segunda-feira, 16 de abril de 2012

Produção leiteira do agreste pernambucano entra em debate


A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e o Sindicato Rural de Garanhuns vão promover primeira edição do AgriAgreste, evento destinado aos segmento de meio meio ambiente, pecuária leiteira e turismo rural, no Agreste pernambucano. Os debates ocorrerão nos próximos dias 18 e 19, em Garanhuns, e devem movimentar a principal cidade da bacia leiteira do estado. As palestras acontecem no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

Pernambuco movimenta aproximadamente R$ 81 milhões por mês com a comercialização de leite e a população é a que mais consome queijo, em comparação aos demais estados nordestinos, com quase R$ 25 milhões gastos, a cada mês, com a compra do produto. O Agriagreste, que terá apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), tem como objetivo analisar a importância da cadeia leiteria para o agronegócio local.

O segmento tem enfrentado algumas dificuldades nos último anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008 apontam que os maiores produtores de leite de Pernambuco são os municípios de Buíque, Itaíba e Pedra. Pelas estatísticas, a produção do Agreste responde por cerca de 75% de todo o leite beneficiado no estado. Daí a importância, segundo os organizadores, de debater pontos como turismo rural e questões ambientais, com ênfase no Código Florestal e no produtor rural.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), dos cerca de 2 milhões de litros de leite produzidos diariamente em Pernambuco, pouco mais de 50% são coletados por laticínios registrados. De acordo com a Agência Sebrae de Notícia em Pernambuco, a agência informa ainda que o estado possui 97 estabelecimentos inscritos no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e 13 agroindústrias cadastradas no Serviço de Inspeção Federal (SIF), ligado ao Ministério da Agricultura. Segundo a Adagro, nos últimos dez anos a bacia leiteira estadual cresceu 173%, com destaque para a microrregião do Vale do Ipanema. De 1999 a 2008, somente o município de Pedra cresceu 576% nessa produção (dados do IBGE).

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Com informações da Agência Sebrae de Notícias

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.