terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma geral nas campanhas para prefeito na região


As campanhas nas cidades da região acabam impactando em Garanhuns. São dezenas, talvez centenas de veículos adesivados de todo canto que transitam por aqui, e claro, quem gosta de política acaba debatendo a situação eleitoral de toda a região. Muita gente, mas muita gente mesmo, até com participação ativa na política de Garanhuns, na verdade trabalha, vive e vota em municípios vizinhos. 

Portanto esta

Com o indeferimento das candidaturas de Neide Reino em Capoeiras e Sampainho em Caetés, o ruge-ruge aumentou, pois fica uma clara expectativa dos atos seguintes. Ambos devem recorrer. São situações diferentes. O filho de Zé da Luz entra na disputa (ou entrava) para manter a hegemonia da família na cidade, enquanto que Neide representa Nenem, na oposição, pela reconquista da prefeitura na terra do queijo. A situação da oposição já não era boa, e com esta decisão, fica ainda mais difícil.

Armando se fortalece em Caetés, mas não se pode nunca menosprezar a força dos Sampaio.

Em São João, Angelim e Canhotinho, parece que a situação da situação é mais tranquila. A união de Nelson Barbosa e Hugo Cabral praticamente decidiu a eleição. Em Canhotinho o amarelo toma conta da cidade, e Angelim, Marco Calado é candidato à reeleição sentado na cadeira.

Em outros municípios daquela região como Palmeirina a disputa promete ser acirrada. A oposição se uniu, fortaleceu e enfrenta Marcelo Neves, candidato de Eudson Catão. Em Correntes, Junior Lúcio enfrenta novamente Edmílson da Bahia. O atual prefeito tem melhores condições de repetir o resultado de 2008, e até ampliar a vantagem, que foi apertada.

Brejão promete fortes emoções. Sandoval perdeu apoios importantes, aliás, ficou até com minoria na câmara, como Erivan, que é o candidato a vice de Ronaldo. Contudo, Sandoval é sempre muito forte.

Em Terezinha não tem nem graça.

Bom Conselho também está equilibrado, Danilo Godoy desponta como o principal adversário de Judith Alapenha, prefeita, que tem crescido muito nesta reta final. Danilo tem sido acusado nas redes sociais de ser foragido da justiça na Paraíba, e isto tem pesado em sua campanha.

Jupi deve dar Celina novamente, e agora com a força da prefeitura, a diferença deve ser um pouco maior. A mesma situação se espera em Jucati com Gerson.

A disputa está interessante em Águas Belas, onde a esposa de Numeriano, pelo PSB, enfrenta o petista Genivaldo, atual prefeito, mas que perdeu importantes apoios. Até seu vice tá do outro, aliás, é o candidato a vice dos Martins.

São Bento caminha para ver a filha de Zé Almeida, Débora, prefeita, com o apoio de Padre Aldo. Lá, a briga é com Washington Cadete.

Zé Teixeira em Paranatama deve se reeleger, e dificuldade mesmo deve existir em Saloá, onde o grupo Café com Leite se fortaleceu na oposição.

Lagoa do Ouro deve continuar sob o comando de Marquidoves.
.

Algumas projeções são baseadas em informações de pessoas que acompanham as disputas locais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.