quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A AGRESSÃO: Solidariedade a Roberto Almeida


O jornalista Roberto Almeida foi agredido naquilo que tem de mais sagrado a um homem, sua honra!

Jornalista bem sucedido, de extensa folha de serviços prestados a diversos meios de comunicação, e consequentemente à sociedade pernambucana, Roberto viu seu blog ser invadido por outra pessoa, que teve acesso ao seu e-mail e trouxe aos seus leitores assuntos particulares, e neste caso, a sua parcialidade quanto à administração municipal de Capoeiras.

Sendo Secretário de Governo do município vizinho, não daria para imaginar uma imparcialidade em seus posicionamentos, quer fosse em seu blog ou na administração pública, pois tem um cargo político, e portanto, entende-se que deve defender a atual gestão. Nunca escondeu isto!

Lembrem que passei por algo parecido, quando assumi por pouco tempo um cargo de diretor na Prefeitura de Garanhuns. A questão da parcialidade naquele momento também me era cobrada pelos leitores. Não é fácil. Pense na vida de um blogueiro que a cada postagem mexe com interesses políticos.

No e-mail divulgado, Roberto recebe uma denúncia sobre a secretaria de transportes de Capoeiras, e alguns funcionários que estariam tratando mal os usuários, e portanto a população. O jornalista entra em contato com o filho do prefeito, e diz que não vai divulgar para não prejudicar Dudu, o prefeito Luís Claudino, mas pede que resolvam o problema. Acho que fez o que deveria, pois ao final, o que a pessoa que fez a denúncia queria mesmo era resolver a situação, e ao enviar a mensagem ao blogueiro, sabia também que se tratava do Secretário de Governo de Capoeiras. Ao menos, imagino.

Roberto se preocupou em resolver a situação. Achei a atitude natural para quem tem o cargo que ocupa.

O invasor pede imparcialidade a Roberto, nunca terá. Certo ou errado, Roberto está no seu direito de se utilizar livremente da palavra, pois estamos num regime de liberdade de expressão, e os que se sentirem prejudicados de alguma forma têm a opção de buscar a justiça para reparar seus danos, sejam morais ou materiais. Esta seria a alternativa coerente. Até a justiça eleitoral poderia ser buscada, se assim achassem necessário. Mas o que tivemos, em termos relativos, foi a invasão do meio de comunicação. Algo grave! Seria como invadir o Jornal do Commércio, a TV Globo ou qualquer outra grande empresa, para calar o jornalista, porque não se está gostando do editorial. Proporcionalmente, é isto!

A exposição, que acabou resvalando em seu trabalho em Garanhuns, quando vinculou também à campanha de Izaías Régis, trouxe dezenas de comentários anônimos de pessoas que buscaram desmerecer o trabalho missionário do jornalista. E se a intenção do invasor era mostrar a forma certa de se fazer, acabou sendo muito pior, pois ao menos Roberto mostra a cara para dar suas opiniões.

Sempre achei o comentário anônimo uma agressão, já cheguei inclusive a escrever a Roberto sobre isto, pois há sempre alguém que pode cometer um crime de injúria, infâmia ou difamação, destruindo reputações que muitas vezes se leva a vida inteira para construir, e que covardemente, escondido atrás de um muro virtual, pode destruir em segundos!

Alertemos todos os blogueiros, principalmente os que estão envolvidos com a notícia política, que envolve lados e muitos interesses econômicos, que aproveitem como alerta este incidente, alterem sempre as senhas, não acessem compuradores públicos e não dêem espaço a comentários anônimos criminosos.

Parece que tudo já voltou ao normal no blog de Roberto Almeida. Ainda bem, e esperamos que a investigação que agora começa possa mostrar quem cometeu a agressão virtual.

E se o crime de Roberto foi defender sua Capoeiras, que faz uma propaganda positiva da cidade, buscando melhorar o serviço oferecido, e protegendo àquelas pessoas que estão trabalhando para a cidade melhorar, tenho certeza, se conheço o compadre, ele será reincidente!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.