terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vereador de Bom Conselho escreve ao blog

O vereador da terra do Papacaça, Carlos Alberto, já havia também pensado na duplicação da PE-218, no trecho Garanhuns a Bom Conselho, aproveitando o desenvolvimento que a duplicação da BR-423 deve trazer para nossa cidade. Duplicar até Bom Conselho seria interessante sob qualquer ponto de vista, principalmente econômico e turístico, como citamos aqui alguns posts abaixo. Por isto, Carlos Alberto nos envia uma mensagem através dos comentários. confiram.

Amigo Ronaldo, parabenizo sua Matéria e concordo sim, com essa possibilidade, de estender a duplicação até a PE - 218, tanto que fiz questão junto com o meu amigo Gilmar Aleixo em direcionar esse pleito de interesse popular aos cuidados do Governador que mais faz pelo Agreste Meridional, Eduardo Campos!

Prefeitura homenageia desportistas de Garanhuns


Fechar em grande estilo um ano de importantes resultados nos esportes de Garanhuns. É com esse objetivo que a Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, promove na próxima quarta-feira, dia 14, nos salões da AGA, uma solenidade em homenagem aos Campeões de 2011.

Na oportunidade, será entregue o Troféu Josmar Brandão da Silva – Mazinho. Atletas, agentes públicos e entidades locais serão agraciados com a comenda que leva o nome do desportista e professor de Educação Física com destacada atuação no cenário esportivo garanhuense. “O Prefeito Luiz Carlos presta esta justa homenagem ao professor Mazinho, bem como àqueles que contribuíram para que tivéssemos um ano maravilhoso nos esportes locais”, registra o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

A solenidade tem inicio as 19h30mim e será restrita a convidados.
.
AGORA COMIGO: Garanhuns teve um ano maravilhoso nos esportes. Atletismo, judô, karatê, futsal, xadrez, etc. Ainda recebemos vários torneios regionais, como o JOCIPE em sua fase final.

É justo que haja esta confraternização e se reconheça o esforço destes atletas e desportistas em geral que contribuíram para colocar Garanhuns no podium e nos holofotes, dando visibilidade à nossa cidade!

Brejão ganha Centro de Inclusão Produtiva do Governo do Estado



A secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) inaugurou na tarde desta terça-feira a unidade do Centro de Inclusão Produtiva – CIP de Brejão, no Agreste do Estado. A iniciativa, que faz parte das estratégias de combate à pobreza extrema no país do Plano Brasil sem Miséria, visa qualificar profissionalmente 200 famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, só neste mês, a SEDSDH espera implantar 28 novos CIP’s no Estado. A ação do Programa Pernambuco no Batente conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Segundo Laura Gomes, secretária responsável pela pasta, a expectativa é qualificar só neste ano mais de oito mil famílias das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Ela explicou que vai desenvolver ações de Inclusão Produtiva em 41 municípios pernambucanos. Pelas contas da gestora, em nove cidades a qualificação já começou. “Atualmente, pelo Compromisso Nacional, já desenvolvemos ações para quase duas mil famílias. Agora, estamos ampliando e contemplando mais pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza”, frisou.

A proposta da SEDSDH com a implantação de novos CIP’s é desenvolver competências e técnicas para a inserção de beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, no mundo produtivo, visando à sustentabilidade individual, familiar e coletiva, por meio da qualificação profissional.

Em Brejão, o Pernambuco no Batente está levando qualificação na área de Agroindústria de Processamento Primário de Frutas, que corresponde à preparação de doces, compotas, polpas, licores, etc. Além dessas cadeias produtivas, a SEDSDH estará realizando curso nas áreas Têxtil, Laticínios, Aquicultura e Pesca Marítima, Agricultura Familiar e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Durante a qualificação, os participantes do curso terão a oportunidade de conhecer a rotina dos profissionais da área escolhida. Ao todo, serão 460h/a, divididas em qualificação social (80h/a), qualificação profissional (300h/a) e produtiva (80h/a).

Silvana Espinhara deve dar nome a Casa dos Conselhos

Garanhuns sentiu a perda da conselheira tutelar Silvana Espinhara, e muitas pessoas estão demonstrando o carinho que tinham pela guerreira que fez de sua vida uma luta missionária pelas crianças e adolescentes desamparados de nossa cidade.

