CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG: CONTATO (87) 9.9988.0423

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Amigos realizam Caminhada Ecumênica em Garanhuns


O incansável grupo de amigos caminhantes do Parque Euclides Dourado, parceiro do programa O Arraiá do Gláucio Costa da Rádio Marano, realiza junto com o Matuto Cantador, uma caminhada em nome da fraternidade, ecumênica, entitulada GARANHUNS  ABRAÇA O NATAL.

A caminhada acontece no próximo domingo, dia 18, saindo do Parque às 6 da matina, com destino às Igrejas, Seminário São José, Catedral de Santo Antônio e Igreja Central Presbiteriana, no centro da cidade.

O objetivo é a preparação para o natal, o "advento", e a confraternização entre os amigos!

O convite é extensivo a todos que queiram participar!

Os amigos Caminhando no Parque e o Arraiá de Gláucio contam com o apoio da Diocese de Garanhuns e Igrejas Evangélicas.

CDL Garanhuns presta contas do trabalho em 2011


O presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, reuniu sua diretoria e recebeu a sociedade, principalmente as entidades parceiras, para prestar contas do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Durante os rápidos pronunciamentos, temas diretamente ligados ao município e ao cotidiano do comércio e os empresários foram citados pelas pessoas que usaram a palavra.

O presidente da CDL Jovem, Paulinho Brasileiro, lembrou o trabalho liderado pela CDL de debate sobre a substituição tributária, que chegou até o governador, com resultados positivos para o comércio, inclusive de outros municípios, mostrando que a entidade se abriu às discussões de temas relevantes, como foi também a questão da FAMEG, que foi motivo de uma reunião específica no auditório da CDL.

A Convenção Estadual da FCDL, que aconteceu em Garanhuns no mês de agosto também foi motivo de satisfação, pois resgatou a liderança regional que a cidade tem no cenário pernambucano, e mostrou a capacidade do município em realizar eventos deste porte.

Vários cursos foram realizados pela entidade ao longo do ano, muitos deles em parcerias com outros órgãos, como o Sebrae, que estava representado pelo seu gestor local, Mosh Dayan, que fez inclusive um pedido à classe empresarial por uma maior participação nas decisões políticas de Garanhuns.

Outro tema bastante importante foi a segurança, Paulinho Brasileiro, depois seguido por Fernando Couto, enfatizaram a parceria com o 9º BPM, na questão da seguranças, principalmente do centro da cidade, devido os constantes assaltos. Um plano de monitoramento em vídeo já foi testado, e a possibilidade de implementar em 2012 é muito grande. Para isso, disse Couto, precisa haver o apoio financeiro dos associados. A polícia já está fazendo sua parte, inclusive na aquisição de parte das câmeras. É pensamento dos dirigentes, levar o monitoramento também para o centro comercial da Av. Duque de Caxias e Av. Rui Barbosa.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren, representando o prefeito Luís Carlos, versou sobre as parcerias entre o órgão municipal e a CDL, assim como o Pró-Reitor de Interiorização da UPE, Pedro Falcão, que dissertou sobre o crescimento educacional em Garanhuns e o impacto positivo no comércio, citando também a UFRPE e a AESGA.

Pedro Falcão parabenizou Fernando Couto pela recondução à presidência da entidade, e João de Barros, representando o sindicato patronal do comércio, fez considerações sobre as ações do órgão, principalmente citando o sucesso da Convenção em Garanhuns.

Ao final, Fernando Couto agradeceu a todos depois de uma rápida retrospectiva de 2011, renovando o espírito trabalhador para o ano que está chegando. Na plateia, que lotava o local, pessoas que fazem Garanhuns, como Neide Brandão, gerente da CAIXA, José Carlos do Conselho Regional de Contabilidade, Givaldo Calado, Empresário, Audálio Filho, Paulo Ramos, entre tantos outros comerciantes, imprensa e representantes de entidades.

SEDE DA GERES É ENTREGUE HOJE, APÓS 03 MESES DE REFORMA

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, entrega, hoje sexta-feira (16/12), às 11h, a reforma da sede da V Gerência Regional de Saúde (Geres), localizada na Av. Joaquim Távora, 240, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns. A Quinta Geres tem abrangência para 21 municípios do Agreste Meridional, onde residem 510 mil pessoas. Na reforma do teto, do laboratório de patologia e pintura, além da modernização de toda a estrutura elétrica e hidráulica, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiu, aproximadamente, R$ 700 mil.

“A sede da V Geres passou por uma grande reforma, além da pintura e recuperação da cobertura, tivemos a oportunidade de ampliar esta obra para a reestruturação da parte hidráulica e elétrica. Esta melhoria, no espaço físico da Geres, vai trazer muitos benefícios. O primeiro deles é ocupação de todas as áreas da sede, uma vez que muitas delas estavam inutilizadas. Com isso, vamos poder redistribuir nosso quadro funcional, trazendo mais benefício para os servidores, facilitando a tomada de decisões, com maior rapidez”, explica o gerente da V Geres, Elenilson Liberato.

