segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os cinco pré-candidatos do colegiado


O prefeito Luís Carlos chamou de colegiado o grupo que está se reunindo para discutir o processo eleitoral em Garanhuns com a possibilidade de marchar unido até outubro. Existe o compromisso de que nenhuma decisão será tomada sem que haja o consenso, garantindo uma unidade.

Cinco nomes são tidos como pré-candidatos dentro do grupo: Silvino Duarte, Aurora Cristina, Zé da Luz, Dimas Carvalho e Júlio César. Imagina-se que entre os cinco saiam o candidato a prefeito e o vice. É bom lembrar que o vereador Sílvio Sabino também participa do colegiado, entre outros, mas este já teria decidido concorrer a sua reeleição.

O prefeito na entrevista que deu aos blogueiros no mês passado, sinalizou dois nomes que teriam sua preferência, o ex-prefeito Silvino Duarte e o suplente de deputado Zé da Luz. Ambos aparecem bem nas pesquisas encomendadas pelos partidos, entretanto Silvino está inelegível e busca na justiça regularizar sua situação. Muita gente acredita que estando ok, o ex-prefeito seria o candidato do grupo, e teria a capacidade de trazer até outros partidos, como o PPS de Sivaldo Albino e o PMDB de Ivo Amaral.

Embora já tratado como candidato, Zé da Luz ainda não confirmou publicamente sua decisão de concorrer, e talvez por vários motivos: Espera uma sinalização do governador (que não deve vir); espera a decisão final de Silvino Duarte; economiza recursos para a campanha que será muito cara; e, resguarda sua imagem numa campanha que caminha para baixar o nível. 

Caso Silvino não possa, seria Zé da Luz o candidato natural do grupo, mas seu silêncio acaba criando especulações. Caso nenhum dos dois seja, e aí? O grupo continua com três nomes dentro do colegiado e aí vai pelo que cada um representa. Ou pode, numa decisão mais difícil de acontecer, apoiar alguém de fora do grupo, como o deputado Izaías Régis.

Dos três, Aurora Cristina é a que melhor aparece nas pesquisas, é a esposa de Silvino e por isto tem seus prós e contras. Muita gente aposta suas fichas em Silvino mas desconfia do repasse de votos para a ex-primeira dama. Podendo ser realmente uma alternativa para a vice. Conta também o fato de já ter sido lançada candidata a quase um ano por Silvino.

Mas algumas pessoas próximas a Luís Carlos têm buscado mostrar a possibilidade de uma chapa jovem com Júlio César e outro nome novo na vice, cuja campanha seria focada na juventude com responsabilidade. Júlio parece ser o nome com mais apoio dentro da prefeitura, e por isto conta a força do funcionalismo na hora de multiplicar os votos.

Poderia o prefeito entrar na campanha sem indicar nem o vice da chapa? Tanto Dimas quanto Júlio César poderiam ser alternativas, como vice de Silvino ou Zé da Luz, ou encabeçando a chapa majoritária.
Por falar em juventude, Sivaldo Albino admite que se o candidato for Silvino estará com o ex-prefeito, mas em qualquer outra situação estará confirmando seu nome no processo eleitoral.
 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.