quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Garanhuns envia servidores para agilizar concessão de Pensão por Morte em Buíque

A Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS – Garanhuns) enviará dois servidores a Buíque nesta quinta-feira (8) para prestar orientações aos familiares das vítimas da tragédia na BR-116, no Estado da Bahia, ocorrida no último sábado.

Os servidores também vão agendar a concessão da Pensão por Morte. Eles estarão a partir das 9h na Escola Municipal Dr. Cleiton de Freiras Araújo, localizada no Centro da cidade. As famílias poderão receber o benefício em até 30 dias, desde que apresentem a documentação completa no ato da concessão.
.
Mais informações:
Fernanda Beatriz
Comunicação Social - INSS Garanhuns
(87) 3762-8903

Izaías pede mais segurança para Garanhuns em pronunciamento na Assembleia

Ladrões amedrontam os pequenos comerciantes de Garanhuns, no Agreste. A denúncia foi feita, ontem, pelo deputado Izaías Régis (PTB). “No último mês, registrou-se vários assaltos e as principais vítimas não dispõem de condições financeiras para contratar segurança particular”, informou, lembrando, entretanto, que as Polícias Militar e Civil têm promovido “trabalho relevante”.

Na semana passada, por exemplo, prenderam, três acusados.

“É necessário, principalmente neste período festivo, enviar ao Agreste agentes da Inteligência da SDS para apoiar o efetivo local na identificação dos infratores. Solicito o apoio do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio”, declarou o petebista. Hoje (ontem), apareceu uma “nova gangue” assaltou uma farmácia no centro da cidade, ao meio-dia.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Promotora Marinalva Almeida registra a grande perda de Silvana Espinhara para Garanhuns


Meus amigos de Garanhuns,

Concordo integralmente com as palavras da Dra. Karla Fabíola, Juíza da Infância e Juventude de Garanhuns.

Como Promotora da Infância e Juventude, trabalhei muitos anos com SILVANA ESPINHARA, CONSELHEIRA TUTELAR, que hoje partiu para a Espiritualidade e posso afirmar que nossa querida amiga dedicou a sua vida à luta pela defesa das crianças e adolescentes de Garanhuns, como também aos seus familiares.

Quantas vezes ela me procurou angustiada porque crianças estavam sofrendo, passando fome, precisando de socorro? Incontáveis vezes. Tudo fez para ser útil nesta vida.

DEVEMOS A ELA A SOBREVIVÊNCIA DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E DE FAMÍLIAS INTEIRAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA. SILVANA FOI E CONTINUA SENDO PARA MIM, COMO ESPÍRITA, UM ESPÍRITO ILUMINADO, UMA HEROÍNA QUE ENFRENTOU OBSTÁCULOS E SOFRIMENTO DE TODA NATUREZA PARA AJUDAR AO PRÓXIMO.

TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE DEUS, JESUS, MARIA DE NAZARÉ E TODOS OS BONS ESPÍRITOS, HOJE ESTÃO RECEPCIONANDO NOSSA QUERIDA SILVANA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, UMA DISCÍPULA DE JESUS, NA SUA SEARA DE AMOR E CARIDADE.

SIGA EM PAZ SILVANA, TENHA A CERTEZA QUE UM DIA ESTAREMOS TODOS JUNTOS. AGORA TERÁ AINDA MAIS CONDIÇÕES DE AJUDAR AOS NECESSITADOS, POIS O SEU CORAÇÃO DE MÃE DEDICADA SEMPRE TENTARÁ SOCORRER OS QUE SOFREM. NÓS CONTINUAREMOS SEGUINDO SEUS PASSOS E PEDINDO A DEUS PELA SUA FELICIDADE E DE SEUS FAMILIARES. JAMAIS ESQUECEREMOS O SEU BELO EXEMPLO. MUITA LUZ!

Dra. Marinalva Almeida
Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Garanhuns
.

O MELHOR DE GARANHUNS - A melhor parmegiana da cidade! Votem em nossa enquete.


