sexta-feira, 4 de maio de 2012

Garanhuns sente a perda de José Inácio e chora a morte de Girlane Santana


A professora Maria Almeida definiu com muita sabedoria o impacto da morte da professora Girlane Santana -"Nem bem a cidade se recuperou da morte de José Inácio, vem esta de Girlane. É muito sofrimento".

Duas pessoas muito queridas, porém em situações diferentes. José Inácio já tinha vivido seu auge na vida, e os problemas de saúde traziam um sofrimento diário para todos ao seu lado, mas principalmente para o próprio ex-prefeito. Embora ninguém deseje a morte, e queremos sempre as pessoas amadas ao nosso lado, existem situações em que todos dizem: Descansou.

Nem bem seus amigos acompanharam o féretro, veio a notícia da morte de Girlane, quase que de uma hora para outra, aí pegou a todos de surpresa, principalmente pela vitalidade que a jovem professora e ex-secretária de educação do município demonstrava.

Girlane é da nossa geração, com as mesmas angústias e sonhos para Garanhuns. Sua morte é uma mostra de que devemos viver intensamente, pois o ditado é velho, mas é sempre verdadeiro, ninguém sabe o dia de amanhã.

O Repórter JC, do Jornal do Commercio, trouxe uma notinha sobre o falecimento de José Inácio Rodrigues, e lembrou que ele morreu pobre e esquecido. Eu discordaria, diria pobre e doente. Esquecido não, e Garanhuns deu uma grande mostra disso estes dias.

José Inácio morreu com o respeito de seus pares e a história está lhe fazendo justiça pela grande administração que fez. Simples, humilde, porém, culto, inteligente e sem vaidades! E tinha uma das grandes qualidades para um homem público: honesto!

Vou sugerir: Colocar o espaço/praça que contorna o Centro Administrativo, Câmara de Vereadores e Ministério Público de Esplanada Prefeito José Inácio Rodrigues. Um conjunto de pequenas praças adornando os prédios. E mais, tem que derrubar aquele muro que separa o Centro Administrativo dos outros prédios, e num belo projeto arquitetônico transformar aquele espaço em um dos mais belos cartões postais da cidade.

E o prédio da Secretaria de Educação do Município, onde quer que se instale (pois não tem sede própria) que se chame de Professora Girlane Lira de Santana, assim, professora mesmo, pois o cargo de secretário é apenas por uma gestão (ou menos), mas professor é para sempre!

Quanto a José Inácio, o deputado Izaías Régis levou ao plenário da Assembleia Legislativa a notícia e o sentimento de perda pelo ex-prefeito, fazendo reverberar na casa representativa do povo pernambucano.

Transcrevo a nota que foi publicada no Diário Oficial:

O ex-prefeito de Garanhuns José Inácio Rodrigues recebeu homenagens póstumas, ontem, do deputado Izaías Régis (PTB). O político morreu, na última terça- feira (dia 1º), aos 74 anos, de insuficiência renal, no Hospital Nossa Senhora, localizado na cidade do Agreste Meridional. “José Inácio era um homem pacato, educado e culto”, disse, prestando solidariedade à família. Professor, advogado, radialista e servidor, Rodrigues ingressou na vida pública no ano de 1963. Foi vereador por dois mandatos, e prefeito da localidade, no período de 1983 a 1985. “Todos que conviveram com ele, admiravam-no”, observou. O corpo foi velado na Câmara Municipal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.