segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PERNAMBUCO NA ERA INDUSTRIAL - Por Ademilto Correia


Pernambuco nos últimos anos tem sido palco de uma grande revolução industrial. Se em décadas passadas o Estado estava praticamente em processo de abandono no desenvolvimento da indústria, nos últimos anos tem dado um salto de crescimento.

Essa mudança se deu principalmente com a política do Ex-Presidente da República Luis Inácio e a implantação do Porto de Suape, que vem atraindo ano a ano indústrias de diversos setores, a implantação do estaleiro Atlântico Sul, a Refinaria de Petróleo, entre outros. Mas não é apenas a região de Suape que tem crescido no processo de industrialização, em cidades do interior do estado foram tem sido implantadas novas indústrias, iniciando o processo de mudança das economias locais e regionais.

Nesse sentido podemos citar as cidades de Bom Conselho que recebeu a Brasil Foods (Perdigão / Sadia / Batavo / Elegê / Bovinos / Cotochés), Vitória de Santo Antão, Sadia e Kaft Foods, Goiana, Fiat e Hemobrás. Essa migração de uma sociedade que antes era baseada na economia agropecuária, passa a ter a indústria como principal fonte de crescimento, que tem exigido mudanças de todos os níveis: criação de infraestrutura por parte do Estado e principalmente a necessidade e surgimento de novas demandas de cursos que capacitem os profissionais para atuarem neste setor.

Já são inúmeras as iniciativas das escolas técnicas, faculdades e universidades nesse sentido. Os cursos técnicos e superior de tecnologia são os que mais têm sido ofertados, O motivo é que estes têm uma duração menor que os cursos de graduação, são focados em uma área específica, possuem matrizes curriculares atuais e refletem a necessidade e realidade do momento em que Pernambuco vive. Cursos como Técnico em Gás Natural, Tecnologia em Petróleo, Gestão da Produção Industrial, Segurança do Trabalho, são primordiais neste processo. Profissionais formados nestas áreas têm vagas garantidas, com salários que variam de 4.000,00 a 7.000,00, chegando em algumas áreas a 10.000,00.

Em Garanhuns, cidade localizada a 234km capital, que já possui unidades da Unilever, Bom Gosto, Divisão da Nestlé e outras indústrias em processo de implantação, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, já está ofertando, através de uma parceria entre a Universidade Norte do Paraná e a AESGA, o primeiro curso na área. Trata-se do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Esse curso tem como objetivo formar profissionais habilitados a atuar no planejamento, organização e gerenciamento dos processos e sistemas produtivos industriais. O curso tem duração de 3 anos, uma carga horária de 2.000 (duas mil horas) e seus conteúdos são totalmente focados no universo industrial, o que garante a formação de um profissional altamente capacitado.

As pessoas interessadas em ingressar nesta área promissora do mundo do trabalho devem se inscrever no vestibular que estará com as suas inscrições abertas até o dia 19 de janeiro e prova dia 22 de janeiro, onde o candidato irá realizar uma prova de redação com 2 horas duração. As aulas se iniciarão no dia de fevereiro.
.
Prof. Ademilto Correia

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.