quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

GARANHUNS - Projovem Adolescente com Inscrições Abertas

Já estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens Adolescentes, o Projovem Adolescente. A ação é viabilizada numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Assistência Social. O processo acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nas comunidades: Dom Hélder Câmara (popular Cohab 3); Boa Vista; Heliópolis; Magano; Quilombo e Várzea.

Podem se inscrever, jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, que tenham permanência escolar, ou oriundos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ou cuja mãe esteja cadastrada no programa Bolsa Família. Para realizar a inscrição é necessário que estejam munidos da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. Jovens portadores de deficiência física, que possam ter um convívio social e não precisem de ajuda para se locomover, também podem ser inscritos. Apenas dois adolescentes de cada família podem participar do Programa.

O Projovem é um programa do Governo Federal que objetiva auxiliar a escola, trabalhando jovens para a vida e o mercado de trabalho, despertando interesses inerentes ao seu desenvolvimento social e humano, refletindo sobre temas ligados a juventude. O Programa tem duração de um ano e não é remunerado. As aulas acontecem 3 vezes por semana com turnos pela manhã e tarde, em horários alternados, paralelo ao horário escolar. As temáticas trabalhadas são justiça cidadã, meio ambiente, saúde e esporte/lazer, realizadas por meio de atividades lúdicas, palestras, oficinas e atividades extra-classe.

A meta da Prefeitura é contemplar cerca de 600 alunos com a iniciativa. “Esse Programa é um verdadeiro resgate da auto estima desses Jovens integrantes. Pois além de desenvolver a segurança e a força de vontade, trabalha a mente, promove um olhar diferenciado, estimula aos estudos, desperta a própria capacidade, bem como os talentos, e os torna hábeis. Ou seja, constrói cidadãos críticos e participativos”, declarou a Coordenadora do Projovem, Luciene Almeida.

Os núcleos do Projovem Adolescente em Garanhuns estão distribuídos nas comunidades da Bela Vista, Dom Hélder Câmara (Cohab 3), Francisco Figueira (Cohab 2), Indiano, Magano, Mundaú, Parque Fênix, Várzea, Vila do Quartel, Maçaranduba e Liberdade. A iniciativa também está presente nos Distritos de Iratama, Miracica, São Pedro, e nas Comunidades Quilombolas Castainho, Estivas, Timbó e Caluête, bem como na Fundação de Atendimento Sócio Educativo de Pernambuco (FUNASE).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.