segunda-feira, 2 de julho de 2012

Izaías monta coligação mais forte

Foto da convenção: Pedro Passos (PT), Audálio Filho (PSDC), Izaías Régis, Rosa Quidute, Mário Faustino (PSB), Tony Neto (PRB) e Nogueira (PP)
Quieto, sem alarde, reforçando sua mudança de estilo, o deputado Izaías Régis conseguiu montar o palanque mais forte visando a eleição do próximo ano. O interessante é que estará no lado oposto ao do prefeito Luís Carlos, a quem esteve unido praticamente nos últimos oito anos, ao menos eleitoralmente. Luís Carlos apoiou o deputado na última eleição, e vice-versa.

Izaías aos poucos foi se afastando, não influenciando na administração local. O máximo que havia conseguido foi indicar uma secretaria, mas que não chegou a marcar a participação do deputado no governo local, embora tenha sido importante no processo político local com o discurso na época da união dos políticos em favor da cidade. Deixou de ser oposição ao prefeito, já que estavam em lados opostos, para apoiar a administração municipal. Luís Carlos também mudou, de coordenador da campanha de Mendoncinha no Agreste Meridional, passou a defender o governo Eduardo Campos.

Chegando agora 2012, Izaías monta um palanque de oposição em Garanhuns, com partidos que não fazem parte do governo, enquanto a situação será defendida por Silvino Duarte, responsável direto pela vitória de Luís Carlos.

A força política e a estrutura para a campanha acabou gerando nos outros partidos a confiança necessária para unir or palanques. Por isto, Izaías, ao final recebeu os mais importantes apoios locais, de partidos que têm forte impacto, inclusive no tempo de exposição na mídia, como o PT e o PMDB. A chegada do PSB foi traumática, mas veio, com a derrocada do projeto pensado pela cúpula estadual. Bom para Izaías, que de adversário, passou a ser a alternativa mais consistente.

O PMDB de Ivo Amaral aguardou os acontecimentos, e analisou o quadro. Não participou da foto, mas já declarou seu apoio.

Outro partido com forte influência na atual conjuntura nacional também pode anunciar seu apoio, trata-se do PSD de Alexandre Marinho, um dos combativos na campanha contra o projeto socialista agora naufragado, pode marchar também junto a Izaías.

Há ainda os que acreditam que até Sivaldo Albino ainda possa apoiar o deputado, pois ficou claro sua decepção em não participar da discussão que lançou o nome de Silvino Duarte e Marcelo Marçal para prefeito e vice, respéctivamente. Sivaldo não foi à Convenção e aguarda-se a qualquer momento o posicionamento do partido, aliás, além do PPS ainda tem o PMN.

Zé da Luz, que até o último momento esperou o apoio do PSB e, consequentemente, do governador, ficou enfraquecido eleitoralmente, pois se encontra em um partido pequeno, de pouco tempo de guia, o PHS, conta com o apoio de outro partido na mesma condição, o PTdoB, e somente a parceria com o PR lhe deu mais sustentação. Vai precisar muito de sua verve popular para suplantar a estrutura de campanha que tanto Izaías quanto Silvino devem montar, pois não se pode menosprezar a aceitação popular de Silvino Duarte e a força da máquina administrativa. Além disso, Luís Carlos tem várias obras para mostrar nos bairros de Garanhuns, e que se for bem trabalhado na campanha ainda pode render bons votos.

Contra o capital, a legião estrangeira e a burguesia virá novamente Paulo Camelo, do PSOL.

Mas de fato, somando os partidos e as lideranças políticas agregadas no palanque de Izaías, percebe-se que o deputado partiu na frente, pois contará com o apoio dos três senadores pernambucanos, Humberto Costa, Armando Monteiro e Jarbas Vasconcelos. Também o governador Eduardo Campos. Em seu material poderá usar a presidente Dilma Roussef e até o presidente Lula.

Tudo isso conta! Não é decisivo, pois o que decide mesmo é o voto do eleitor, e todos sabem disso, já teve gente que venceu eleição sozinho, e gente que perdeu eleição muito bem apoiado, mas para a campanha é sempre melhor estar bem alicerçado, com uma gama de partidos que tenham bons candidatos a vereador, tempo de guia, dinheiro pra gastar e tudo mais que interfere na eleição.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.