segunda-feira, 7 de maio de 2012

Colégio Diocesano faz homenagem a D. Tiago Postma nesta terça-feira!



Recebemos do Colégio Diocesano, o belo texto em que o jornalista Roberto Almeida relata a homenagem que o educandário ao Bispo D. Tiago Postma, pela passagem de dez anos do seu falecimento. Transcrevemos:
.

Nesta  terça-feira, dia 8 de maio, a Diocese de Garanhuns estará homenageando a memória do bispo Dom Tiago Postma (foto), quando são passados 10 anos de sua morte. Uma missa será celebrada na Catedral de Santo Antônio e a comunidade católica está sendo convidada a participar.

O padre Emerson, da paróquia da Boa Vista, em seu blog lembra que Dom Tiago tinha nacionalidade holandesa, mas ao vir para o Brasil, evangelizar na região Nordeste, doou sua vida aos pobres e a pregação da mensagem de Jesus.

“Homem tranqüilo e de ideais, em tempos de muitas dificuldades históricas esteve a serviço dos pobres, colocando-se sempre ao lado dos menos favorecidos, na busca que todos fossem um”, assinalou o sacerdote.

D. Tiago também tem sua história ligada ao COLÉGIO DIOCESANO, por vários motivos. Compartilhamos alguns, para fazer história e recordar o grande papel que esse grande sacerdote teve na educação e no "Seu Colégio Diocesano de Garanhuns". Lembremos:

1. Quando D. Tiago saiu da Paróquia de Sta. Terezinha, escolheu o Colégio Diocesano para morar, e durante algum tempo dividiu com o Mons. Adelmar sua moradia ao lado do dormitório dos ex-alunos.

2. Quando foi nomeado Bispo, recebeu a noticia no Colégio Diocesano, notícia essa dada pelo próprio Mons. Adelmar.

3. Durante o seu bispado visitava sempre o que ele chamava de "seu Colégio" e gostava de andar no meio dos alunos, onde com seu acolhimento, carisma e alegria, não se sabia quem era o bispo ou quem era os alunos.

4. Sempre amigo, comparecia ao Colégio para conversar com o Mons. Adelmar, seu confessor, e com os amigos e a direção. Mesmo quando deixou de ser Bispo da Diocese, várias vezes chegava de repente ao Colégio, onde passava um bom tempo conversando com todos e indo até a cozinha onde sempre se sentava com os funcionários para tomar um cafezinho, saber as noticiais de cada um. Ouvia com carinho, ria dos fatos e quando se fazia necessário dava os seus conselhos. Era sempre um momento especial para todos.

5. Foi D. Tiago Postma quem deu a Primeira Provissão ao Prof. Albérico Fernandes, como primeiro diretor leigo na história do Diocesano de Garanhuns, fato esse que abriu espaço para que em vários outros Colégios Diocesanos do Nordeste, também fossem nomeados diretores leigos.

6. Sempre amigo e um de sorriso fácil, conquistou muitos amigos, e com certeza está vivo no coração de todos eles.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.