sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Inscrições para Vestibular do IFPE terminam segunda-feira; taxa pode ser paga até o dia 25.10

Quem quiser tentar uma das vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) deve se apressar. As inscrições para o vestibular 2012 terminam nesta segunda (17) e podem ser feitas através do site www.ifpe.edu.br. No campus Garanhuns, são 336 vagas para os Cursos Técnicos Subsquentes ao Ensino Médio, divididas entre os cursos técnicos em Meio Ambiente, Eletroeletrônica e Informática, e 36 vagas para o Curso Integrado pós- ensino fundamental II, na área de Técnico em Eletroeletrônica. Metade delas são reservadas para alunos oriundos de escola pública.

Por causa da greve bancária, o vencimento da Guia de Recolhimento da União (GRU) de inscrição foi prorrogado para o dia 25 de outubro. A Comissão do Vestibular 2012 lembra que os interessados em participar do exame devem ficar atentos ao prazo da inscrição que vai somente até a próxima segunda-feira (17/10). Até essa data o candidato poderá fazer seu cadastro e gerar a GRU para efetuar o pagamento até o dia 25. Quem já fez a inscrição pode emitir um novo boleto com a data de pagamento alterada.

As provas do vestibular serão aplicadas no dia 11 de dezembro, das 9h às 12h. As matérias exigidas variam de acordo com o curso, sendo Português, Matemática e Física para os cursos técnicos em Informática e Eletroeletrônica e Português, Matemática e Biologia para técnico em Meio Ambiente; já para o curso integrado só serão exigidos Português e Matemática.

Município de São João vai ganhar biblioteca Indústria do Conhecimento


No dia 22 de novembro, a cidade de São João, a 17km de Garanhuns, vai receber mais uma biblioteca Indústria do Conhecimento instalada no agreste pernambucano. Até final do primeiro semestre de 2012, serão erguidas 20 unidades previstas para o Estado.

Bezerros, também no Agreste do Estado, vai abrigar a 15ª biblioteca Indústria do Conhecimento em Pernambuco. A inauguração ocorre nesta sexta-feira (14), às 16h, com presença do presidente da FIEPE e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real e da prefeita do município, Elizabete Lima.

O centro multimídia, que recebeu investimento de R$ 348 mil vai disponibilizar aos trabalhadores da indústria da região e comunidade 10 computadores com internet gratuita, e acervo com mais de mil livros, CDs e DVDs e jornais atualizados, em acordo à proposta da CNI em oferecer educação continuada aos industriários, com projeto executado pelo Sesi em todo o País.

Até agora, o programa Indústria do Conhecimento já disponibilizou mais de 15 mil livros didáticos e 150 computadores com internet gratuita e beneficiou 23 mil usuários em Pernambuco.

Portanto, no dia 22 de novembro, São João será contemplada.

Tropicana toca na Budega


Nesta sexta, a festa acontece na Budega, onde estaremos com a TROPICANA tocando muito forró e comandando a animação.

Como o ambiente lá é limitado, e promete mais uma vez lotar, os ingressos estão sendo vendidos antecipados na própria Budega. Nas últimas vezes que estivemos por lá, antes mesmo das 22h, as portas fecharam por que não cabia mais ninguém. Portanto, aconselhamos garantir logo seu ingresso.

A gente se vê!

Zé Queiroz compra a briga de Luís Carlos


Todas as atenções estiveram voltadas hoje para a Rádio Marano, e por vários motivos. Marcos Cardoso foi inconteste, e somente enfatizou sua história e sua credibilidade. Não se alongou em uma discussão inócua.

Profissionalmente, e na vanguarda da informação, foi até Caruaru na tarde da quinta-feira e ouviu o prefeito de Capital do Forró, Zé Queiroz, sobre a inssurreição do prefeito de Garanhuns Luís Carlos, ao projeto do governador de trazer para nossa cidade o prefeito de Lajedo Antônio João Dourado.

A entrevista foi muito boa, onde o presidente estadual do PDT, ratificou o apoio à decisão do prefeito Luís Carlos, que tem a presidência da agremiação política em Garanhuns. Mas para mim o mais importante foi o que Marcos Cardoso perguntou já ao apagar das luzes, com o microfone já desligado. Questionado se lá na frente estaria com o bloco do governador ou com a decisão do prefeito, Zé Queiroz foi enfático e decisivo, estará até o final com Luís Carlos.

É importante citar que o PSB também se arvora para lançar candidato em Caruaru, que poderia ser uma mulher, Laura Gomes (esposa do vice Jorge Gomes), ou Raquel Lyra (filha do vice-governador João Lyra, que aliás, é do PDT). Mais possibilidades de ser a segunda.

