segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estudantes da rede estadual de ensino podem participar do concurso

Os estudantes da rede estadual de ensino interessados em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que se encerra na próxima sexta-feira (25). Esta é a terceira edição do concurso – uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Cultural – que, neste ano, tem o tema: O lugar onde vivo.

Podem concorrer estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Eles devem produzir textos que se relacionem com a comunidade onde moram, em seus aspectos históricos, culturais e cotidianos. Os alunos de 5º e 6º anos concorrem na categoria Poema; para os que cursam 7º e 8º anos, o gênero é Memórias Literárias; estudantes do 9º ano e 1º do ensino médio deverão escrever Crônicas; e os Artigos de Opinião ficam a cargo dos estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio. Apenas alunos de escolas públicas concorrem.

Para secretário de Educação de Pernambuco (SE), Anderson Gomes, a participação no concurso vai aprofundar os laços de cada um com sua comunidade. “O resultado disso é um olhar diferenciado, carregado de cidadania por parte de nossos estudantes”, afirma. Ele enfatiza que o esforço da SE é para que o maior número de alunos de escolas da rede estadual participe, “o que vai produzir um resultado imediato na visão de mundo dos alunos e na forma como eles se relacionam com sua realidade”. E torce: “o que também aumenta nossas chances de termos um ou vários vencedores pernambucanos”.

Desde março, as escolas têm recebido o material didático, que está sendo utilizado pelos professores nos trabalhos e oficinas em sala de aula com os alunos. Os textos produzidos para a Olimpíada serão avaliados por uma comissão formada na própria escola – que pode indicar um texto por categoria. As escolas têm até o dia 30 de agosto para realizar as oficinas e a avaliação de suas melhores produções.

Os textos indicados pelas escolas serão submetidos a uma nova seleção, de caráter municipal, que tem como prazo máximo dia 3 de setembro. O número de vagas de cada município depende da quantidade de escolas que enviarem seus textos.

Na etapa estadual, professores de língua portuguesa e representantes das secretarias de educação vão indicar 500 semifinalistas, sendo 125 de cada categoria. Os classificados vão participar de oficinas com atividades culturais e de formação. Eles serão novamente avaliados por representantes do MEC, além de professores de português, representantes das secretarias de educação e do Itaú Unibanco.

Passam à final 152 classificados de cada região, sendo 38 de cada gênero. O resultado sai no mês de dezembro.

Premiação – Os estudantes e professores orientadores que chegarem à semifinal vão receber medalhas e livros. Os finalistas levam para casa tablets, além das medalhas. Os vencedores do concurso serão premiados com um notebook.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.