quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Atletas de Garanhuns vencem, destacam-se e batem recordes


No último sábado, dia 5 de novembro, aconteceu no Rio Grande do Norte, mais uma edição da Meia Maratona de Natal. Cerca de 6 mil corredores de todo o País participaram da prova, que apresentou percursos de 5, 10 e 21 Km.

O grande campeão da Meia Maratona foi o garanhunense, Marcos Antônio Pereira, que além de subir ao lugar mais alto do pódio, bateu recorde na disputa, com o tempo de 1h 6m e 39s. Além de Marcos, o atleta, Enio Kleiton foi destaque, alcançando o 3º lugar nos 21Km. Já disputando os 10 Km, Gilmar de Oliveira também sagrou-se campeão.

Já no domingo, dia 6 de novembro, Jair José, também integrante da equipe de atletismo de Garanhuns, ficou em 9º lugar na última etapa do Circuito Caixa, o qual aconteceu em Brasília-DF. Em Aracaju, a Corrida dos Carteiros premiou os desportistas José Márcio Leão, que ficou em primeiro e Cícero Vieira, em segundo lugar. No feminino, Miriam Farias foi a 2ª colocada. Os demais atletas foram campeões em suas categorias.

NOVAS COMPETIÇÕES – A equipe de atletismo de Garanhuns, que tem como técnico Adejílson Mendes, o popular Bingo, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes, já vem intensificando os treinamentos a fim de participar de novas Competições. As provas serão iniciadas no próximo domingo, dia 13 de novembro, quando os desportistas José Márcio Leão e Jair José, participam da 7ª edição da prova 10K Rio Corrida Pan-Americana.

No Recife, Miriam Farias, Maria de Fátima Andrade e Rosângela Vieira disputam a 1ª Corrida Fêmina, no Recife. Na seqüência, parte da equipe de atletismo participa da Corrida do SESC, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba.

E no feriado de 15 de novembro, quando será vivenciada a Proclamação da República, mais duas provas fazem parte da agenda da equipe. Primeiro eles competem na 3ª Corrida TV Sergipe. A participação dos atletas será finalizada com Marcos Antônio Pereira que mais uma vez enfrentará outra Meia Maratona, desta vez na cidade de Maceió, capital alagoana.

GARANHUNS ESTÁ SEDIANDO O CURSO PRÉ NATAL DE BAIXO RISCO COM ORGANIZAÇÃO DA 5ª GERES



Buscando atualizar os profissionais médicos e enfermeiros para atuarem em seus municípios realizando o atendimento pré natal à comunidade, a Secretaria de Saúde do Estado em parceria com a Quinta Regional de Saúde – GERES e Hospital Regional Dom Moura vem realizando desde a última terça feira até essa quinta dia 10 o Curso “Pré Natal de Baixo Risco”.

O curso melhora a capacidade profissional dos participantes na execução e condutas da consulta pré natal referidas, como padronização e procedimentos de condutas na primeira consulta, vacinação, além de padronização nas consultas subseqüentes, fatores de risco na gravidez, saúde bucal da gestante, atenção à gestante vítima de violência entre outras ações, tudo isso para que essas atividades sejam executadas em seus municípios com comodidade e segurança para as futuras mães.

Mais de 200 profissionais de 21 municipios subordinados à GERES, divididos em quatro salas estão recebendo aulas e treinamento no pérdio do antigo Colégio Meridional.

De acordo com a enfermeira Débora Souza, “A participação nesse evento vem melhorando ainda mais meus conhecimentos e certamente isso será repassado para meus futuros atendimentos”.

O Curso vem sendo ministrado pelos Doutores Luiz Lippo, Arlon Breno, Adriana Afonso, Luciana Santos, Marcela Natal, Andreza Rodrigues e Marcelle Mello.

Judô de Garanhuns embarca para São Paulo

Contando com a torcida e o apoio de diversas pessoas e instituições de Garanhuns, um grupo com 12 Judocas da Associação Carlos Tevano de Judô e jiu-jitsu, estará partindo para a cidade de ASSIS/SP, nesta quarta-feira, 09, onde irão integrar a seleção Pernambucana de Judô e defender nosso Estado de 11 a 13 de novembro no CAMPEONATO BRASILEIRO DAS LIGAS DE JUDÔ.

Os atletas conseguiram a sua classificação, ficando entre os 3 primeiros colocados, no Campeonato Pernambucano de Judô em 01 de Outubro na Cidade de Jupi/PE.

Esses judocas tiveram apoio da Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns, Vereador Sivaldo Albino, Tony das lojas Sobral, Osmando Calçados, Dr. Marcone Pessoa, Souza Eventos, Wellington veículos, dentre outros comerciantes e a população, que ajudou comprando os bilhetes da rifa que o grupo fez para ajudar a custear as despesas.
Nossos atletas estão indo confiante em trazer bons resultados. 

Vamos torçer juntos pelos judocas: Raquel Ingrid, Milena Alves, Maysa Espinhara, Luiz Carlos Ubirajara, Josias Jr, Márcio Noronha, Marlone Alves, Kleber Lira, Miguel Arcanjo, Rafael D'Lucca, Carlos Tevano Filho e o Técnico da equipe o Professor Carlos Tevano Amaral.
.
Agora comigo: O blog apoia e incentiva a cultura e o esporte garanhuense.

