segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Começa guia eleitoral no rádio e na TV


Somente algumas cidades em Pernambuco têm guia eleitoral na TV. Caruaru, Petrolina, Recife e Olinda, porque têm a sede das redes de televisão em suas cidades. As demais são obrigadas a assistir a propaganda de políticos que não têm nenhum vínculo com seus municípios.

Em Garanhuns e outras cidades que têm emissoras de rádio, mesmo as comunitárias, tem o guia eleitoral, em dois horários, pela manhã e à tarde.

Na TV é diferente, a propaganda eleitoral é veiculada nos horários da tarde e à noite.

Pela parabólica veremos também os guias do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em muitos casos o guia eleitoral pode alterar cenários. Geralmente quem tem mais tempo pode fazer um melhor trabalho para mostrar ao eleitor suas propostas, mas nem sempre é assim. E por isto, é importante ter uma boa equipe, locução, redação e edição, que com criatividade, bom humor e seriedade possam dar a cara (ou a voz) à campanha do candidato.

Em Garanhuns teremos bons profissionais nas equipes do guia, que começa nesta terça com a proporcional, ou seja, com os candidatos a vereador, e somente na quarta ouviremos os candidatos a prefeito, no guia das majoritárias.

Para candidatos como Paulo Camelo, que não tem os mesmos recursos para gastar que seus adversários, o guia é sempre importante, porém, como tem um tempo relativamente pequeno, os debates onde os tempos são iguais para todos, o candidato do PSol acaba aparecendo mais.

Izaías Régis tem quase o mesmo tempo que todos os outros candidatos somados. Silvino é o segundo, e Zé da Luz o terceiro com maior tempo de guia. Izaías tem duas vezes o tempo de Silvino, e três o de Zé da Luz.

Fora o Guia Eleitoral ainda têm as inserções de 30 segundos, durante as programações de rádio e TV, que geram um outro tipo de impacto no eleitor. É diferente do guia, onde o ouvinte ou telespectador sabe que vai ver uma mensagem política. Na inserção, a propaganda está inserida na programação, e nem sempre o eleitor busca outra opção ou desliga a TV ou o rádio. É o objeto surpresa.

Agora é ligar o rádio e ouvir o que todos têm a dizer, e torçamos por uma campanha com propostas, onde Garanhuns saia enriquecida de projetos futuros. 

Os candidatos já podem anunciar em jornais com propaganda paga. Na internet somente em sites e blogs de forma gratuita.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.