segunda-feira, 12 de março de 2012

Prefeitura de Garanhuns mostra investimentos industriais à imprensa


Clima ameno, belezas naturais, fontes de água mineral, eventos de relevância artístico-culturais, uma boa localização geográfica e incentivos ficais na esfera Municipal. Esses são alguns atributos que tornam Garanhuns um pólo de amplo potencial para investimentos dos mais variados setores da economia. Além disso, a Cidade é pólo de 26 Municípios que compõem o Agreste Meridional, totalizando cerca de 650 mil habitantes.

A Suíça Pernambucana, assim conhecida, também está relativamente próxima de grandes Centros comerciais como Aracaju, Arapiraca, Arcoverde, Campina Grande, Caruaru, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Palmeira dos Índios, Recife, Salvador e o porto de SUAPE. Com a certeza dessas potencialidades, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem possibilitado a instalação de novos empreendimentos industriais no Município.

Pertencentes a filhos de Garanhuns, empresas como: Só Ferro Fundição, Fábrica de Doces Popular, Pinga Nordestina, Fábrica de Cocadas Mais Sabor e a Fábrica de Guardanapos Brasileiro, compõem o Mix Industrial da Cidade e juntas, tem previsão de faturar mais de 5 milhões de reais mensais.

Estas empresas receberam na manhã da última quarta-feira, dia 7, a visita de membros da Imprensa local. “A nossa meta foi mostrar que temos desenvolvimento sim. Podem até ser empresas de médio porte, mas continuamos buscando junto a AD Diper os grandes investimentos para Garanhuns. O que demonstra que o trabalho da prefeitura em buscar viabilizar o desenvolvimento econômico da nossa cidade é incessante”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

A Pinga Nordestina, existente há 40 anos em Garanhuns, será reinaugurada nos próximos 60 dias, nas instalações do prédio onde funcionou a Companhia Industrial de Doces – CID, localizada no Distrito Industrial. A indústria que produz Cachaça, Ron, Uísque, Conhaque, Vodka gera 60 empregos diretos e indiretos e tem previsão de chegar a 400 empregos gerados a partir do seu funcionamento nas novas instalações.

A previsão de 60 dias também é válida para o funcionamento da Popular Alimentos. Fábrica fundada em Arapiraca-AL há 38 anos, e que está em processo de instalação em Garanhuns. Mais de 70 itens alimentícios compõem o seu portfólio.

Ainda em Garanhuns são fabricados Guardanapos, Papel higiênico e Toalhas de Papel; Cocadas; Esteiras, Caldeiras e Equipamentos para mineração; Suportes para rolos, Tambor para retorno e acionamento, Máquinas e equipamentos para recauchutadoras de pneus; Refrigeração Industrial e peças de reposição para equipamentos cerâmicos. O escoamento da produção desses empreendimentos é feito para todo o Nordeste, com destaques para os grandes centros de estados como Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, juntas as Empresas que compõem o mix industral de Garanhuns geram mais de 160 empregos e faturam mais de 5 milhões de reais mensais.
.
AGORA COMIGO: A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns lotou um micro-ônibus e convidou representantes da imprensa para um passeio na cidade, para que pudessem conhecer empreendimentos que estão sendo implementados ou em fase de ampliação, que muita gente não sabe, e que podem ser a alternativa para Garanhuns.
 
Todos imaginam Garanhuns recebendo aquelas indústrias vultosas que emprega milhares de pessoas, infelizmente elas não vieram até agora e a instalação delas demanda uma decisão político-administrativa maior que a força da administração municipal, vai na esfera estadual e até federal.
 
Mas, como vimos na visita às empresas já instaladas, ou em processo de instalação em Garanhuns, um novo horizonte vai se desenhando. São indústrias de pequeno ou médio porte. A fábrica de Papéis Brasileiro, emprega hoje 35 pessoas, e pretende ampliar a produção, mais que dobrando a quantidade de empregos, precisando contratar mais 44 funcionários. Atualmente tem o mesmo número de empregados que a maior indústria de Água Mineral da cidade, mostrando que já não é o tamanho da empresa que dita quantos empregados ela tem, pois o processo industrial tem se modernizado em várias áreas, fazendo com que o maquinário tome o espaço do trabalhador, assim, as indústrias que buscam a mão-de-obra, ou seja, artesanais, tendem a juntas, empregar mais que as grandes indústrias.
 
Ficamos felizes de saber que Cirilo deverá trabalhar num futuro breve com 400 empregados na Fábrica da Nordestina, que tem na marca da Vodka Nordoff o novo carro chefe industrial. E nesta nova fase, deve vir por aí também Run e Whiskye. A Cachaça é exportada para vários estados do Nordeste.
 
As pessoas demonstram também um certo preconceito com fábricas pequenas, artesanais, seja a de sabão, vassouras, de costura ou de cocada. Fomos conhecer uma desta última, que também já ampliou para um espaço maior e já está produzindo 14 mil bandeijas do produto por mês. Isto mesmo! Do tipo moreninha, cremosa e crocante, exportada para várias cidades da região e até estados vizinhos.
 
Garanhuns viu se instalar também uma nova fundição, e fomos visitar a Só Ferro, que emprega 14 pessoas. Esta é a terceira Fundição da cidade.
 
Passamos também pelo terreno onde começa a ser construída a AGRON, que produzirá insumos agrícolas.
 
A Fábrica de Doces Popular, que agora se chama POPULAR Alimentos é de um garanhuense que começou vendendo quebra-queixo aqui em Garanhuns e depois se mudou para Arapiraca. Hoje, a empresa mais de 70 produtos, e depois que começarem a fabricação dos doces em Garanhuns, em 60 dias, pode ser que a Popular traga todo o mix de produtos para a unidade de nossa cidade. 
 
Todos os visitados fizeram questão de mencionar o apoio do município. Incentivando e oferecendo condições para funcionamentos, ampliações e desenvolvimentos em suas áreas de atuação. Aliás, o próprio secretário Ornilo Lundgren esteve conosco, e encontramos também ex-alunos da escola técnica municipal.
 
A visita acabou tendo caráter simbólico, pois outras empresas poderiam ser também visitadas, e não fomos a shopping, hiper-mercado G Barbosa, Agências de Automóveis, Lanchonetes, Lojas comerciais, Agências Bancárias, pois o perfil da visita foi estritamente industrial.  Mas a perspectiva é de geração de empregos em curto prazo na cidade.
 
Tomara, meu Deus Tomara! Ficamos de retornar em Agosto nas empresas visitadas, para conferir o antes e o depois. A Nordestina deve inaugurar durante o Festivaal de Inverno, ou até antes disso. A Doces Popular em 60 dias. A ampliação da Papéis Brasileiro é para 30 dias. E por aí vai...
 
Voltaremos ao assunto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.