quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BOA NOTÍCIA - Garanhuns recebe o Projeto Recicla Pernambuco


Garanhuns será o primeiro município a participar do Projeto Recicla Pernambuco. A iniciativa do Governo do Estado, que será implantada em Garanhuns com o apoio da Prefeitura, busca fazer com que o destino certo do lixo melhore a vida dos catadores e também do meio ambiente.

O objetivo é fomentar a coleta seletiva de resíduos sólidos e estimular a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos, por meio de ações de inclusão sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis, de forma a melhorar também, a qualidade do serviço de limpeza urbana no município. As ações estão embasadas na atual Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com o coordenador da Unidade de Gerenciamento do projeto Recicla Pernambuco, Bertrand Sampaio, o Projeto Recicla Pernambuco, em Garanhuns, promoverá o fortalecimento e o desenvolvimento integrado da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASNOV). “Serão trabalhadas ações de recuperação da ASNOV e fortalecimento do programa de coleta seletiva, porta a porta, e um programa de educação ambiental. Também vamos adquirir maquinário, fardamento, equipamento de proteção individual, um caminhão baú e carroças para a associação começar os trabalhos num prazo de três meses”, explicou.

A primeira reunião para o planejamento das ações em Garanhuns foi realizada na ultima quinta-feira, dia 6 de outubro. Na oportunidade foi definido que as atividades terão início na Vila do Quartel e Lacerdópolis, com uma campanha de incentivo a coleta seletiva.

Para que seja viabilizado, além da Prefeitura, o projeto conta ainda com a parceria de instituições como:
Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP),
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco,
ONG Eco Nordeste,
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA),
Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA),
Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, e Desenvolvimento Econômico,
Petroquímica Suape,
Banco do Brasil e
Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

“Além da população de Garanhuns que deve separar seu lixo (papel, vidro, plástico, metal, entre outros) para doar aos catadores. Tudo isso tem valor fundamental para a ASNOV e, além disso, vai melhorar a qualidade de vida do município”, conclui, Bertrand Sampaio.

Marcos Cardoso devolve homenagem da prefeitura


Garanhuns vive dias de perigosa instabilidade, desde o anúncio da pré-candidatura do prefeito de Lajedo Antônio João Dourado. A forma como foi gerada a candidatura e o fato do prefeito estar ainda em outra cidade, sem vida cotidiana em Garanhuns, chocou os partidos políticos que já se acomodavam no processo eleitoral e entidades sociais, que se sentiram motivadas a mostrar a indignação municipal.

Porém o sentimento antagônico entre os que defendem a vinda do prefeito de Lajedo, principalmente elogiando seu preparo administrativo e/ou decepcionados com os políticos locais, têm entrado em conflito com os que estão se sentido invadidos, e sofrendo a imposição de uma candidatura que não nasceu no seio da sociedade. E vice-versa. O clima está pesado e constrangedor na cidade.

Os embates têm sido mais frequentes, nas ruas, nas rádios e na internet.

Uma prova disso, foi o ocorrido hoje, segundo o jornalista Roberto Almeida, que relata que num gesto simbólico, o radialista Marcos Cardoso foi até à prefeitura devolver a homenagem que recebeu pelos seus 25 anos de serviços prestados ao município, motivado, segundo ele, porque o prefeito Luís Carlos teria pedido sua demissão à direção da emissora. 

Marcos Cardoso foi o primeiro radialista a entrevistar Antônio João Dourado, e desde então tem feito elogios ao prefeito de Lajedo, evidenciando que o homem está preparado e alertando que se os políticos daqui não se prepararem, não terão sucesso. Esses alertas geraram boatos de que o radialista teria fechado com o lajedense.

Não tocamos no assunto antes para não dar ênfase a isto, até porque não ouvi a entrevista, e sabemos que Marcos tem crédito, justamente por sua história a serviço do município. Todas as personalidades do mundo da política se dirigem logo à Rádio Marano e concedem entrevistas a Marcos. Como o PT, que barrou toda a imprensa da cidade na porta de seu encontro regional, mas o senador Humberto Costa foi até o estúdio conversar com o radialista.

Sempre defendi a liberdade de expressão, e nós, que trabalhamos com comunicação temos que ter a liberdade e tranquilidade para cumprir o ofício.

O momento é delicado, mas devemos exercitar o bom senso e a moderação.

Programação para todos os gostos no Cine Eldorado

clique na imagem para ampliar.

Ação, aventura, suspense, terror e comédia. Não, não é a política na cidade, é a programação do Cine Eldorado com quatro excelentes filmes.

Tá no blog do Magno - Mudança de domicílio eleitoral é oportunismo

Rivânia Queiroz, repórter especial do blog do Jornalista Magno Martins.



Mudar o domicílio eleitoral para candidatar-se a uma vaga no executivo ou legislativo é uma prática comum em anos que antecedem as eleições municipais. Vimos, na última semana, uma verdadeira corrida contra o tempo. Políticos de várias tendências partidárias foram até seus cartórios eleitorais pedir a transferência para cidades em que desejam participar do processo de 2012.

O presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio, considera essa atitude oportunista e agressiva ao eleitor. “É querer fazer do eleitorado o seu gado, a sua propriedade privada, sem se preocupar em ouvi-la. É um desrespeito ao cidadão”, considera. O peemedebista ressalta que o fato acontece, na maioria das vezes, porque muitas dessas regiões sobrevivem de programas sociais, como o bolsa família, por exemplo. “Essas pessoas geralmente não são politizadas e eles (os políticos) se aproveitam, ignoram pessoas e até os partidos em detrimento de conveniências e projetos pessoais”, coloca Dorany.

