sexta-feira, 1 de junho de 2012

Evento de alunos do IFPE- Garanhuns recolherá pilhas e baterias usadas


Não sabe que destino dar às pilhas e baterias usadas? É só levar na tarde, a partir das 12h, desse sábado (02) ao Espaço Colunata, no centro de Garanhuns. Lá, uma turma de formandos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - campus Garanhuns receberá os materiais e os encaminhará para reciclagem e para o descarte correto.

A ação faz parte do Sustentáculo Cultural, um projeto de conclusão de curso diferente, que pretende aliar atividades de conscientização ambiental à apresentações culturais. Na programação do evento, shows dos artistas locais Léo Noronha, Dj Ton e Cordel Irmãs Vieira, além de exposição de trabalhos dos alunos e feira de produtos orgânicos. Tudo na praça, ao ar livre e gratuito, para toda comunidade.

Walter Leal, formando em Meio Ambiente e um dos organizadores do Sustentáculo, afirma que a ideia do evento surgiu da necessidade de levar à população a discussão sobre as questões ambientais. “A nossa intenção principal é conseguir atingir às pessoas com uma linguagem fácil e direta, mostrando como elas podem mudar pequenos hábitos e melhorar a qualidade de vida do planeta”, diz o aluno. Assim, mais do que apresentar os trabalhos, eles pretendem mobilizar as pessoas a adotarem costumes sustentáveis.

A campanha de recolhimento de pilhas e baterias surgiu de uma carência percebida pelos alunos: a ausência de papa-pilhas em Garanhuns. Sem o destino correto, o material acaba indo parar no lixo doméstico, podendo vazar e atingir os lençóis freáticos, contaminando plantações de alimentos. O cádmio, uma das substâncias presentes na pilha, pode provocar doenças no sistema nervoso e comprometer ossos e rins. Já o chumbo pode causar impotência sexual, de acordo com o estudante.

Além do recolhimento das pilhas e baterias, outra ação do Sustentáculo será a entrega de mudas de árvores para noivos. A ideia é que o novo casal já comece a vida conjugal praticando a consciência ambiental.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.