Suas qualidades de mãe e de mulher também estão sendo citadas, além de seu compromisso cidadão com Garanhuns, por tudo isto, nossa cidade tem o dever de contar pro futuro sobre este exemplo, e na sua área de atuação, nada melhor que batizar a Casa dos Conselhos, que abriga o Conselho Tutelar de "Casa Conselheira Silvana Espinhara". 

Fica aqui a sugestão à edilidade garanhuense ou aos responsáveis pela entidade em nosso município.

E aí, quem concorda?

Prefeitura realiza festa de Natal para dez mil crianças

sem imagem

Visando proporcionar um Natal ainda mais alegre para as crianças de Garanhuns, a Prefeitura do Município promove, pelo segundo ano consecutivo, no próximo domingo, dia 18 de dezembro, das 14 as 17 horas, no Parque Euclides Dourado, o Natal das Crianças de Garanhuns.

A festividade será marcada pela presença do Papai Noel; distribuição de presentes, doces e lanches; além de um show de natal da Xuxa Cover. As senhas para distribuição do lanche e dos presentes serão distribuídas no Parque Euclides Dourado – local do Evento – a partir das 13 horas.

A expectativa da Prefeitura é de que dez mil crianças sejam contempladas neste dia. Para atender a este Público, a Prefeitura vai disponibilizar banheiros químicos, área coberta e espaços para possíveis atendimentos médicos, dotados de ambulância e enfermeiros. A festa também será marcada pela participação da Guarda Municipal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, além de monitores que atuarão na organização das filas no ato da distribuição dos presentes e do lanche. “O objetivo é garantir uma festa bonita e segura para as crianças que visitarão o Parque Euclides Dourado neste dia”, registra o Prefeito Luiz Carlos.

As secretarias de Assistência Social e Comunicação Social e Esportes são as responsáveis pela execução do Evento.

BOMBA - Nestlé vai aumentar capacidade da fábrica de Garanhuns

Ivan Zurita, presidente da subsidiária brasileira da Nestlé, afirmou ao jornal Valor Econômico que estuda construir nova unidade no país.

O cenário de crise externa e as incertezas sobre quais serão os reflexos da turbulência para o mercado interno brasileiro não alteraram os planos de investimentos da Nestlé no Brasil. Em 2012, a companhia planeja investir, no mínimo, R$ 500 milhões.

"Acabamos de aprovar o plano de investimentos para o próximo ano, que inclui expansão, pois as capacidades estão tomadas", disse Ivan Zurita, presidente da subsidiária da Nestlé, ao Brasil Econômico, em evento do Grupo Lide realizado recentemente.

Sem ainda revelar detalhes, Zurita não descarta, inclusive, a construção de uma nova fábrica no país. "Nós temos [nova fábrica] prevista, não está aprovada ainda, vamos discutir isso agora.

A cada 3% de crescimento preciso de uma nova unidade e estou prevendo crescer mais de 3% em 2012". Por enquanto, o executivo revela, apenas, quais são as fábricas que entraram na lista de reformas.

Por enquanto, cinco das 31 unidades brasileiras vão ganhar em capacidade. Duas delas, a de Garanhuns (PE) e a de Carazinho (RS), foram inauguradas em 2010.

A primeira detém iogurtes e bebidas lácteas fermentadas em seu portfólio de produtos e tinha capacidade de fabricar 50 mil toneladas por ano quando entrou em atividade.

Já a segunda, arrematada da Parmalat, quando inaugurada, somava capacidade de 150 mil litros/ano e produzia leite condensado e creme de leite.

A fábrica de Feira de Santana, a mais expressiva da companhia na região Nordeste, também vai passar por nova expansão, segundo Zurita. A unidade abastece também o Norte do país e de lá saem uma diversidade
de produtos, como sucos e leite em pó, miojo, cereal e café solúvel.