Marcos Cardoso fez uma série de elogios à figura político-administrativa de Zé Queiroz.

Com esta decisão, o prefeito de Caruaru passa a ser a primeira figura de expressão estadual a apoiar o movimento em Garanhuns contra a candidatura de Antônio João Dourado, pois se esperava algo contundente do senador Armando Monteiro, que fez apenas um pronunciamento de panos mornos.

Depois, no estúdio, Marcos ouviu o ex-candidato a prefeito em Garanhuns, Álvaro Fernandes, que teceu uma série de críticas aos políticos que agora estão unidos por nossa cidade mas que na última eleição estiveram trabalhando para candidatos de fora, muitos deles sem nenhum serviço prestado ao município. Álvaro fez questão de citar um a um, e dizer que as lágrimas foram de crocodilo, pois muitos ali estão interessado em seus próprios projetos.

O interessante é que Álvaro foi na contra-mão do partido que se encontra filiado, presidido agora por Hélder Carvalho, que apoia a união na cidade. O PMN esteve representado na reunião da Câmara de Vereadores. 

Garanhuns recebe seminário sobre Avaliação do Código e da Lei de Execuções Penais

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estará promovendo nesta sexta-feira (14), das 18h às 22h, o Seminário sobre Atualização do Código e da Lei de Execuções Penais, no auditório do edifício-sede das Promotorias de Justiça da 5ª Circunscrição, em Garanhuns. O promotor de Justiça e coordenador da 5º circunscrição, Marcos Tieppo, fará a abertura do evento.

O público-alvo do seminário são membros, servidores e estagiários do MPPE, magistrados, delegados de polícia, defensores públicos, advogados e estudantes de direito.

Neste primeiro ano do evento em Garanhuns, os promotores de Justiça Francisco Dirceu e Marinalva Severina de Almeida vão proferir palestras sobre “Aspectos relevantes da reforma do processo penal”, enquanto o promotor de Justiça Domingos Sávio vai discorrer sobre o tema “Alterações na lei de execução penal”.

Ao todo, 90 vagas foram oferecidas e já preenchidas pelos interessados. O seminário terá carga horária de 4 horas. Os que cumprirem 100% da carga horária receberão certificados de participação.

Na avaliação de Marcos Tieppo “o seminário é importante porque promove uma interação maior entre as autoridades da região, delegados, juízes, promotores de Justiça. Dessa forma, a gente pode trabalhar em conjunto e firmar posicionamentos de como atuar”. Além disso, o promotor de Justiça lembrou que os alunos de Direito terão acesso ao Ministério Público e assim poderão conhecer melhor o trabalho do promotor de Justiça.
.
fonte:
http://liberdade.com.br/index.php

AESGA oferece oficinas de reciclagem por meio da parceria com Ferreira Costa


É com base em ações voltadas para a responsabilidade social e o compromisso com meio ambiente que a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) firma mais uma parceria junto ao Grupo Ferreira Costa e oferece, por meio do Clube do Profissional, oficinas de reciclagem com Garrafas Pet.

Os trabalhos estão sendo realizados no Auditório da Loja e as oficinas do Projeto AESGA Recicla ministradas pela coordenadora do Projeto e professora Maria Eugênia Alcântara, a exemplo da oficina infantil “Brincando com Reciclagem”, no último dia 10 de outubro. “A Ferreira Costa já é uma grande parceira da AESGA e com esta ação estamos felizes, pois acredito que são atividades que só vêm a beneficiar a população de Garanhuns”, afirmou a Coordenadora do AESGA Recicla.

Ainda de acordo com informações da Coordenadora do Projeto as inscrições para participação no Clube do Profissional podem ser feitas de forma gratuita, na Ferreira Costa, no horário das 8 às 17 horas.

Também dentro da programação do Clube do Profissional, o AESGA Recicla oferece, no próximo dia 24, a oficina de “Jardineiras com Garrafas Pet”, tendo início a partir das 16 horas.

O PROJETO: Lançado em novembro de 2008, o Projeto AESGA Recicla vem promovendo uma série de parcerias, tanto na formatação de cursos e palestras quanto difusão do trabalho realizado em virtude da transformação do reciclável em arte, além de estimular a preservação do meio ambiente.

Garanhuns não está parada! Investimentos transformaram a cidade.


Bem ou mal, Garanhuns segue! Não dá pra fechar os olhos para os diversos investimentos, públicos ou privados que a cidade recebeu nos últimos anos. Avenidas inteiras como a Duque de Caxias e Av. Rui Barbosa sofreram os maiores impactos do crescimento econômico, mas a Av. Santo Antonio, principalmente o lado esquerdo, é outra, com uma movimentação que antes não havia.

