domingo, 15 de setembro de 2013

VALE A PENA VER DE NOVO: O resgate cultural e social do BECO DO FUMO

Transcrevo do Blog do Alexandre Marinho, postado em julho do ano passado.
.
Aproveitei este Festival de Inverno para fazer uma oficina de audiovisual chamada Memória do Lugar, que aconteceu na AESGA. Adorei!

Esse vídeo que apresentamos abaixo é o resultado de alguns dias de aulas teóricas e práticas. Como esse mundo dá muitas voltas, fui aluno do Thiago Lira, filho da nossa querida Ana Jaíra, sobrinho do Jonas Lira... ou seja, o rapaz tem "pedigree artístico". O cara tá cobra em produção e edição de vídeos.

Também pudera, Thiago é "discípulo" e trabalha com um dos mais respeitados produtores do Recife, o mestre Wilson Freire, da Candiero Produções.

Na verdade, não deu para trabalhar melhor o filme por conta da limitação de tempo, mas o importante é que conseguimos resgatar um pouco a memória de um lugar "esquecido" pela nossa sociedade, mas que faz parte da nossa história comercial, cultural, enfim, o Beco do Fumo precisa ser melhor valorizado e reconhecido pelas nossas autoridades.

Imaginem só se um trabalho como esse for feito com uma série de outros lugares e pessoas que fazem parte da nossa sociedade... e que não são valorizados.

Para quem não conhece, o Beco do Fumo fica ao lado do Mercado 18 de Agosto (o mercado público de Garanhuns), no centro da Cidade. Lá você encontra até "bainha de foice" e "anel de papa" como dizem os protagonistas do vídeo.

Meus agradecimentos aos professores Wilson Freire, Thiago Lira, à Fundarpe (pela excelente escolha), e também aos meus colegas de turma: Ivson Augusto, Martha Malaquis, José Eduardo, Ynaiara Matos e Andréa Resende. Uma turma legal.

Gostamos tanto que vamos tentar viabilizar a vinda de Wilson e Thiago para ministrar uma oficina mais "demorada" aqui em Garanhuns.
 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.