segunda-feira, 11 de junho de 2012

Saiba mais sobre a Ordenação Episcopal de D. José Luiz



O Papa Bento XVI nomeou no dia 21 de março, um novo bispo auxiliar para Arquidiocese de Fortaleza, monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos. Sua ordenação Episcopal será no dia da Festa de São Barnabé Apóstolo, neste 11 de junho, às 16h, no Metroplaza, que deve receber milhares de católicos de várias cidades do Agreste Meridional para assistir a cerimônia e prestigiar o padre, que tem passagem por algumas paróquias desta Diocese. 

Monsenhor José Luiz era até o momento, reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP).  Aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro e, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

      Um pouco sobre o Monsenhor:

      Três meses após sua ordenação presbiteral, recebeu provisão de Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Águas Belas e, vigário da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Itaíba PE, exerceu seu ministério por dez anos. Dedicou-se especialmente aos Índios Fulni-ô de Águas Belas. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana. 

Em 1999, foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da Diocese. No ano 2000 foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer, Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una e, em 2002, eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005, quando foi estudar em Roma. 

Em 31 de julho de 2008 recebeu provisão de Formador junto ao Seminário Interdiocesano, em Caruaru, por Dom Fernando Guimarães e, em 11 de dezembro daquele ano recebe de Dom Bernardino Marquió, bispo de Caruaru, a provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores. 

Em 2011 Foi eleito presidente Regional da OSIB NE II.

      Monsenhor José Luiz ajudará Dom Tosi no governo de uma arquidiocese no Ceará com mais de 2 milhões e meio de católicos e contará com 332 padres, 19 diáconos permanentes e 1114 religiosos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.