativa!

Transcrevo:
.
Caro conterrâneo Ronaldo César,

Ontem, quinta-feira, estivemos reunidos com o senador do PSOL do Amapá, Randolphe Rodrigues, com a participação do seu Chefe de Gabinete, Eurípedes Alencar e o Dr. Fábio de Andrada, um dos Diretores do ITPAC, entidade que mantém a FAMEG.

Na ocasião chegamos as seguintes conclusões:> >

1 - QUANTO A NOSSA PROPOSTA DE DAR O TÍTULO AO FIG DE PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO BRASIL:

1.1 - Após análise da proposta o senador Randolphe, por ser do PSOL do Amapá, sugeriu que um Senador de Pernambuco apresentasse a proposta que ele subscrevia com os demais senadores de PE;
1.2 - Assim, Paulo Camelo sugeriu que o senador Jarbas Vasconcelos, PMDB, apresente a nossa proposta, Porque Jarbas?
a) Parlamentar que sempre nos deu apoio nas lutas estudantis, a exemplo de Marcos Freire e Roberto Freire, quando lutávamos contra a Ditadura Militar; 
b) Jarbas, Parlamentar que dificilmente se envolverá no processo eleitoral de 2012 em Garanhuns. Esperamos contar com a compreensão do PT e do PTB, ambos de Garanhuns, os quais serão nossos adversários nas eleições municipais de 2012;
1.3 - Assim deverão subscrever a nossa proposta do FIG Cultural e Imaterial do Brasil, os senadores Armando Monteiro, do PTB, Humberto Costa, do PT e Randolphe Rodrigues do PSOL do AP.

Nesta manhã de sexta-feira, dia 07, estarei sugerindo que a senadora Marinor do PSOL do PA, juntamente com o senador Vicentinho do PR de TO, subscrevam, também.

QUANTO ÀS REIVINDICAÇÕES DA FAMEG:

 1 - O senador Randolphe já tinha conversado com o senador Humberto, a respeito do pleito da FAMEG;
2 - O Dr. Fábio Andrada, atendeu gentilmente nossa solicitação, vindo de Belo Horizonte, quando na ocasião apresentou toda a documentação jurídica pertinente a solicitação da FAMEG ao Ministério da Educação para que seja autorizado o funcionamento da mesma.
A exposição de argumentos apresentados pelo Dr. Fábio, apenas reforçou minha opinião que a Direção da FAMEG possui toda a documentação necessária e o próprio MEC já aprovou as instalações da FAMEG;
3 - Na ocasião repassei para o senador Randolphe, toda a documentação que me foi entregue pelo diretor Márcio Quirino, incluindo um CD com gravação das imagens das dependências da FAMEG. Lembrando que as instalações da FAMEG "encantaram" há cerca de 2 anos atrás, o vice-governador e ex-prefeito de Caruaru, o João Lyra Neto,do PDT;
4 - O senador Randolphe vai subscrever a Nota em Defesa da FAMEG, assinada pelo senador Vicentinho, do PR de TO;
5 - Por enquanto a articulação política, onde consta a participação do senador Humberto Costa, está pendente do resultado do processo judicial impetrado pela FAMEG para analisar os próximos passos a seguir. Mas, o senador Humberto já se reuniu com o pessoal do Ministério da Educação, na tentativa da FAMEG obter a autorização de funcionamento e divulgar o resultado do vestibular. Tarefa difícil, segundo Humberto, mas não impossível.

 Abraços,
do conterrâneo Paulo Camelo.
.

Prefeitura leva idosos ao cinema


Cerca de 200 idosos atendidos pelas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) nas comunidades de Heliópolis, Jardim Petrópolis e Liberdade, serão contemplados com uma sessão de cinema gratuita, nesta sexta-feira, 7 de outubro, em comemoração ao Dia do Idoso, vivenciado no último dia 1º de outubro.

Trata-se de uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e Comunicação Social e Esportes, que viabilizarão a sessão no Cine Eldorado, a partir das 9 horas, além do transporte e o lanche daqueles que já chegaram a boa idade.

DIA DO IDOSO – Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia do Idoso tem como objetivo a valorização e a qualificação da vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de 65 anos, de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), que os caracteriza como grupo da terceira idade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.