Ainda em solo baiano, a empresa detém uma unidade em Itabuna, que também será reformada, assim como a de Araras, no interior de São Paulo. Além de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul, a
companhia tem fábricas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

Expectativa
 
Ivan Zurita está otimista, mas admite que o cenário econômico no Brasil deve ser avaliado com cautela. "Não nos assusta a turbulência porque o mercado interno sustenta qualquer tipo de atividade, sobretudo quando há 30 milhões a mais de consumidores em potencial", diz.
 
Um dos motivos que o ajudam a ver 2012 com bons olhos é o reajuste do salário mínimo, esperado para janeiro, e que reforçará o poder de compra das classes menos favorecidas.

"Mas é claro, o ano que vem será diferente deste. Somos otimistas, com cautela", ressalta. "Temos que ficar atentos porque a velocidade das decisões vai fazer a diferença", acrescenta.

Mesmo que os alimentos não sejam os primeiros itens cortados do orçamento das famílias em momento de desaceleração, há riscos. "Tudo vai depender da inflação. Os itens mais caros, como iogurtes e alimentos prontos, foram os últimos a entrar na lista de compras e serão os primeiros a sair se oscilarem muito", avalia Cláudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração do Varejo (Provar), da USP.
.
fonte:
.
com a informação da jornalista Jacqueline Menezes

Cine Theatro apresenta o curta Garanhuns Cidade das Flores

foto: Tito Garcez 

Na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, o Cine Theatro exibe o Curta Metragem: Garanhuns Cidade das Flores. A sessão gratuita acontece às 19h30min no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

Já no próximo mês de janeiro, o Cine prepara a estréia da Sessão Pipoca. A idéia é proporcionar mais lazer nas férias da criançada. Na programação constam os filmes infantis: Tainá, Rio, Kiriku e a Feiticeira, assim como Doutores da Alegria. A sessão infantil acontecerá todas as quintas-feiras do mês de janeiro, a partir das 15 horas. A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, viabilizada através do projeto Mais Cultura.

= CINE THEATRO - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO =

Dia 22/ 12 – Quincas Berro D’água
Dia 05/01/2012 – Tainá
Dia 05/ 01 – As Melhores coisas do Mundo
Dia 12/ 01 – Rio
Dia 12/ 01 – Primo Basílio
Dia 19/ 01 – Kiriku e a Feiticeira
Dia 19/ 01 – Besouro
Dia 26/ 01 – Doutores da Alegria
Dia 26/ 01 – Salve Geral

Alves Motos participa de campanha de prevenção de acidentes

Um grupo formado pelas concessionárias Honda do estado acaba de lançar a nova campanha de conscientização dos motociclistas em Pernambuco com o titulo de "Pilotagem consciente, para seguir a vida em frente", demostrando a importância de uma pilotagem segura e consciente nas vias de trânsito.

A campanha tem o objetivo de alertar os motociclistas para os perigos que a falta de medidas de prevenção e a imprudência causam as pessoas. Os anúncios trazem informações de medidas e responsabilidades básicas que oferecem mais segurança aos motoristas, pilotos e pedestres. Medidas como usar sempre o capacete, não pilotar ao ingerir bebida alcoólica e ultrapasssar sempre com segurança.
 
Confira o vídeo da campanha e passe adiante!
 

Quadro político em Garanhuns começa a ficar mais claro e caminha para ter de quatro a seis candidaturas


Na última campanha tivemos cinco candidatos em Garanhuns: Luís Carlos, Zé da Luz, Adolfo Lopes, Álvaro Fernandes e Paulo Camelo. Em 2012, a coisa segue no mesmo ritmo. Vejamos!

Izaías Régis já lançou sua candidatura e só sai da disputa se vier uma ordem superior, ou seja, caso Armando Monteiro intervenha depois de se acertar lá em cima diretamente com o governador. Até lá, Izaías é candidato. E acho pouco provável Armando abrir mão de Garanhuns.

