sábado, 29 de outubro de 2011

2º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas é realizado com sucesso em Garanhuns - Confira as fotos!








Garanhuns vivenciou, no período de 24 a 27 de outubro, o 2º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas, realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Durante o Evento nacional, que contou com a intensa participação de pesquisadores, estudantes, profissionais, produtores e empresários, foram vivenciadas inúmeras discussões sobre a produção e utilização da palma e outras cactáceas.

Nos quatro dias de atividades, os minicursos sobre “A utilização da Palma na alimentação humana”, realizado por Ione Alves Diniz, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e “A utilização da Palma na alimentação animal”, proferido por Airon Melo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE-UAG), Ricardo Alexandre Pessoa, também da UFRPE e Geovergue Medeiros, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), animaram os participantes do Encontro. “Ficamos encantadas com a viabilidade de debater em um só evento diversas questões, tanto ligadas ao agronegócio, quanto voltadas para parte farmacêutica e da alimentação humana”, declarou a professora Ione Diniz, da UFPB.

Outro segmento que atraiu a participação dos congressistas foi a realização dos simpósios de “Produção e utilização da palma e outras cactáceas” e “Agronegócio: produtos e processos da palma”, momento em que nomes de destaque nacional e internacional, a exemplo da Dra. Mônica Nazareno, da National University of Satiago del Estero – Argentina e Dr. Ali Nefzaoui, da FAO/ICARDA CACTUSNET, que estiveram palestrando diversas temáticas envolvendo a produção e utilização da palma e outras cactáceas. Movimentando ainda mais as atividades do 2º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas, a Visita Técnica à Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE) de São Bento do Una, envolveu os participantes com a meta de vivenciar na prática as discussões apresentadas no Congresso durante esses dias e mostrar as variedades da palma presentes na Unidade Demonstrativa da Estação.

A sessão pôster foi marcada pela apresentação de pesquisas e trabalhos científicos realizados por alunos, professores e pesquisadores de diversas universidades do País, assembléias, reuniões e apresentações artísticas. De acordo com Airon Melo, um dos organizadores do Evento, o Congresso superou a expectativas, cumprindo com êxito o seu objetivo principal. “Tivemos uma média de 500 pessoas envolvidas no Evento, entre palestrantes, que deram um show de informação, a equipe, que está de parabéns e o público, que a todo o momento esteve atento a programação do Congresso, focado nas formas de produção e utilização da palma e outras cactáceas, visando o melhor aproveitamento dessa planta, usada em diversas partes do mundo tanto para a alimentação animal quanto humana”, acrescentou.
.
Reportagem:
Fotos: David Melo
Texto: ASPAS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Jacqueline Menezes
Jornalista - DRT-PE – 3314

BOMBA - Lula está com Câncer na laringe e fará quimioterapia

Força Lula! Garanhuns está contigo!


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, "está ótimo", segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor detectado em sua laringe. Em entrevista ao G1, Hoff, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames e permitiu detectar o tumor.

O hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou na manhã deste sábado que Lula será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento do tumor.

Lula estava apresentando "rouquidão acima do normal", segundo o médico. "Ele fez os exames, detectou o tumor e agora vai tratar", disse.

Segundo Hoff, o presidente pediu que sua doença fosse tratada "com transparência", mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.

saiba mais

Lula fará quimioterapia para tratar tumor na laringe, informa hospitalCâncer de laringe responde por 25% dos tumores na cabeça e pescoçoA assessoria de imprensa do Instituto Lula, organização não-governamental do ex-presidente, ele iniciará o tratamento na próxima segunda.

De acordo com nota da entidade, Lula foi ao hospital nesta sexta em razão de dores na garganta.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.

O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.

O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.

Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:

"BOLETIM MÉDICO

29/10/2011

11h00

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"
.
.
AGORA COMIGO: Garanhuns está com Lula e por sua completa recuperação, pois se trata de uma das figuras mais importantes da história do Brasil e ainda tem muito a contribuir com o povo brasileiro, e nós, conterrâneos, temos o orgulho de ter nascido na mesma terra.
Até os adversários políticos entendem a importância fundamental da condução deste homem do povo à presidência do país. O mundo também entende assim.
Força Lula, a batalha agora é outra, mas outra vez, estamos contigo!

Neste sábado: Festival SESC de Artes Cênicas encerra as atividades com ampla programação cultural‏


No último dia do Festival de Artes Cênicas de Garanhuns, o SESC traz uma programação reforçada. Além das três apresentações teatrais diárias, a programação deste sábado (29) inclui espetáculo de dança, performances, leituras em cena e apresentação musical. “A intenção é que o morador de Garanhuns ou quem estiver visitando a cidade tenha várias opções para aproveitar o sábado.

Levando a esse público o melhor da cultura do nosso estado, nas artes cênicas, dança, literatura,” afirma Lílian Ferreira, coordenadora de cultura do SESC Garanhuns. Em uma semana de atividades o SESC fecha a grade de programação com um total de 14 espetáculos, além das performances, leituras em cena e oficinas. A programação foi distribuída por quatro espaços: Teatro Luís Souto Dourado, Espaço Cultural Luís Jardim, Largo do Colunata e Parque Ruber van Der Linden.

Os moradores dos bairros Boa Vista e Heliópolis (Comunidade da Liberdade) também foram contemplados com apresentações teatrais, dando um ar itinerante ao festival. O evento compreendeu as modalidades: teatro adulto, para infância e juventude, de rua, performance, dança e musical.

Sábado, 29 / 10
Teatro de Rua – Popular
Revolta no País dos Retalhos
75 min
Cia Teatro de Retalhos do SESC
Arcoverde-PE
Classificação: Livre
11h
Espaço Cultural Luiz Jardim – Centro

Dança - Contemporânea
Eu Vim da Ilha
60 min
Cia de Dança do SESC
Petrolina – PE
Classificação: Livre
17h
Espaço Colunata – Centro

Teatro Adulto
Melodrama
O Amor de Clotilde Por certo Leandro Dantas
70 min
Trupe Ensaia Aqui e Acolá
Recife-PE
Classificação: Livre
20h
Teatro Luiz Souto Dourado

Leitura Minuto
Leituras em cena, de textos, poemas e contos, de autores garanhuenses: Carlos Janduy, Nivaldo Tenório, Mário Rodrigues, Luiz Jardim, Luzinette Laporte, Paulo Gervaes, Sthephany Metódio, Julierme Galindo, Alexandre Revoredo, Fernanda Alves, Lílian Ferreira, Clébia Sampaio. A ação será conduzida por atores e atrizes da cidade, dia 29 de outubro, das 14h às 16h, na Livraria Casa Café, situada na Avenida Rui Barbosa. Aberto ao público.

Encerramento

O evento de encerramento do Festival SESC de Artes Cênicas será realizado no Espaço Office, próximo à Praça da Fonte Luminosa ( Praça do Colégio XV), em parceria com o Projeto Quinta da Música e Sábado de Boua. A escritora e perfomer literária Márcia Maracajá realizará apresentação do texto autoral “O Desapego do Bolo e do Vestido de Noiva”. Duração: 10 minutos.

Ainda haverá apresentação musical com a banda convidada Zero82, com participação especial da cantora Fernanda Guimarães, de Maceió – AL, dia 29 de outubro, a partir das 22h.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.