Os investimentos na área de saúde e educação também transformaram a cidade. Vejam o que aconteceu com nosso polo médico. Diversas clínicas ao redor dos hospitais trazem pessoas de toda a região para nossa cidade. Aliás, Os hospitais Monte Sinai e Perpétuo Socorro já têm UTI, e o hospital público Dom Moura começou a construção de área para dez leitos.

Nossa cidade está sendo transformada pelos serviços. Sempre tivemos muito forte o ensino colegial, e ainda é, só que agora em um impacto regional. É claro que não dá mais pra comparar com antigamente, uma época que era marcado pelo internato. Ninguém mais hoje em dia coloca seus filhos em colégios assim.

As faculdades estão por aí para mudar a história de nossa gente. Antes só tínhamos dois cusos, administração na FAGA, e formação de professores na UPE.

O publicitário Marcelo Jorge fez uma relação de investimentos nos últimos anos em nossa cidade...

transcrevo:

...O fato é que ninguém investiria em um terreno que não fosse fértil.

Bairro de Heliópolis:
Instituições Financeiras:
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e em breve Bradesco e Itaú.
Empreendimentos Privados: Premium Delicatessen, Loja San Remo, reativação do Novo Posto Centenário, reformas e ampliações dos restaurantes ‘O Relojoeiro’ no Pólo Heliópolis e do Restaurante ‘Chez Pascal/Comes e Bebes’, Restaurante Buonogustaio, Criare, Restaurante e Chopperia Zanzibar, Restaurante Alforria, Hit Academia, Chalé Recepções, Cine Eldorado, Posto Petrobrás, condomínios à margem das PEs e BRs, dezenas de novos edifícios residenciais, implantação de diversas empresas (cerca de 150 empreendimentos) nos comércios na Av. Duque de Caxias e em breve o Shopping Center Garanhuns com mais de 150 lojas, entre elas algumas âncoras nacionais.

Bairro de Santo Antônio (Centro): Sapataria Muniz, Farmácias Pague Menos, Magazine Luíza, , Óticas Diniz, Farmácia do Trabalhador do Brasil, Donna’s Kids, Banco Itaú, Banco Santander, Loja do Studio C, reforma e ampliação na Milk Shake, Eletro Shopping, Lazer Eletro, Vida Bella, Lojas Kolinas, Ricardo Eletro/Insinuante e mais recentemente, Lojas Americanas.

Obras/Órgãos Públicos –

Novo Fórum, Ministério Público Estadual e em breve Câmara Municipal, Hopital Regional Dom Moura - caminhando para tornar-se Hospital Universitário -, Curso de Medicina da UPE, UFRPE, Novos cursos na AESGA, em breve, duplicação da BR 423 - Trecho Garanhuns/São Caetano -...

Bom,só me lembrei desses.

E ainda tem gente se lamentando, e falando que perdemos a “PHABRICA DE ARADOS PARAGUASSU”...
.
montagem da imagem de Marcelo Jorge.

O que falta?‏ - Pergunta-me o Carlos Leonardo



Recebi no e-mail, a seguinte indagação:
.
Ronaldo, sou de Garanhuns e moro em Recife há 3 anos.

A cada dia que passa eu não entendo o que acontece em Garanhuns.

Porque todas as cidades de Pernambuco estão recebendo grandes investimentos, que realmente geram empregos e Garanhuns só recebe lojinhas, lanchonetes, bares e todo mundo fica feliz achando que isso gera emprego?

O que falta para Garanhuns realmente receber incentivos?

Na reportagem do blog do Jamildo, até São Caetano vai receber fábrica, e Garanhuns se acabando nessa mazela.

Confira:

Pernambuco terá outra fábrica de motos. 400 empregos serão gerados
 
Carlos Leonardo Vaz Pimentel
.

Oportunidades do artesanato para a COPA 2014‏


O SEBRAE Garanhuns, realizará no próximo dia 25 de outubro, no horário das 13h às 15h, a palestra sobre Oportunidades do artesanato para a COPA 2014.

A palestra abordará os seguintes itens:

Megaeventos;
Legado para PE;
Oportunidades para o artesanato;
Cadeia da Produção Artesanal;
Produção artesanal de valor agregado;
Consumidores;
Acesso a Mercados;
Marketing para o Artesanato;
Produtos com a “Cara de Pernambuco” e
Comercialização do artesanato.

Taxa de inscrição: gratuita.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.