terça-feira, 15 de maio de 2012

LEI SECA: Autoridades definem ações para o Festival de Inverno de Garanhuns‏



Autoridades de várias instituições que atuam na prevenção de acidentes e fiscalização do trânsito em Garanhuns e região atenderam o convite da V GERES – Gerência Regional de Saúde, e participaram de uma primeira reunião, na última quinta-feira, dia 03, visando a implementação de medidas educativas e depois de ostensiva fiscalização da Lei Seca no Festival de Inverno de Garanhuns. 
Representantes da Polícia Militar, com a presença do Major Cavalcanti, Autarquia Municipal de Trânsito, Enos Maciel, Polícia Rodoviária Federal com Inspetor Aldo Lourenço, Dr. Nivaldo Azevedo pela UFRPE-UAG, Emília Pessoa, gestora do Hospital Regional Dom Moura, além de representantes da Secretaria de Saúde do município e do DETRAN-PE, debateram ações que possibilitem a diminuição de acidentes durante o evento e que tenham impacto também posterior, causando reflexos positivos na sociedade com atenção a esta tragédia urbana, que tem sido enfrentada como uma epidemia. 
Outros representantes destas instituições também participaram da reunião. 
Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES, estará solicitando aos órgãos competentes, que a operação Lei Seca seja deflagrada já no evento Bicho Indoor, que acontece em Garanhuns no final de maio, e que contará com atrações nacionais como as bandas Cheiro de Amor e Chiclete com Banana. 
Antecedendo a operação Lei Seca em Garanhuns, a Polícia Militar irá trabalhar a educação no trânsito, com uma equipe que visita jovens em instituições para proferir palestras, inclusive com pessoas que foram acidentadas e hoje têm membros amputados ou estão em cadeira de rodas. 
O Major Cavalcanti registrou na reunião os bons índices da operação Lei Seca na capital pernambucana e nos eventos do interior do estado. No Recife, por conta da intensa fiscalização, os condutores de veículos já temem ser pegos pelas blitz montadas nas principais ruas, e já utilizam taxis, e principalmente, o amigo da vez na condução de seus veículos. Outros, preferem já não mais consumir bebida alcoólica quando precisam dirigir depois. 
Enos Maciel, da AMTT, fez um relato da situação do tráfego e trânsito em Garanhuns, recordando que as ruas estão com 100% a mais de veículos que há dez anos, e principalmente o centro da cidade já não comporta o movimento de automóveis. Junte-se a isto a irresponsabilidade de alguns condutores, e os acidentes são inevitáveis. Reforçando que se faz necessário atuar nas duas frentes, educação no trânsito e fiscalização. 
Ao final, os órgãos deram passos no sentido de trabalhar em parceria, até com troca de material e experiências.  
Uma nova data estará sendo agendada pelo gestor da V GERES, Dr. Elenílson Liberato, que se mostrou bastante satisfeito com o resultado, pois faz parte de um conjunto de ações que objetiva a diminuição dos acidentes que têm vitimado tantas pessoas na região, principalmente os jovens. 
Todos os presentes elogiaram a parceria da V GERES com a Diocese de Garanhuns, que fará uma campanha em todas as paróquias da região, atingindo quase 40 municípios.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.