sexta-feira, 27 de abril de 2012

PMAQ - Representante do Ministério da Saúde participa de oficina com municípios da V GERES em Garanhuns‏


Aconteceu na quarta-feira, dia 25, no auditório da FUNASA, uma oficina sobre a PMAQ – Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Assistência na Atenção Básica. A realização foi da V GERES – Gerência Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde de Pernambuco e Ministério da Saúde do Governo Federal, e estiveram presentes representantes dos 21 municípios que fazem parte da regional.

A oficina contou com a palestrante Dra. Angelina Sá, especialista em Saúde Coletiva pela Aggeu Magalhães – FIOCRUZ. A representante do Ministério da Saúde relatou que o PMAQ ainda está em fase de desenvolvimento, e que este programa surgiu em 2011, através da portaria 1654. O MS também oferta o AMAQ, instrumento de avaliação da gestão e das equipes de saúde, para que os municípios possam, baseados nos princípios e diretrizes da Atenção Básica, possam lançar estratégias para melhoria das ações.

Na oficina, os representantes dos municípios da regional tiveram a oportunidade de discutir sobre o processo e tirar dúvidas quanto à avaliação externa.

A perspectiva é que os encontros tenham continuidade, implementando o sistema de avaliação e o programa de qualidade, e que no futuro próximo, tenhamos dados estatísticos sobre a melhoria do serviço oferecido na área de saúde, acompanhado inclusive pelo próprio Ministério da Saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.