quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As pesquisas em Garanhuns

Tive acesso as três últimas pesquisas feitas em Garanhuns pela DatAgreste, nos meses de Agosto, Outubro e final de Novembro, quase Dezembro.

Paginei atentamente pois tinham mais folhas que muitas das apostilas da Faculdade de Direito.

Alguns sinais são claros. A rejeição dos candidatos principais são maiores, mas nada que possa ser um problema para uma cidade que não tem segundo turno.

Fica claro também a força de Zé da Luz nos distritos e na periferia, enquanto que Silvino e Izaías conseguem aparecer bem na cidade.

O nome de Antônio João, que no final de novembro já era citado como candidato, praticamente não aparece. Seria interessante ver o quadro atualizado.

O governador Eduardo Campos aparece com 66% quando perguntam se as pessoas votariam em seu candidato, porém Armando Monteiro vem logo atrás, com quase 50%. O que mostra que o senador tem força na cidade e por isto bancará o projeto de Izaías. Neste caso, é uma questão de estrutura de campanha, que pelo andar da carruagem este ano promete ser caríssima.

As candidaturas de Zé da Luz e de Silvino neste momento são incógnitas. Pessoas próximas a Zé mantém a certeza da candidatura em Garanhuns do ex-prefeito de Caetés. Porém, não houve ainda uma declaração contundente, que tem participado pouco da atual conjuntura política da cidade, pelo menos aos olhos da mídia. Mas as comunidades periféricas têm visto pouco também  o engenheiro que teve quase 20 mil para prefeito de Garanhuns e depois 15 mil para deputado, e tem seu nome lembrado entre os favoritos.

Imagina-se que se for consolidado o nome de Antônio João, o comando estadual não deixará Zé da Luz ser candidato.

Com Silvino a situação é diferente. Há na cidade um pensamento coletivo que diz que se o candidato fosse Silvino, este não perderia para ninguém. Porém, o STJ dificultou a situação do ex-prefeito ao recusar um Agravo Regimental que possibilitaria a rediscussão da rejeição de suas contas. Assim, Silvino continua inelegível. O ex-prefeito é o candidato preferido de Luís Carlos, atual prefeito, que foi eleito com o apoio dele, depois romperam, mas ao que tudo indica, devem marchar juntos na eleição de 2012.

O candidato de Silvino, ou melhor, a candidata, é Aurora Cristina, sua esposa, que parece ter sido uma das mais prejudicadas com a entrada de Antônio João em Garanhuns. Aurora tinha potencial de polarizar com Izaías ou Zé da Luz, caso fossem estes os candidatos. Mas com a mudança no PSB, Izaías conseguiu personificar a contraposição, e agora parece seguir até o final nesta conjuntura. Só haveria espaço para uma terceira via, coisa que Silvino não deve apostar. Não seria de seu feitio entrar nesta bola dividida.

O campo da terceira via tem sido procurado por Sivaldo Albino, que já apareceu em todas as pesquisas. Em algumas situações com números parecidos com os do também vereadores Zaqueu Lins e Dimas Carvalho. Porém, como tem o partido e o apoio integral da executiva estadual, Sivaldo começa a se sobressair.

Contudo o processo eleitoral somente está começando. Daqui pra frente entram as influências do governador, do prefeito, dos senadores, dos ex-prefeitos, etc.

Resta ver também como fica a situação do PSB que tem pautado toda a imprensa estadual.

Mas creio que se a eleição fosse amanhã, o prefeito seria Izaías Régis.

Alguém tem alguma pesquisa aí?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.