sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governador em Garanhuns faz inaugurações no Hospital Regional Dom Moura


O governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inauguram, neste sábado (14/07), às 15h, no Hospital Regional Dom Moura, dez leitos de UTI Adulto, dando mais um passo para que a unidade possa se transformar em hospital-escola. Foram investidos R$ 3,2 milhões nas obras e na compra de equipamentos, que beneficiarão 540 mil pessoas de 21 municípios do Agreste Meridional. Além disso, começará a funcionar, 24 horas por dia, a emergência odontológica, com capacidade para 50 atendimentos diários, 1,5 mil por mês. Ainda está prevista uma visita à obra da UPAE da cidade.

Segundo a diretora do Hospital Dom Moura, Maria Emília Pessoa, as UTIs do hospital possibilitarão ampliar o auxílio aos doentes graves, principalmente aos casos relacionados aos acidentes com moto. Com essa inauguração, somam 900 o número de UTIs na rede estadual pernambucana, um aumento de mais de 300% desde 2007, quando o Estado possuía 227 leitos.

Atualmente, o Dom Moura faz uma média de 14 mil atendimentos na emergência e 3 mil nos ambulatórios, nas especialidades de neurologia, cardiologia, cirurgia clínica, psicologia, fonoaudiologia, dermatologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, ginecologia e fisioterapia.

BUCAL – O atendimento na urgência odontológica será para tratar das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Os casos de rotina (não de urgência) devem ser tratados em postos de saúde ou com as equipes de Saúde da Família. Já os casos graves, como traumas, podem ser encaminhados às grandes emergências. Atualmente, já o serviço já está implantado nas UPAs do Curado, Olinda, Paulista e Engenho Velho, e nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Serra Talhada e Salgueiro.

UPAE – A ordem de serviço para UPAE de Garanhuns foi dada em março deste ano. Atualmente, já está sendo levantada a estrutura da unidade, que está localizada na BR 423, Km 92, nº 2.000. Com 8 mil metros quadrados, sendo 3,8 mil metros quadrados de área construída, o local terá atendimento em mais de 20 especialidades, incluindo cardiologia, oftalmologia, neurologia, mastologia, nefrologia e gastroenterologia, entre outras, além de cirurgias ambulatoriais. A unidade realizará mais de 40 tipos de exames e oferecerá serviços em diversas áreas como reabilitação, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem e serviço social.

A UPAE terá capacidade para cirurgias de baixa complexidade, como catarata, adenóides, hérnias, entre outras, nas quais os pacientes são liberados em até 24h (hospital-dia), e de alta frequência (procedimento que retira do colo do útero lesões precursoras do câncer). Os atendimentos especializados e exames diagnósticos também serão realizados nesse centro. O investimento previsto, somando obra e aquisição de equipamentos, é de mais de R$ 20 milhões.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.