segunda-feira, 19 de março de 2012

Encontro dos Amigos de Garanhuns... Política...



Em tese não há política no Encontro dos Amigos de Garanhuns, pois na sua essência a festa acontece como uma grande confraternização anual para se rever os amigos e relembrar histórias do passado. Portanto, o encontro é aberto, gratuito e todos que tenham alguma relação com o município devem participar.

A ideia surgiu em recife, para que os garanhuenses por lá pudessem se encontrar. Muito interessante, e a cada ano o evento tem crescido, este ano deve ter dado entre 800 e mil pessoas. O Círculo Militar ficou pequeno, apertado e muito quente, e ainda o atendimento pelos garçons foi insatisfatório, talvez a responsável pelo restaurante não tenha acreditado que daria tanta gente, mas o objetivo de aproximar as pessoas foi conseguido. Todos puderam conversar e depois curtir música.

Bem, e política, há na festa? É claro que há. Ninguém vai ser inocente de imaginar que não existe, principalmente em ano eleitoral, mas, como dissemos, o encontro é aberto. Ninguém está lá pedindo votos nem fechando chapas, mas neste momento, somente em aparecer, abraçar, sorrir e participar da festa traz dividendos de simpatia e aproxima as pessoas.

Mas ainda acredito que antes de pensar em eleição, os políticos que lá participam pensam nas amizades que vão encontrar, pois são quase sempre os mesmos nos últimos cinco anos, e todos eles ajudando de alguma forma a Cirlene Leite organizar a festa.

A imprensa em peso, principalmente os internéticos, estava por lá!

Dentre os políticos com mandato anotamos o Federal Fernando Ferro, e os prefeitos Geovani Melo e Eudson Catão, e o Deputado Izaías Régis, sem dúvida, o mais participativo. Estava também Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés, e suplente de deputado. O ex-prefeito e ex-deputado Ivo Amaral estava com a família, sendo muito cumprimentado.

Dentre os pré-candidatos a prefeito em Garanhuns, haviam vários, como os próprios Izaías e Ivo, além de Givaldo Calado, Zé da Luz e Ivo Júnior, que ainda tem seu nome lembrado no PSB da cidade.

Alguns vereadores como Sílvio Sabino e Ary Jr.

Zé da Luz, sem barba, estava muito à vontade. Muito assediado, tirou fotos com todos, e sempre era convocado a falar sobre sua participação na eleição deste ano. No momento em que tirou várias fotos com Izaías, alguém perguntou: Quem será o futuro prefeito de Garanhuns? Antes que Zé respondesse, Izaías se antecipou: Aquele que for o melhor para Garanhuns. Se for Zé, estarei com ele, se for eu, espero que ele esteja comigo. Isto num clima de festa e de aproximação. É bom lembrar que foram os adversários mais ferrenhos há dois anos atrás.

Givaldo Calado saiu cedo, acompanhado de vários amigos, mas foi bastante cumprimentado pela postura diante dos últimos acontecimentos na cidade.

Ninguém de Garanhuns do grupo que hoje acompanha Antônio João Dourado esteve presente. Também nomes da oposição estadual como Silvino Duarte, Aurora Cristina e Sivaldo Albino se ausentaram da festa.

Não haviam muitos nomes ligados ao prefeito Luís Carlos, mas este também cooperou para a realização da festa.

Ninguém vai ser ou deixar de ser eleito porque participou do evento, mas vai ganhar a simpatia pois esteve ao lado das pessoas em um momento de descontração, em que se comemora a alegria de ser garanhuense e ter histórias para contar. Aos que não participam por conta de divergências políticas, fica o recado: deixe a política de lado e, no próximo ano, participe!

Pelo crescimento da festa, a (coitada) da Cirlene vai precisar de mais ajuda em 2013.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.