quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Twitter oficial da Presidência da República faz piada com José Serra e a volta de Luíza do Canadá, e causa demissão - Confira!

Em mensagem no Twitter, perfil da Secretaria de Impresa da Presidência publicou que José Serra iria para o Canadá (Foto: Reprodução)

"Com a volta da Luiza, quem tá indo para o Canadá é o Serra...", dizia a mensagem, que foi retirada do ar.

A frase foi formulada com base em um texto publicado originalmente na seção de humor do site da revista "Piauí". Trata-se de uma falsa notícia, dizendo que o candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB) iria para o Canadá depois de desistir de disputar a Prefeitura de São Paulo.

O texto da "Piauí" e o post do twitter da Presidência fazem referência à frase "Menos Luíza, que está no Canadá", dita pelo colunista social Gerardo Rabello, durante a propaganda de um lançamento imobiliário em João Pessoa, que virou hit na internet. A estudante Luíza Rabello, filha do colunista, estava no Canadá havia seis meses para intercâmbio e voltou nesta semana ao Brasil.
 
Posteriormente, uma outra mensagem no twitter oficial do setor de imprensa da Presidência informou o seguinte:

"Pedimos desculpas a todos pela publicação não autorizada, hoje, neste perfil, do retuíte indevido de um site humorístico."
 
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o funcionário confundiu o twitter pessoal com o da Presidência ao publicar a mensagem e decidiu pedir demissão. No início da noite, poucas horas após o episódio, o perfil de imprensa da Presidência no Twitter era o quarto mais acessado no país.

Outros casos

Não foi a primeira vez que perfis institucionais da República publicaram piadas e geraram mal estar entre as autoridades.

Em fevereiro do ano passado, a conta oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) publicou uma piada sobre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A mensagem dizia o seguinte: "Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?". O STF se desculpou com Sarney, que pediu que a estagiária responsável não fosse punida.

Em março, após a morte do ex-vice-presidente José Alencar, o perfil da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo tuitou a frase "PQ foi o José Alencar e não o #Sarney?". Novamente, o funcionário pensou estar usando o perfil pessoal. A secretaria pediu desculpas e se lamentou pelo engano.
 
Fonte: Portal G1

Agora comigo: É claro que os meios de informações oficiais, sejam eles tradicionais ou eletrônicos nas redes sociais, como o twitter, ganham caráter institucional, e não é de bom senso usar para brincadeiras, porém, a perda de um emprego é um castigo severo demais para uma falha assim.
 
Transcrevo também um bom comentário nesta notícia do G1.
 
Lelo Maia
Se uma piada é motivo de demissão, desvio de verba pública utilizando ONGs, acúmulo de cargo público e mentir para o povo brasileiro deveria resultar em prisão. Porém, nem demissão gerou.
Estamos no país do contrário? Desse jeito vou pegar pena de morte por trabalhar honestamente e pagar os impostos altíssimos.
Deve dar uns 70% considerando imposto de renda, IPVA, IPTU, ICMS em tudo que compro, CID, IPI, IOF... e outros. Muitos deles reincidentes.
No entanto... muita violência, ruas e estradas esburacadas, pedágios, SUS não existe, escolas públicas...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.