quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural reúnem-se no Agreste

Caro Ronaldo Cesar, segue abaixo noticia extraída do site do ProRural para conhecimento da população e imprensa de Garanhuns.

Abraço e ainda mais êxito na condução brilhante desse trabalho, que é além de tudo, prestação efetiva de serviço espontâneo a Comunidade de Garanhuns e região.

Gustavo Vilar
Supervisor Regional
Unidade Gestora Territorial de Garanhuns
ProRural/SARA




Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural reúnem-se no Agreste

Com o objetivo de promover a articulação entre os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e os parceiros institucionais (governamentais e não-governamentais), a fim de contribuir na implementação e execução dos programas e projetos do Governo de Pernambuco, com foco no desenvolvimento rural territorial, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco - ProRural, realiza nos próximos dias 30 e 31 de julho, no município de Garanhuns,o Encontro Territorial dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.

A reunião faz parte de uma rodada de seis encontros direcionados aos Conselhos Municipais de 180 municípios de Pernambuco. Em Garanhuns, participantes de 38 municípios das regiões Agreste Central e Merional, representados por associações comunitárias, sindicatos rurais, prefeituras, entre outras entidades que compõem os Conselhos, juntos com representantes de secretarias estaduais, órgãos federais e de entidades da sociedade civil organizada, estarão reunidos em um momento de integração e troca de experiências, a fim de fortalecer as ações articuladas para a implementação das políticas públicas no âmbito territorial.

De acordo com o secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, Aldo Santos, na sua estratégia de ação, o ProRural elegeu como prioridade fortalecer e incentivar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural para atuarem como espaços de participação e controle social das políticas públicas para o meio rural. “Os Conselhos Municipais têm contribuído efetivamente para o desenvolvimento social e produtivo das comunidades rurais pernambucanas, estimulando e articulando a inclusão dos produtores e produtoras familiares”, explica.

Para a implementação do Projeto Pernambuco Rural Sustentável- PRS, o ProRural utilizará os Planos Territoriais de Redes Produtivas, que são ações e investimentos organizados em estratégias e compromissos com o propósito de fortalecer as cadeias produtivas, elevando o nível de produção e renda dos produtores e produtoras familiares. Durante os Encontros Territoriais, será discutida e aprofundada a compreensão sobre o desenvolvimento territorial na perspectiva do PRS. A ação atenderá 180 municípios nos próximos seis anos a fim de fomentar o desenvolvimento rural sustentável.

Duzentas e trinta pessoas participaram nesta primeira semana da série de Encontros Territoriais. A primeira reunião foi sediada em Triunfo (Sertão do Pajeú), nos dias 23 e 24, com a participação de representantes de 32 municípios dos Sertões Central, Moxotó e Pajeú. Nesta quinta-feira (26) acontece o encerramento da reunião em Petrolina, com a presença de 24 municípios dos Sertões do Araripe, Itaparica e São Francisco.

Nos dias 01 e 02 de agosto, o encontros acontecem em Gravatá, no Agreste Central, seguindo para Palmares, na Mata Sul (dias 07 e 08 de agosto) e finalizando na Mata Norte, em Carpina (dias 09 e 10).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.