Aurora é a candidata de Silvino, não tenham dúvidas. Muito dificilmente o ex-prefeito deixaria de apoiar a esposa para subir no palanque de outro candidato, e mesmo sabendo que teria total condições de vencer o pleito caso fosse ele mesmo o candidato, Silvino sabe das dificuldades de reverter o processo, e por isto prefere seguir com a candidatura de Aurora. E ele já disse, ela não é vice de ninguém. Silvino tem conversado com o prefeito, aliás se aproximou mais que muitos aliados de Luís Carlos, principalmente depois do movimento contra Antônio João, o prefeito ficou ilhado entre o apoio a Izaías, Zé da Luz e Antônio João Dourado. Silvino também espera contar com o apoio daqueles que já estiveram do seu lado, como Sivaldo Albino, João Guido, Helder Carvalho, Julio Cesar, etc.

A Luis Carlos caberia indicar o vice. Nomes como Julio Cesar e Dimas Carvalho estariam mais próximos dessa vaga. Mas outros nomes correm por fora, como Hélder Carvalho, Sílvio Sabino e Marcelo Marçal.

O nome de Dimas como candidato a prefeito, somente se não desse certo o acordo entre Luís Carlos e Silvino. Aí Dimas assumiria a chapa branca!

O PSB tem candidato, sendo ele Antônio João Dourado ou não. Caso o grupo que tem se mobilizado para oferecer outra opção consiga derrubar o projeto do lajedense, terá portanto candidato. Caso não consiga, será Antônio João mesmo, que já está se realizando reuniões em Garanhuns.

Paulo Camelo é candidato.

Bem, aí já temos quatro candidaturas. Em 2008, a candidatura de Álvaro nasceu de um racha, assim pode acontecer também em 2012. Por exemplo, algum partido insatisfeito com a imposição do nome de Antônio João no PSB local, pode lançar seu próprio candidato. Quem sabe o PT, que pode lançar Rosa Quidute.

Outros partidos também dispõem de nomes que podem entrar no processo. Hélder Carvalho do PMN está ansioso, e se entre os candidatos não tiver uma opção jovem que lhe agrade, ele pode lançar seu nome.

O PSDC tem três bons nomes para a disputa: Audálio Filho, Alcindo Menezes e Neide Brandão. Quem sabe o partido, diante do quadro, resolva correr em faixa própria.

Tem ainda Jarbas Brandão.

Sivaldo Albino não tem o que perder. Seu nome está colocado como candidato a prefeito. Em um dos quadros da pesquisa da DatAgreste, apareceu bem na terceira colocação. Seu irmão Johny Albino está se preparando para ser o candidato a vereador, aliás, o PPS tem quadro próprio de candidatos a vereador, tem o apoio incondicional de Jungmann, qualquer que seja a decisão do partido, portanto, Sivaldo entra na campanha para prefeito, a não ser que participe do projeto de Silvino, mais uma vez, quem sabe com a possibilidade de ser o candidato a deputado do grupo, já que na última eleição surpreendeu muita gente tendo mais de 8 mil votos em Garanhuns, lutando contra as forças maiores de Izaías e Zé da Luz, e um mundo de candidatos de outras cidades que tiram votos daqui. Quem sabe uma boa proposta para vice faça Sivaldo pensar, mas ele já disse várias vezes que gostaria de ser candidato a prefeito, e isto deve estar sendo ponderado agora.

...E Zé da Luz. Este ninguém sabe, ninguém viu. Desapareceu. Sempre bem nas pesquisas, o ex-prefeito de Caetés imergiu, talvez aguardando a definição de sua vida política. Se sobrar uma vaga de deputado ele sai da campanha de Garanhuns, e pode ficar com o candidato do palácio, embora tenha uma dívida eleitoral com nomes como Sivaldo, Ivo Amaral e Silvino Duarte, que deram as mãos num palanque monstrengo na última eleição para apoiar o candidato do partido do governador. 

Zé pode ser sim ainda candidato, ele só está aguardando.

Temos os primeiros quatro nomes, e do amontoado de partidos e pré-candidatos pode escapar mais um ou dois, quando chegaríamos a seis candidaturas, e aí, voltamos aquele patamar dos 30%, quem alcançar esta marca será o futuro prefeito de Garanhuns. Para perder com este percentual, somente em uma campanha polarizada, o que, pelo andar da carruagem, vai ficando difícil, muito difícil.   

Será que sendo Antônio João o candidato do PSB, os partidos voltariam a se unir, agora pra valer para lançar uma única candidatura? Difícil, muito difícil, mas não impossível.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.