domingo, 12 de fevereiro de 2012

Os comentários, o anonimato e enquete do Blog do Ronaldo César - Por Zé Carlos

Por Zé Carlos - Blog A GAZETA DIGITAL
.

Há mais de 6 meses participamos juntos, eu o Ronaldo César, blogueiro de Garanhuns, de um Encontro de Blogueiros em Bom Conselho, onde, ao conhecê-lo pude privar pelo menos por um dia de sua inteligência e cordialidade.

Naquela oportunidade, ao discutir a questão do anonimato, e mais especificamente, a questão do anonimato em comentários nos blogs, divergíamos um pouco sobre como deveríamos proceder ao tratá-los.

Meus neurônios, muito mais velhos do que os dele, se lembram, havia apenas um aspecto que nos levava para campos opostos, e que foi tratado muito bem pelo Dr. Renato Curvelo, que versava sobre de quem seria a culpa formal, quando comentavam em nossos blogs, se do blogueiro ou do comentarista.

Enquanto eu concordava com o palestrante, o Ronaldo não discordava, pelo menos do ponto de vista formal, alegando que o blogueiro também seria responsável pelo que se publica em seu blog, anonimamente. Conversa vai, conversa vem e penso que, num ponto concordávamos todos, que do ponto de vista ético o blogueiro sempre era responsável, também.

No entanto, do ponto de vista legal, eu concordava e ele discordava, da tese jurídica levantada pelo brilhante advogado do princípio da “causalidade”, que para um leigo com eu na matéria eu resumiria dizendo que é o mesmo que dizer que: “Quem pariu mateu que balance”. Ou seja, o culpado é o autor do comentário e não o blogueiro, a não ser, obviamente, que este seja o autor do comentário. Além disso, era uma função do nosso sistema judiciário descobrir quem seria o autor, e não qualquer um de nós em particular.

Logo em seguida ao Encontro, eu não soube mais se houve uma mudança de opinião do Ronaldo César, e apenas sabia que eu não mudei a minha. Esta semana, encontrei em seu excelente blog uma enquete, que pelo menos, parece que ele ficou com dúvidas de como proceder com os comentários colocados em seu blog, dúvida esta que não vejo no Blog, também excelente, do Roberto Almeida.

A enquete perguntava aos seus muitos leitores: COMO VOCÊ ACHA QUE DEVEMOS FAZER COM OS COMENTÁRIOS? Eu fiquei triste porque não tive a ideia antes, mas, pensei que isto ocorreu porque não tinha dúvidas sobre isto. Eu fui lá e votei no resultado vencedor que foi o seguinte, em seu todo, entre 173 votantes:

Liberar todos sem moderação 68 (39%)
Liberar anônimos e pseudônimos que não agridam ninguém 55 (31%)
Autorizar somente comentários identificados 50 (28%)

Bem pelo menos, da mesma forma que avaliam a popularidade dos políticos eu tomo os dois primeiros resultados que incluem mais de 70% dos votantes como uma vitória daqueles que não querem se identificar nos comentários.

A AGD, blog que administro, não recebe muitos comentários pela sua própria natureza, mas, também, porque penso que os bom-conselhenses, além de em menor número gostam menos de participar, ou ainda não descobriram a atividade blogueira, comentam menos do que os garanhunhenses. Mas, os comentários que aqui nos chegam são liberados, sem nenhum medo de está infringindo o sistema legal do nosso país.

No entanto, usamos o sistema de moderação, pelo seu aspecto ético e moral a que devemos também estar ligados. Isto é algo que depende dos valores de cada blogueiro em particular. E o meu tem, mais ou menos, um princípio curto e grosso: “Quanto mais nos expomos publicamente, mais pau devemos aguentar em nossos costas.” Por exemplo, eu talvez não publique um comentário dizendo que alguém encontrou um Ricardão na cama de alguém, se esta pessoa for um cidadão pacato e que não exerça nenhuma função pública. Mas se for sobre o Belo, eu publico, e nisto penso que o Ronaldo César concorda comigo, pois, deu até o nome do Ricardão em uma postagem que leio em seu Blog enquanto escrevo (aqui) .

Mas como ele diz, voltemos à programação normal da enquete. E minha pergunta é se este resultado da enquete vai mudar sua conduta quanto aos comentários ou não. E principalmente, de outros blogs para os quais precisamos ainda CPF, RG, Folha Corrida, Atestado de Vacina, Exame da Goma, Título de Eleitor, e se for homem, Atestado de Reservista, para fazer algum comentário.

Eu li outro dia nossa blogueira de Bom Conselho, a Lucinha Peixoto, onde ela falava que o Roberto Almeida resolveu o problema exigindo um nome para cada anônimo que aparece em seu blog. Aqui na AGD, não exigimos nem isto, mas, o pessoal de Bom Conselho não nos comenta. Vão comentar o Blog do Ronaldo César e o do Roberto Almeida. Se, ambos os dois, justificarem dizendo que é porque são melhores do que a AGD, eu concordo plenamente.
.
AGORA COMIGO: Achei muito interessante o ponto de vista do amigo Zé Carlos, de Bom Conselho, sobre nossa enquete, embora eu ainda vá fazer minha análise do resultado, o companheiro de blog tem externado sua opinião, divergente da nossa, mas isto é salutar, principalmente neste mundo onde nos expomos colocando diariamente nossa cara por aqui.
 
É outra visão do mesmo tema.
 
Quanto ao post sobre o Belo, não se trata de fazer a informação de revista TiTiTi, como um comentário quis insinuar, mas dar uma visão crítica deste mundo vivido por certos ídolos, onde se mistura a vida fácil do sexo com dinheiro, e por vezes drogas e criminalidade.
 
São ídolos, exemplos para milhares de jovens. É necessário que as pessoas alertem, que Restart e a vida desses pseudo-modelos do Big Brother não devem ser utilizados como exemplos em nossa sociedade.
 
Abraço Zé.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.