De uma brincadeira no facebook e no twitter chegamos ao blog. Há alguns meses comecei a perguntar onde encontrávamos algo que seria o melhor oferecido em Garanhuns. Na interatividade que têm as mídias sociais, todo mundo começou a optar. Antes no twitter, ontem no facebook. Confesso que depois do FB, deixei o orkut e estou mais relapso com o twitter.

Perguntei onde encontrávamos a melhor parmegiana da cidade. Prato tradicionalíssimo, quase obrigatório em qualquer restaurante, a parmegiana é o filé mais pedido em qualquer cardápio, e como temos uma gastronomia de muito boa qualidade, a galera do facebook rapidamente começou a dar suas sugestões, e até a fazer análises. Alguns não conheciam o Restaurante Nova Garanhuns, conhecido por sua proprietária D. Quitéria na COHAB II.

Pegamos os cinco mais citados e trouxemos para a enquete do blog. Olha que senti falta do Zanzibah, pois também gosto da parmegiana de lá, mas as cinco sugestões, de fato, são de deixar qualquer um com água na boca.

Portanto, votem, vamos escolher a melhor parmegiana da cidade. Aproveitem e dêem suas sugestões, até populares. Por exemplo, onde encontramos a melhor tripa e o caldinho de dobradinha! rsrsrs

ESTUDANTES DA AESGA MAIS PRÓXIMOS DE BOLSAS DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL‏



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) investe forte no segmento de bolsas de estudo. A idéia, segundo a presidente da Instituição, professora Eliane Simões, é oportunizar, de forma igualitária e justa, aos diversos públicos, especialmente aqueles oriundos de escolas públicas, uma formação superior de qualidade nos diversos cursos de graduação que a Autarquia dispõe por meio das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).
 
Atualmente a Instituição oferece um Sistema de Bolsas de Estudo próprio, por meio da qual também disponibiliza bolsas de estudo para os alunos da Autarquia. Além destas, a AESGA dispõe ainda de 311 bolsas de estudo, oferecidas por meio do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

A novidade agora que, junto a estas formas de financiamento estudantil, a Autarquia também busca parceria junto ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), Programa que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

“A nossa meta é dispor de todas as maneiras de financiamento possíveis, como forma de oportunizar o estudante que busca qualificação profissional, porém que não tem condições de garantir seus estudos em Instituições privadas ou Autarquias Municipais. Por este motivo, vamos continuar lutando para ampliar ainda mais as nossas parcerias”, afirmou a presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar.
 

Falece Silvana, conselheira tutelar de Garanhuns

                                                  foto do Blog do Roberto Almeida

Escrevo a este conceituado blog com a triste missão de noticiar o falecimento de nossa querida Silvana, Conselheira Tutelar de Garanhuns, exemplo de dedicação e compromisso com a causa da infância e juventude.

Era uma pessoa aguerrida, determinada, atuante e ética. Honrou, com muito mérito, seu mandato de conselheira tutelar. Nos últimos meses, apesar de enferma, estava sempre disponível: onde houvesse uma criança ou adolescente em situação de risco, lá estava Silvana a fim de protegê-lo! Um verdadeiro anjo da guarda materializado para centenas de crianças e adolescentes de nosso município.

Conviver com Silvana foi um privilégio e um importante aprendizado. Sabia dosar, como ninguém, humildade e determinação. Falava a língua do amor e da caridade. Dava de si, sem pensar em si.

Garanhuns amanheceu órfão: faleceu nossa guerreira!

Com imenso pesar,

Dra. Karla Fabíola Rafael Peixoto Dantas
Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns

Garanhuns representada em seminário sobre a Cultura Afro-Brasileira em Seminário no Distrito Federal


Numa realização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Governo Federal, será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília-DF, o Seminário do Ano Afro descendente.

