sexta-feira, 18 de maio de 2012

O futebol e a eleição em Garanhuns


O jogo só começa quando se conhecem os jogadores, isto é lógico. No futebol sai a escalação de cada time antes das partidas, e ainda se aponta o banco de reservas, na necessidade de haver substituições. Antes disso, somente as especulações, possíveis contratações, esquemas táticos, quem está em melhores condições de ser escalado, e por aí vai.

O ex-presidente Lula adorava fazer comparações entre a política e o futebol.

Aqui em Garanhuns o jogo ainda não começou, pois não se conhecem as escalações dos times. Um ou outro partido, ou melhor, time, já tem seu plantel definido, mas a grande maioria ainda busca reforços e investimentos para participar do campeonato.

O prefeito Luís Carlos, último campeão, aliás, bi-campeão, ainda não sabe qual clube vai patrocinar, já que não pode mais competir. Existem outros clubes que já foram campeões como Ivo Amaral e Silvino Duarte, porém este último está tentando regularizar o jogador no TJD.

Antônio João, atacado por ser de outra liga municipal, busca se legitimar para disputar este campeonato. Conta com o apoio do presidente da federação pernambucana. 

Bartolomeu Quidute também já foi campeão, mas resolveu colocar a equipe feminina este ano para participar do torneio, que se vestirá de Rosa. Caso Silvino não consiga regularizar a documentação, pode também colocar Aurora Cristina.

Zé da Luz já conquistou o campeonato da Liga de Caetés, e parece que por lá é hors concours. Já disputou o torneio em Garanhuns e ficou com o vice-campeonato. Zé mudou de categoria vindo para Garanhuns, mas aí já é boxe, em que o lutador ganha massa muscular para lutar com adversários mais fortes.

Alguns clubes nunca disputaram o torneio e estão fazendo contatos para participar, com o sonho de ser campeão. João Guido, Sivaldo Albino, Dimas Carvalho e Júlio César, uns a favor da federação municipal, outros contra.

Paulo Camelo disputa sempre o campeonato, e conta com o apoio de quem é contra todos os outros, ou de quem não gosta de futebol. Álvaro Fernandes também já disputou e quase foi rebaixado. Busca reforços para melhorar a equipe.

Alguns clubes como Izaías Régis, contam com mais patrocínio, têm mais investimentos, e isto conta num campeonato difícil, que promete ser acirrado. Izaías está liderando a lista de apostas.

Resta saber se o torneio será polarizado, como o espanhol, que só tem Barcelona e Real Madrid, ou feito o brasileirão, que sempre começa a cada ano sem favorito, com uns dez clubes disputando o tão sonhado título de campeão, em nossa metáfora, a cadeira de prefeito do Palácio celso Galvão.

E por falar em brasileirão, começa neste sábado!

Por quem você vai torcer?

EM TEMPO: Alertado pelos companheiros Dedé Seixas e José, insiro o nome do primeiro como pré-candidato, ou melhor como equipe participante do campeonato, e lembro que Izaías já esteve em um torneio municipal, mas como não brigou pelo títuto, cometi o lapso de esquecer.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.