quarta-feira, 25 de abril de 2012

Secretaria de Ciência e Tecnologia responde aos questionamentos dos estudantes de Medicina da UPE-Garanhuns

Luiz Carlos, assessor de comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que responde pela Universidade de Pernambuco, enviou um e-mail aos estudantes de medicina, que em reportagens no Jornal do Commércio e depois numa nota publicada neste blog, demonstraram a insatisfação com a infra-estrutura do curso oferecido pela UPE-Câmpus Garanhuns.

Segue a resposta oficial da Assessoria de Imprensa da Secretaria:

" A Secretaria está empenhada em promover uma audiência com o Secretário Marcelino Granja - a chefia de gabinete logo entrará em contato com vocês. 

Com relação à falta de professores, foco da reportagem publicada no domingo, 22 de abril, neste Jornal do Commercio, o Governo do Estado considera que as respostas já foram dadas desde dezembro de 2011. Nesse mês, o Estado havia publicado a Lei 195 – objeto, aliás, de reportagem do JC, do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco (que também seguem em anexo).

Na reportagem do JC, publicada no dia 14 de dezembro com o título ‘UPE abrirá vagas para professores’ já havia sido informado ao leitor que seria realizado um concurso público para professores. Há dois únicos pontos a serem corrigidos naquele texto.

1. A Sectec anunciou a criação de um Grupo de Trabalho para fazer o levantamento das necessidades até fevereiro, o que foi feito. Não um concurso em fevereiro.

2. O percentual autorizado para professores em Dedicação Exclusiva até 2014 será de 50%, conforme a Lei 195 e não de 35% como diz a reportagem. Cópia da Legislação em questão está em anexo.

Portanto, desde dezembro de 2011, o Governo do Estado já vem adotando as medidas esperadas pela comunidade da UPE, inclusive com aprovação de suas entidades, como enfatiza o texto da reportagem publicada pelo DP. A aprovação da Lei é não somente uma conquista histórica para professores e para a própria UPE pois fornece também as condições para a atração de professores, formação de grupos de pesquisa e realização de investigações científicas de longo prazo.

A Lei prevê aumento salarial de forma escalonada – 5% já foram incorporados ao salário dos professores no mês de dezembro/2011, retroativo ao mês de setembro de 2011. Em junho de 2012 o aumento será de mais 6%. Em junho de 2013 serão acrescidos mais 6% e em junho de 2014 haverá novo reajuste de 6%. A Lei ainda estabelece aumento de 25% no salário dos professores e até 2014 haverá um incremento em 50% no número de professores em Dedicação Exclusiva.

A formação do Grupo de Trabalho para a realização do concurso, cujas atividades vem sendo desenvolvidas desde fevereiro, com o correto e responsável diagnóstico das necessidades para o provimento de cargos de professor, se alinha com a criação da Lei.

Tão logo os trabalhos do GT tenham sido concluídos será realizado concurso público, como afirmado desde dezembro de 2011. A contratação imediata de professores, por meio de contratos temporários não atenderia, nesse momento, aos pressupostos e objetivos da Lei, que visam tão somente o fortalecimento da UPE, a atração de mais professores e a intensificação das pesquisas na Universidade de Pernambuco.”

Luiz Carlos Pinto
Assessor de Comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia – Sectec
.

AGORA COMIGO: Junto à esta resposta da Assessoria de Comunicação da SECTEC, recebemos também outros questionamentos dos estudantes, onde afirmam que a nota oficial foi insuficiente diante das demais demandas críticas da comunidade discente.

Estaremos publicando ainda hoje os demais pontos levantados pelos estudantes através do Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano - CAMUP, a respeito da Nota da SECTEC. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.