O Evento tem como objetivo principal discutir questões relacionadas as Comunidades Quilombolas e Indígenas, como também fortalecer a implementação da Lei nº 10639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, visando incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática: “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Na ocasião, a supervisora Educacional, Karine Kelly Siqueira, representará a secretaria de Educação Municipal, levando sugestões e questionamentos relacionados as Comunidades Quilombolas fixadas no Agreste Meridional. “Nós estamos desenvolvendo ações diversificadas, a exemplo da identidade quilombola em todas as Escolas da Rede. No Seminário, iremos discutir além da temática principal, o currículo das Escolas Quilombolas, dentre outros temas”, destacou a Supervisora Educacional.

Alves Motos em Canhotinho


A Alves Motos inaugurou nesta segunda-feira(05/12), um novo ponto de vendas na cidade de Canhotinho. Os clientes da cidade e região tem agora financiamento e Consórcio Nacional Honda ainda mais próximos. O ponto de vendas chega oferecendo serviços como: oferta de lances, simulação de planos e valores, e todas as facilidades que você já encontrava em nossa loja matriz.

Se você é de Canhotinho e região passe para conhecer nossas instalações e aproveite as ofertas Alves Motos com a comodidade de estar em casa. Localizada no centro da cidade ao lado do posto do Detran.
 
Segurança no trânsito: Use capacete.

Blog Agenda Garanhuns comemora os 110 anos do escritor Luís Jardim com grande programação


Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro próximo, a cidade de Garanhuns estará celebrando os 110 anos do escritor garanhuense Luís Jardim (1901-1987), através do Projeto Agenda Literária, que é uma realização do Blog Agenda Garanhuns. O evento pretende reunir literatos, leitores, professores, estudantes, jornalistas, artistas, amantes das artes, e a população em geral, para uma ocasião em que se evocará a obra deste que é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX.

Em sua 1ª edição, visando promover ações voltadas para Literatura no âmbito da cidade, estimulando os munícipes, com isso, para a prática da leitura e da escrita, o Agenda Literária dá seus primeiros passos para adotar seu caráter itinerante, indo, portanto, a bibliotecas, escolas, faculdades, feiras literárias e eventos culturais afins, sempre tendo como foco as produções literárias contemporâneas e outras que anseiam seu devido registro.

Desta feita, realizado em parceria com a Trupe Azimute, tendo ao apoio do webdesigner Jorge Calçado e da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, esta celebração ao nome de Jardim quer instigar a preservação da obra e da memória do autor de Maria Perigosa. Para tanto, em sua programação, o evento conta com espetáculos teatrais infantil e adulto, leitura comentada, painel temático e exibição de curta-metragem.

PROGRAMAÇÃO

Dia 07/12/2011 (quarta-feira)

• 19h30 – "Vicência" (Espetáculo adulto baseado no conto “Paisagem Perdida” de Luís Jardim). Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Dia 08/12/2011 (quinta-feira)

• 10h – "Aruá, o boi encantado" (Espetáculo infantil baseado no livro de Luís Jardim "Aruá, o boi encantado"). Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
• 15h – "Aruá, o boi encantado" (Espetáculo infantil baseado no livro de Luís Jardim "Aruá, o boi encantado"). Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
• 19h30 – Leitura comentada da obra de Luís Jardim
(com os escritores Mário Rodrigues e Nivaldo Tenório)
Local: Biblioteca Luiz Brasil (Parque Euclides Dourado)

Dia 09/12/2011 (sexta-feira)

• 19h30 – Painel temático: As múltiplas faces e Vida de Luís Jardim
(com o biógrafo Marcílio Reinaux e o ex-prefeito Ivo Amaral).
Local: Biblioteca Luiz Brasil (Parque Euclides Dourado)
• 21h – Exibição do curta "Os cegos", baseado em conto de Luís Jardim "Os Cegos"
Local: Biblioteca Luiz Brasil (Parque Euclides Dourado)

Realização:
Blog Agenda Garanhuns
Parceria:
Troupe Azimute

Apoio:
Prefeitura de Garanhuns
.

Agora comigo: ES-PE-TA-CU-LAR!!!!!! (Sem mais palavras!)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.