O órgão conta estacionamento e os setores administrativo, financeiro, vigilância epidemiológica e sanitária, atenção básica, Mãe Coruja e Ouvidoria, entre outros.

MISSÃO – As Geres são unidades administrativas da SES distribuídas em todo o Estado, com importante papel na implantação da Política Estadual de Saúde, especialmente no Interior, atuando no apoio à atenção básica, supervisão das ações municipais, reestruturação dos hospitais regionais, combate à mortalidade materno-infantil e enfrentamento das mais diversas endemias. Ao todo, o Estado conta com onze Geres. A V abrange os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns (Sede), Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha. Em seu território, está o Hospital Regional Dom Moura, referência em clínica médica e cirúrgica, obstetrícia (com partos de alto risco), pediatria e ortopedia.

Vice-governador e Secretário de Saúde de Pernambuco em Garanhuns para lançar Núcleo Intermunicipal de Saúde

A CODEAM - Comissão do Desenvolvimento do Agreste Meridional, e seu presidente Eudson Caão, convidam para a reunião de assinatura do lançamento do NIS – Núcleo Intermunicipal de Saúde, que acontecerá nesta sextafeira, dia 16, às 10:00h., na sede da CODEAM, com as presenças confirmadas do Vice-Governador do Estado, Dr. João Lyra Neto e do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio Carlos dos Santos Figueira.

A CODEAM aproveita para reforçar o convite da V Geres, para inauguração de reforma que acontece também hoje às 11:00h. localizada a Rua Joaquim Távora, 240, bairro - Heliópolis, em Garanhuns.

DVD da TROPICANA vem com uma grata surpresa! Confira!



Em 2002, tive a felicidade de gravar um CD com as minhas composições interpretadas por amigos de Garanhuns. Algumas pessoas pedem o CD, e de fato, não temos (nem o nosso!). Ou melhor, não tínhamos.

Os primeiros 200 DVD´s da TROPICANA virão com esta surpresa. Aquele CD incluso. Portanto, o nosso novo trabalho é triplo. O próprio DVD, o CD do show no Festival de Inverno de Garanhuns e o CD de dez anos atrás, sem alterações nas gravações! Nomes como Jonas Lira, Carlos Janduy, Aldejan, Léo Band, Zezinho de Garanhuns, Noel Fifa, Lula, Maurilinho Mattos, Paulo Ferreira, entre outros amigos, colocando voz em nossas canções! Isto é maravilhoso!

O lançamento na época foi muito bonito e prestigiado no SESC. Assim, resgato a matéria no Correio Sete Colinas, escrita na época pelo Carlos Janduy.
.
.
No último dia 29, aconteceu o lançamento do CD "A Terra de Dominguinhos", de Ronaldo César. O evento foi prestigiado por um grande público, que lotou o salão do SESC - Garanhuns.

A solenidade foi conduzida por Luciano André e este colunista. O Grupo Cultural Arrasta-pé, que há mais de dez anos vem realizando um belíssimo trabalho que enaltece Garanhuns, por onde passa, foi representado por oito dançarinos, que se apresentaram ao som de duas faixas do CD lançado.

O Prof. Edelson Lima representou a Gerente do SESC, Maria das Graças Carneiro; Prof. Albérico Fernandes, Diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, falou em nome de todos os patrocinadores. Já os intérpretes que participaram do CD foram representados por Auderjan, um dos grandes musicistas da nossa região.

O Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jorge Branco, representando o Prefeito Silvino Andrade, fez seu pronunciamento, enfatizando o talento e a determinação dos artistas de Garanhuns.

Durante a solenidade, foram mostrados trechos de todas as faixas e apresentados os intérpretes que puderam estar presentes.

Emocionado, Ronaldo César falou do processo de realização do trabalho e agradeceu aos amigos que de forma efetiva contribuíram com seu projeto.

Há mais de cinco anos, Ronaldo colabora com vários jornais da cidade. Atualmente escreve para o Correio Sete Colinas e para o site do provedor de internet Bluenet. Sempre gostou de compor, mas só em 2000, começou a mostrar seus dons musicais, quando concorreu na 7ª Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns e recebeu prêmio de Melhor Música Original, acontecendo o mesmo na 8ª edição da referida Mostra.

Segundo o compositor, seu projeto busca resgatar ritmos regionais como xote, côco, ciranda, frevo e outros, reconhecendo e enaltecendo a música regional como uma fonte inesgotável de cultura, tradição e aprendizado.

Ronaldo César é um apaixonado por Luiz Gonzaga, e procura trilhar pelos maravilhosos ensinamentos do Rei do Baião, consciente de que grandes nomes da Música Popular Brasileira, fazem o mesmo.

