terça-feira, 24 de abril de 2012

Por que Izaías lidera a pesquisa em Garanhuns?


Deputado há dez anos, Izaías Régis seria o candidato natural em Garanhuns, tanto do prefeito quanto do governador, pois esteve aliado de ambos nos últimos anos, e tendo a função pública que tem na Assembleia Legislativa, como a maior liderança política local, seria natural sua pretensão à disputa majoritária visando a prefeitura.

Por enquanto, esses apoios não fazem falta. O prefeito, mal avaliado pela população, ainda tem muito voto pra repassar, principalmente com a força da máquina, com seus milhares de votos.

Quanto ao governador, é certo que este nunca pensou em apoiar Izaías, e pelo que parece, não vai mesmo, mas o deputado já sabe.

Contudo, Izaías tem uma estrutura que mesmo não se equiparando a uma força da prefeitura ou do governo do estado, dá pro gasto. É o candidato que estará preparado com a melhor estrutura de campanha. Tem os centros de saúde, cursos profissionalizantes e o apoio integral e incondicional de Armando Monteiro, senador e provável candidato a governador, uma liderança inquestionável na região.

Mas não é só isso que faz de Izaías o atual líder na corrida eleitoral em Garanhuns. Há uma soma de outros fatores. A mudança de seu comportamento depois da última campanha, deixando o tom mais agressivo para trás, acabou por gerar um novo olhar sobre sua atuação parlamentar. A assessoria tem sido mais presente no aconselhamento profissional do deputado, influenciando seu modo de agir.

Izaías tem levado os problemas de Garanhuns e região para a Assembleia e tem feito um trabalho de divulgação melhor, chegando à população os seus reclames.

Somado a isto, alguns outros fatores. Silvino Duarte, que seria um páreo duro, não conseguiu entrar no jogo. Zé da Luz, no constrangimento de ter que se posicionar contra o governador e a candidatura de Antônio João, preferiu o silêncio, e se afastou momentaneamente das ruas de Garanhuns, possibilitando o crescimento do deputado em áreas onde o ex-prefeito de Caetés é muito forte, na periferia da cidade.

Foi importante também a rejeição a Antônio João, e Izaías acabou sendo o principal beneficiado, pois foi um dos líderes do movimento, polarizando o debate. Muita gente viu em Izaías o antagonismo a Antônio João.

O crescimento de Izaías tem a ver também com a antecipação de seu projeto eleitoral. O deputado já está nos bairros com a Tribuna 14, ouvindo a população, fazendo anotações, e claro, aparecendo. Tem dado entrevistas, conversado bastante, feito reuniões e dito, em alto e bom som, a sua grande vontade de ser prefeito de Garanhuns. Isto acaba gerando dividendos político-eleitorais.

É o que melhor vem se preparando. Não tem dúvidas de sua própria candidatura, enquanto que seus principais adversários ainda buscam se viabilizar.

Assim, Izaías tem acertado na condução de sua candidatura, e não é a toa que pode comemorar o ótimo momento, mostrado na pesquisa divulgada pelo jornalista Magno Martins.

Se vai continuar assim, só o processo eleitoral e as nuances políticas dirão, mas abriu 7 pontos de vantagem para Zé da Luz numa campanha que será muito difícil, e mais, para os outros candidatos, a diferença já chega a 20 pontos percentuais, mais do que dará a máquina municipal e a estadual, talvez até somadas.

Será que Eduardo Campos tem a força de, sozinho, reverter o quadro de 25% de seu candidato frente a Izaías? Muita gente acredita que, neste momento, o melhor candidato para Izaías enfrentar é mesmo Antônio João.

Quanto a Zé da Luz, estar atrás reflete seu silêncio e ausência das ruas, mas isto a gente fala melhor depois.

Vamos continuar analisando o resultado da pesquisa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.