sábado, 14 de julho de 2012

O reconhecimento a Ivan Rodrigues

O antigo socialista Ivan Rodrigues, recebe neste sábado, o carinho e o reconhecimento de amigos, correligionários e profissionais pela sua participação política nos últimos meses em Garanhuns.

Explicamos.

O PSB estadual, e o governador, queriam uma nova alternativa na cidade. Isto é notório. Dr. Ivan ficou encarregado de mobilizar a sociedade a criar uma opção, porém, era mais que isso, seria a condução de um processo que levasse a construção de novas ideias.

Foi isto que aconteceu.

Presidente da Comissão Provisória, Dr. Ivan começou um trabalho de aglutinar pessoas influentes e capacitadas da sociedade em um grupo de discussão, que levasse a uma análise dos entraves do desenvolvimento local, e a elaboração de propostas viáveis para nosso crescimento, em vários segmentos.

Começaram aí as reuniões mensais, cada vez mais participativas.

A sociedade entendeu, e principalmente os partidos aliados ao governo estadual, criando em Garanhuns a regionalização da Frente Popular. Nomes confiáveis e respeitados foram se juntando, e o interessante que a discussão sobre candidaturas foi ficando para depois, embora tivesse uma gama de quase dez bons nomes, todos se respeitavam e entendiam que aquele que ao final fosse o escolhido teria o apoio do restante. Compromisso informal que tinha caráter de engajamento.

O ápice das reuniões aconteceu no debate sobre a duplicação da BR-423, quando Dr. Ivan presidiu a mesa no Garanhuns Palace Hotel com representes do DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Estado, etc.

Aquela reunião superlotou o auditório do hotel, mostrando que estavam no caminho certo, somando apoios dos mais variados segmentos. Uma mesa de debates democrática.

Acabou.

A intromissão da candidatura de Antônio João botou tudo a perder. Em 9 meses da gestação da nova proposta, o PSB só fez se desconstruir em Garanhuns... e Lajedo. Não conseguiram formar nem uma nova comissão provisória, não tiveram o apoio de um só partido, foram escanteados pela sociedade e nem chegaram a serem ouvidos pelo povo.

Dr. Ivan alertou, tentou aconselhar, mostrou os erros do processo. Mas nada! Antônio João estava crente que para se eleger prefeito de Garanhuns bastava o apoio do governador. Ivan Rodrigues passou meses recolhido, buscando alternativas, tentando mudar a situação, defendendo o partido mas foi em vão.

Veio então a decisão de inssurgir contra o projeto, até surpreendendo aqueles que acreditavam que ele participara de sua elaboração. As cartas que escreveu tiveram repercussão em Garanhuns e na capital. O PSB errou porque não escutou o velho socialista.

Ivan aceitou a perda do diretório, ficou calado enquanto na capital se projetava um plano para Garanhuns, mas ao final, afastou-se, inclusive do governo, onde tinha um cargo na ARPE, e se posicionou definitivamente contrário àquela candidatura externa. Ouviu somente a voz das ruas.

O PSB teve vários momentos que pudesse reconsiderar e voltar a protagonizar o debate político e eleitoral, mas acabou à mercê dos acontecimentos, com sua candidatura inviabilizada.

Vejam a força da reflexão e da paciência. Enquanto Ivan Rodrigues esperou silenciosamente para se pronunciar, e tomar sua decisão, hoje em palanque oposto a Antônio João. Sempre com o mesmo argumento. Outros líderes políticos bradaram, participaram do movimento de repulsa à entrada de Antônio João em Garanhuns, e hoje pelo apoio do PSB e do governador, amansaram o discurso, estando no mesmo palanque e fazem elogios públicos, a quem antes procurava seus defeitos. Não apenas o deputado Izaías Régis, mas tem outras pessoas daquela foto histórica na Câmara de Vereadores.

Amigos que acompanharam dos últimos meses de Ivan Rodrigues estarão com ele hoje, em um almoço aberto, na propriedade de Dr. Antônio Coelho. Pode-se chamar de uma confraternização de Festival, mas na verdade é um reconhecimento a quem colocou Garanhuns acima de qualquer projeto eleitoral.

Ele merece. E o governador, bem que poderia fazer-lhe um visita, como prova da consideração que tem ao antigo socialista, que ainda tem muito conselho pra dar, claro, a quem quiser ouvir!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.