segunda-feira, 26 de março de 2012

OVOS DE PÁSCOA - PROCON alerta sobre a pesquisa de preços na hora das compras


Foram encontradas diferenças percentuais de até 239%. O PROCON-PE notificou fabricantes de ovos da páscoa que utilizam mesma indicação numérica de ovo para produtos com diferentes pesos. Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1 a 51% nos casos dos Ovos da Páscoa e até 100% no caso dos pescados.

O PROCON Pernambuco pesquisou entre os dias 05 e 14 de março, os produtos mais comercializados no período da Semana Santa: pescados, produtos como azeite, castanha e leite de coco e Ovos da Páscoa.

O levantamento constatou diferenças significativas de preços entre os produtos. A maior variação identificada foi no valor dos peixes - mais de 200%. Já nos Ovos de Páscoa, a diferença maior chegou a 83%.

Foram pesquisados no total, 28 tipos de pescados e 98 tipos de chocolates (Ovos da Páscoa de diferentes tamanhos e marcas). Produtos como azeite, leite de coco e camarão também foram pesquisados. Este ano, o levantamento foi feito em 19 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, entre mercados públicos, privados e hipermercados.

Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1 a 51% nos casos dos Ovos da Páscoa e até 100% no caso dos pescados.

INDICAÇÃO NUMÉRICA NOS OVOS - O que mais intrigou a pesquisa de preço deste ano foi a indicação numérica usada pelos fabricantes de Ovos de Páscoa como a Nestlé, Garoto e Lacta. Foi verificado que os fabricantes utilizam uma numeração indicativa que não está relacionada com o peso do chocolate contido no produto ou com qualquer outra referência. Por exemplo: um Ovo Sonho de Valsa Nº 15 da Lacta contém o peso de 270g de chocolate e o Ovo Barbie Nº 15 do mesmo fabricante contém o peso de 170g, o que chega a uma variação de 58,82%.

Fica claro que o consumidor está pagando pelo brinde que o produto trás consigo, levando o consumidor a erro, visto que a numeração não é indicativa de quantidade e consequentemente do preço que será pago.

O PROCON-PE notificou as empresas para apresentarem esclarecimentos quanto a utilização de tal numeração, bem como a necessidade de sua divulgação ostensiva e explícita nos produtos para o consumidor, já que esta informação não é clara, precisa, tão pouco correta.

ORIENTAÇÃO - O PROCON-PE alerta os consumidores pernambucanos sobre a necessidade de pesquisar bastante os preços antes de realizar as compras de Páscoa. O órgão de defesa do consumidor orienta ainda, que a população deve ficar atenta às especificações contidas na embalagem do produto (prazo de validade, composição e peso líquido).

É importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo de chocolate não representa, necessariamente, o mesmo peso e/ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes marcas. É necessário, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade.

O PROCON-PE é um órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.