segunda-feira, 18 de junho de 2012

RESULTADO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALEPE: Muito debate e necessidade de colocar no papel


A Audiência Pública sobre o curso de medicina da UPE em Garanhuns que aconteceu nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado não trouxe nada de novo ao debate já ocorrido anteriormente, apenas foi mais aprofundado por se tratar na capital e diante deputados. Antes já haviam ocorridos na Câmara de Vereadores e no Ministério Público em Garanhuns. Diante de uma lista de reinvidicações dos estudantes, os responsáveis pela Instituição de Ensino Superior, inclusive o Reitor Carlos Calado, estão colocando a situação de momento, porém os jovens querem ver tudo no papel, certificando que as promessas serão cumpridas.

Hoje na capital, o debate acabou já passava das 15h, e ninguém tinha almoçado, tal o calor das discussões. Representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, responsáveis pela Universidade de Pernambuco, que também se fez presente com seus coordenadores, colocaram na mesa os avanços na estruturação do curso.

A contratação de professores, a estruturação do Hospital Regional Dom Moura e a melhoria da infraestrutura dos laboratórios de anatomia são algumas das reivindicações dos alunos discutidas, na audiência pública conjunta das Comissões de Educação e de Saúde da Assembleia. O encontro foi solicitado pelo deputado Izaías Régis, do PTB.


O estudante e presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Carlos Roberto Fraga, defendeu a realização de um concurso público para o ingresso de novos professores. Segundo ele, a reforma do hospital é necessária para o bom aproveitamento do curso. E acrescentou que a participação dos deputados estaduais ajudará na solução dos problemas.

O reitor da UPE, Carlos Calado, afirmou que a Universidade tem todo o interesse em assegurar a qualidade do curso. Uma das alternativas apresentadas foi uma parceria junto à Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), até a estruturação da UPE.

A presidente da Comissão de Saúde, deputada Isabel Cristina, do PT, ressaltou que a solicitação dos estudantes é legítima. De acordo com a parlamentar, é preciso estabelecer um diálogo com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para tentar minimizar os problemas do curso de Medicina da UPE em Garanhuns.

Durante a reunião plenária, o deputado Izaías Régis salientou que a Assembleia está cumprindo o papel de mediadora das discussões de interesse da sociedade. O parlamentar ainda ressaltou o compromisso do governador Eduardo Campos com o setor da Educação, salientando que, em breve, será realizado um concurso para a seleção de professores na UPE.
 
Entretanto, os estudantes não estão satisfeitos com a falta de fechamento dos debates, e querem documentar as ações que serão implementadas pelo governo do estado no sentido de aparelhar a Faculdade de Medicina da UPE em Garanhuns, e por isto não aceitaram retornar à sala de aula enquanto não tiverem garantias.

Assim, uma nova reunião, quase uma continuidade da Audiência Pública, acontecerá no próximo dia 26, terça-feira, desta vez na UPE-Garanhuns, com a presença de representantes da Universidade, da Secretaria, possivelmente o deputado Izaías Régis representando a ALEPE, promotor Alexandre Bezerra, dentre outras autoridades.

A UPE estará responsável de elaborar as propostas para apresentar na reunião, que servirá como pauta de discussão para deliberação, onde ao final um documento poderá ser redigido, comprovando o acordo e colocando fim ao momento traumático pelo qual passa a instituição e os estudantes, que da alegria de começar um curso de medicina gratuito, tiveram que partir para manifestações para garantir a qualidade do curso.

É chegado o momento de pontuar, amarrando estes avanços, afinal cremos que o objetivo seja comum, ver em Garanhuns o curso de excelência em medicina na UPE.

A Instituição também se fortalecerá depois desse movimento, avançando nos investimentos e beneficiando toda a região, econômica e socialmente. Basta agora, colocar no papel, datando e providenciando a estrutura que já admite estar programada.

Vamos aguardar a reunião da terça-feira, até lá, stand by.
.
com informações adicionais do site http://al-pe.jusbrasil.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.