O CD
Título: A Música de Ronaldo César - A Terra de Dominguinhos
 
Repertório: 12 composições de Ronaldo César e duas em parceria com Carlos Janduy. Intérpretes convidados: Auderjan, Carlos Janduy, Jonas Lira, Josias Gomes, Josué Melo, Léo Band, Lula Timóteo, Maurilinho Matos, Noel Fifa, Paulo Henrique, Piteko Lima, Nildo Henrique (Puro Swing) e Zezinho de Garanhuns.
Produção Executiva: Ronaldo César
Produção Musical, Arranjos e Mixagem: Roberto Lima (Promidia Studio)
Fotos: Hélder Carvalho e Ronaldo César
Projeto Gráfico: Ronaldo César e Wilksoniery França
Arte-final: Rilton Souza
Músicos: Roberto Lima (Sequencer e Guitarra), João Rufino e Zirano (Sanfona), Lourinho Leite (Baixo), Deto Silva (Zabumba) e Ilâna (Vocais).
Apoio Cultural: Casa das Balas, Colégio Diocesano de Garanhuns, Colégio Santa Joana D'Arc, Correio Sete Colinas, Digital Home Studio, Farmácias Maurício, Flocos de Milho Delmil, Loc Vídeo, Mano Construções, Mário Motos, Portal Garanhuns Med, Prefeitura Municipal de Garanhuns e SESC - Garanhuns.
(Carlos Janduy)
.
AGORA COMIGO: Observem que há dez anos atrás, pudemos contar com gente que ainda hoje faz nossa cidade acontecer.

Nosso sanfoneiro foi o Cego do Piado (João Rufino), que alegria! E tanta gente boa, artistas e parceiros que possibilitaram a realização daquele sonho!

Sonhar não custa nada! Não se paga pra sonhar!

E como estamos realizando mais um, nada melhor que sonhar juntos!

Quem não pode conhecer o primeiro trabalho gravado, tem agora esta possibilidade! Mas lembrem, são apenas os primeiros duzentos álbuns!

Reservas: (87) 9988.0423
.

NOTA PÚBLICA DA FRENTE CONTRA ENERGIA SUJA

Sobre as declarações do Ilmo. Sr. Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS, Sérgio Xavier, publicadas nos meios de comunicações sobre a Termelétrica Suape III, em que afirma que o objetivo do governo é de “manter a construção da usina em Pernambuco e fazer uma adaptação técnica para que a usina funcione com gás natural ao invés do óleo combustível”; a Frente contra Energia Suja, vem a público manifestar:

1- Sua indignação e contrariedade sobre o que foi comunicado a população pernambucana em relação a solução encontrada para manter a construção da termelétrica Suape III, anunciada pelo Governo Estadual (13/09/2011), como a maior do mundo. Sua instalação em Pernambuco atropela simultaneamente a política climática (PNMC – Plano Nacional sobre Mudança do Clima), o Plano Brasil Maior, e o Documento de Contribuição Brasileira à Conferência Rio+20, pois se opõe – em gênero, número e grau a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). A cada dia de funcionamento esta usina, caso instalada, consumirá 8.000 toneladas de óleo combustível marítimo tipo bunker C, e emitirá para o meio ambiente 24.000 toneladas de CO2, além de outros gases e particulados perigosos a saúde publica.

2- Além de argumentos econômicos contrários, pois é uma energia cara e refletirá na conta dos consumidores; dos argumentos ambientais pois utiliza um combustível que não é mais utilizado em vários países do mundo para gerar energia elétrica, devido ao alto risco que apresenta, no transporte, uso e armazenamento; e do ponto de vista da empregabilidade pois gera poucos postos de trabalho em relação a outras alternativas, existe ainda uma questão fundamental e essencial que inviabiliza a solução proposta pelo governo estadual.

3- Como todos sabem (será que o Sr Secretario sabe?) a Petrobras é a maior produtora brasileira de gás natural e a única transportadora e importadora do combustível. No dia 22 de novembro de 2011 ela avisou através do Sr. Presidente José Sergio Gabrielli que não vai assinar novos contratos para fornecimento de gás. Foi o próprio presidente da Petrobras que afirmou que os contratos que já foram assinados estão garantidos e não há gás disponível para outros contratos até 2016.

4- Logo não existe a possibilidade da reconversão de Suape III, de óleo combustível para gás natural, porque a Petrobras não vai fornecer gás natural, por uma única razão, ela não tem gás para vender. Para seu pleno funcionamento Suape III necessitaria ao menos de 5 milhões de m3/dia.

5- As declarações do Ilmo Sr. Secretario serve tão somente para desviar a atenção de uma discussão sobre a real necessidade de instalar mais uma termelétrica funcionando a combustível fóssil no território do Complexo Portuário Industrial de Suape. Ali já existem a TermoPernambuco (520 MW), Suape II (380 MW) e a futura termelétrica da Refinaria Abreu e Lima (200 MW).

6- Não se pode continuar fingindo não saber que o uso de combustíveis fósseis na geração elétrica e em outras atividades, da produção ao transporte, é a principal causa do aquecimento global, com consequências diretas nas mudanças climáticas e assim na intensificação de fenômenos fisicos como inundações, estiagens, extinção de espécies, entre outros.

7- Dai propomos uma discussão ampla, democrática com a sociedade pernambucana sobre os rumos de um desenvolvimento sustentável para o Estado, que leve em conta opções energética limpas (solar, eólica, biomassa) e eficiência energética, e que resolva os problemas básicos da população como emprego, geração de renda, transporte, saúde, alimentação, educação, saneamento, segurança, lazer.

Recife, 14 de dezembro de 2011.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.