Em Pernambuco, podemos destacar vários casos de políticos que mudaram seus domicílios recentemente para concorrer em 2012. É o caso dos deputados Pedro Eugênio (PT), que foi para Ipojuca; Fernando Ferro (PT), para o Cabo; Paulo Rubem Santiago (PDT), veio para o Recife; assim como o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), também aportou no Recife. Já o prefeito Antônio João Dourado (PSB) saiu de Lajedo para Garanhuns.

A lista é grande, mas Dorany prefere não denominá-la. “O cabra (o político) nunca votou no lugar, nunca morou, nunca fez nada e resolve ser candidato lá. É muito personalismo. Cada um vê a sua conveniência. Querer impor sua vontade à coletividade é uma falta de sensibilidade. É passar por cima como um trator”, dispara Dorany Sampaio.







Judith Alapenha recebe certificado de regularidade previdenciária


A prefeita Judith Alapenha participou nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório do Senai, em Recife, do 1° Encontro Nordestino dos Regimes Próprios Previdenciários, promovido pela Associação Pernambucana de Previdência Privada (APEPP).

Os municípios que optaram pelo Regime Próprio Previdenciário, estão comprometidos em assegurar aos servidores os benefícios previstos na Constituição Federal. O certificado foi conferido pelo presidente da APEPP, Dácio Rossiter, numa solenidade que contou com a presenção de mais de 100 prefeitos e secretários de estado do governo Eduardo Campos.

BOMBA - Eudson Catão pede cancelamento de seu domicílio em Garanhuns

Eudson Catão, prefeito de Palmeirina e presidente da CODEAM, em entrevista à Rádio FM 7 Colinas, acaba de confirmar que pediu o cancelamento de seu pedido de mudança de domicílio eleitoral para Garanhuns.

Catão argumenta que faz isso para ajudar no atual processo político da cidade, e mesmo fazendo vários elogios a Antônio João Dourado, defende que a atual situação exige diálogo, e que sendo aliado do governador Eduardo Campos, estará acompanhando a posição do partido.

O presidente da CODEAM tinha colocado seu nome como pré-candidato em Garanhuns e não escondeu a surpresa de ver o nome do prefeito de Lajedo ser anunciado como candidato do governador, chegando a afirmar que não havia nada decidido quanto às candidaturas do PSB na cidade. A verdade é que Eudson gostaria de ser ele mesmo o candidato.

Eudson aproveitou para elencar várias lutas em prol do desenvolvimento regional e, principalmente, de Garanhuns. Conquistas como a duplicação da BR-423, CEFET, Adutora do Agreste, entre outros, tiveram uma participação ativa da Codeam, várias delas em parceria com o prefeito Luís Carlos.

Finalizando, Eudson afirmou que conversou com várias lideranças regionais, e que contribuirá muito mais em Garanhuns se não estiver vinculado, prometendo estar presente na campanha do próximo ano, pois haverá uma visão regional da cidade.

Ou seja...
.
Agora comigo: Fiquei com a impressão que Eudson aderiu ao projeto do governador de lançar o prefeito de Lajedo.

Secretário de Saúde, Francisco Figueira, acompanha reformas do Hospital Dom Moura e 5ª GERES

Em visita as obras no prédio da 5ª GERES, a Dra. Emília Pessoa – Diretora do HRDM-, Dr. Mozart Sales – Cheffe de Gabinete do Ministério da Saúde-, Dr. Antonio Figueira – Sec. De Saúde de PE -, Prefeito de Palmeirina e Pres. Da CODEAM, Eudson Catão e Dr. Elenilson Liberato, Gestor da Quinta Gerência Regional de Saúde



Comandando a 5ª GERES, o Dr. Elenilson Liberato comentou a ampliação da estrutura do Hospital Regional Dom Moura, diante  do início das obras de construção de uma nova enfermaria que deve abrigar 10 leitos de UTI, além da aquisição de equipamentos modernos, melhor treinamento de suas equipes e preparação para transformação daquela unidade em Hospital Universitário, com aval da Secretaria Estadual e Ministério da Saúde, que darão um novo estímulo à Saúde Pública em nossa região.

A questão do curso de medicina também impulsionará esse avanço na saúde pública, pois a residência médica desses alunos Dom Moura vai entregar 40 médicos focados em nossa regional. Quanto a GERES, foi implantado um sistema de trabalho que, pela primeira vez na sua história, conseguiu visitar 100% dos municípios cobertos por aquela regional.

10 Mil pessoas no Dia das Crianças no Parque Euclides Dourado

Confiram algumas imagens da festa das crianças em Garanhuns.

A Polícia Militar estima que cerca de 10 mil pessoas estiveram na tarde desta quarta-feira, dia 12, no Parque Euclides Dourado.
Foi uma grande festa, com muita diversão e alegria.

Começam Jogos Comunitários do Interior do estado aqui em Garanhuns


Hoje, dia 13, inicia a 1ª fase do JOCIPE (Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco) de Basquete. O campeonato é quase o pernambucano.
Essa 1ª fase tem os times da região do Agreste Meridional, classificando entraremos na fase estadual, o primeiro do pernambucano irá para o nordestão e assim para o brasileiro.

Sendo muito importante a presença do povo de nossa cidade na quadra, para ajudar-nos.

Então para aqueles que não sabem que nossa cidade tem time de Basquete. Hoje temos jogo. E a nossa tabela ficou assim:

13/10/2011 – Quinta – 20:30 – Garanhuns X Iati

14/10/2011 – Sexta – 20:30 – Garanhuns X Lajedo

15/10/2011 – Sábado – 16:30 – Garanhuns X Belo Jardim

16/10/2011 – Domingo – 10:00 – Garanhuns X Pesqueira

Todos os jogos aconteceram na nova quadra municipal, na COHAB 3, por traz da APSAM.
 
Prestigiem.
 
Com informações do grandão Jorge Mano.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.