AESGA divulga relação de aprovados no PROUPE - confira a lista

Foi divulgada na noite desta terça-feira, 8 de novembro, a relação dos aprovados na concessão de bolsa de estudo da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), em cumprimento ao Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

Os nomes dos beneficiados com as bolsas do PROUPE já estão identificados por curso e turma no site da Autarquia, bem como nos murais da Instituição. As inscrições para o PROUPE foram realizadas no período de 26 de outubro a 4 de novembro.

www,aesga.edu.br

PROUPE é um projeto de lei destinado à concessão de bolsas de estudos integrais e parciais para alunos do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos. Podem se submeter ao Processo seletivo candidatos que comprovarem nacionalidade brasileira, não ter nenhum outro curso superior, apresentar vínculo de matrícula junto a Autarquia e ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

Nesta primeira etapa, a AESGA foi contemplada com 311 bolsas de estudo e os alunos inscritos no Vestibular 2012.1 da Autarquia já poderão concorrer a Bolsa do PROUPE para o próximo semestre.

Serviços: Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 208.

Poesia de Garanhuns transborda em Pernambuco


O mais importante festival de literatura de Pernambuco, a Fliporto, que era em Porto de Galinhas e que agora acontece em Olinda, realiza um interessante concurso, o TOC 140. Os participantes enviam pelo twitter micropoesias, claro, com no máximo 140 caracteres, que é o que comporta o microblog. Creio até que deva ser mais difícil condensar o que se quer dizer em apenas algumas letras. Digamos, é uma nova métrica, ditada pelo twitter e com leitores nas diversas redes sociais.

Garanhuns vai solidificando sua cena poética com diversos escritores.

Meus amigos Alexandre Revoredo, Fernandinha Lima e Érica são alguns dos poetas de Garanhuns que passaram nos concursos Toc 140 (Fliporto) e do Prêmio Alt Fest Fliporto! Muito legal várias pessoas de Garanhuns terem sido selecionadas, tomara que sirva de incentivo para outras pessoas.

TOC 140 - Poesia no Twitter - Fliporto

@Fernanda_Limao FOTOGRAFIA// Eternizado o momento/ visão parada no tempo/ ficou na memória/ mas agora é história/ acorda menina/ o tempo passou. #TOC – Fernanda de Lima Alves. Garanhuns, PE.

http://fliporto.net/blog/toc140-resultado-da-primeira-etapa.html

@ABRevoredo ELEFANTE// A tromba, que engraçada/ mais parece o outro lado/ é como se fosse uma peça/ que Deus colocou errado. #TOC – Alexandre de Barros Revoredo. Garanhuns, PE

@erikapoetisa INFINITOS//No caminho sem caminho/ caminho/se eu chegar em algum infinito de mim/ que seja encontro.#TOC – Érika Renata Alves Santos. Garanhuns, PE

http://fliporto.net/blog/premio-toc140-resultado-da-2a-etapa.html

Prêmio Alt Fest Fliporto

Poesia classificada entre as 51 melhores - será publicada no Blog Alt Fest Fliporto

25- Misterioso

Meu coração
Chora amargas tristezas
Vela inesquecíveis amores
É refém de incertezas
Sangra inúmeras dores.
É criança
Canta sem saber a letra
Erra, mas não cansa
Sobrevive de esperança!
Meu coração é território
Onde habitam tantos conflitos
É deserto florido
Amanhecer desperto
Conhece o desconhecido
Desconhece o que está por perto
É uma incansável canção
Um sonhar infinito...
Meu coração é mistério
Por mim desconhecido.

Nome: Ana Tácia Rocha
Garanhuns/PE
Autora do livro: Feita de sonhos! (CBJE) Edição:2010.

http://altfestolinda.blogspot.com/2011/11/51-classificados-no-premio-alt-fest.html

Poesia selecionada entre as 20 melhores para publicação em livro


18- Toma

Coma meu pão e tome meu vinho,
Toma.
Minha cama, minhas roupas, meus livros.
Engula minhas músicas e
Respire delas as letras.
Tome meu corpo, minhas dores e
Disso não se compadeça.
Ou morra sozinho,
Com suas lamúrias, sua agonia,
Sem vida, sem voz, sem vez,
Esperando acender-se uma luz
Que ilumine seu mundo frio e escuro
Ou coma meu pão e tome meu vinho,
Minha cama, minhas roupas, meus livros,
Minhas letras de música,
Meus suspiros e meu corpo,
Meus sais, meus gostos e
Me agradeça.

Fernanda de Lima Alves
Garanhuns - PE

Fernanda Limão, professora de Inglês, formada em História, poeta e pesquisadora de Cultura Popular Pernambucana, caminha entre as letras desde a infância e até hoje percorre estes caminhos.

Tigre de Garanhuns disputa o tricampeonato do Pernambucano contra o Sport

Sem favorito, é assim que chega ao final o campeonato Pernambucano de Futsal, embora o Tigre defenda o tricampeonato consecutivo. Acontece que seu adversário tem camisa e um time forte, portanto, qualquer lado poderá comemorar.

Donos das duas melhores campanhas na competição, o Tigre e o Leão se enfrentam em dois jogos, O primeiro jogo será no Marcelino Lopes, na Ilha da Retiro, e a segunda partida em Garanhuns, que deve prestigiar o time conterrâneo lotando a quadra no dia da partida. O tigre tem a vantagem de jogar por dois empates, por ter conquistado a melhor campanha na classificação.

Garanhuns é Tigre, que tem honrado o nome da cidade em várias competições, inclusive regionais e nacionais.

Vale ressaltar que o Sete de Setembro, em seu primeiro ano com o time de futsal, acabou o Pernambucano entre os quatro melhores, desbancando clubes tradicionais.

Força Tigre!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.