quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeita Judith Alapenha divulga carta aberta à população de Bom Conselho


Minha foto
Há alguns dias fui acusada de não ter enxergado a situação que Bom Conselho se encontra diante da seca que arrasa várias cidades do agreste e sertão de Pernambuco. Segundo a acusação pública, divulgada em Blogs da cidade e região, eu não havia decretado situação de emergência diante da seca que também chegou a Zona Rural de Bom Conselho, para não perder recursos para a realização do Forrobom, a festa do São João da cidade.

Como cidadã e prefeita desse município, lamento a divulgação caluniosa e entendo a acusação como o início de uma briga política suja que antecipa o grau de como será a campanha eleitoral na cidade. É lamentável perceber como será a disputa pela gestão de Bom Conselho. Antes mesmo de começarmos as passeatas, as conversas com os moradores, os comícios, as discussões saudáveis de apresentações de propostas, já notamos a barbaridade que prejudica as pessoas e Bom Conselho de uma forma geral. Jamais eu, como gestora responsável e preocupada com o bem dos bomconselhenses, me preocuparia com festa antes das pessoas. Outro perigo é a falta de informação de quem tenta administrar essa cidade, por isso, relembro aos moradores, o cuidado na hora da escolha. Decretamos a situação de emergência sim. Desde março, enviamos documentação para o Estado mostrando a situação do município, através do decreto 010/2012. A medida teve como base, Relatório Técnico diagnosticando através de fotos e de dados que, principalmente para o homem do campo, a situação é preocupante devido aos efeitos causados pela seca. O decreto estabelece que a situação de anormalidade é válida para áreas dos município comprovadamente afetadas pelo desastre natural. Para prorrogar o Estado de Emergência, outro decreto foi feito, o 015/2012. Toda a documentação aguarda ser homologada.

Há também um problema maior, que é com a verdade. Informação é coisa séria, fere os envolvidos e prejudica o direito que a população tem, o de saber a verdade. E essa certamente não é a informação correta. Os canais de informação, seja blogs, jornais, rádio ou televisão, além dos profissionais que buscam a informação, seja jornalista diplomado ou não, precisam apurar mais, procurar os responsáveis, entender o que está acontecendo para não tratar a notícia como produto de lucro, muito menos como arma de propaganda política. Repito: informação é coisa séria. Portanto, não corram o risco da parcialidade e da notícia tendenciosa. Da próxima vez, analisem o site da Prefeitura de Bom Conselho, onde os decretos estão disponíveis para todos.
Falaram ainda que a Forrobom seria prejudicada após o decreto do estado de emergência, pois assim os repasses do governo estadual não seriam feitos para a realização da festa. Na verdade, todos os anos, o governo do estado não repassa um só centavo para os pólos municipais do São João. A contribuição da Fundarpe se dá através da doação de atrações musicais. Dessa forma, o governo evita a figura dos "empresários" de bandas, negociando diretamente os valores das atrações, obtendo melhores preços, economizando recursos públicos e dando mais austeridade ao processo. 

Agradeço a compreensão de muitos bomconselhenses que acompanham o nosso trabalho e acreditam no nosso compromisso com o povo do município de Bom Conselho.

Judith Alapenha
Prefeita de Bom Conselho

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.