quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COPA DO MUNDO EM GARANHUNS - Tudo sobre o Seminário realizado pelo Governo do Estado

Aconteceu em Garanhuns na quinta-feira, 23, o Seminário Regional da Copa, realizado pelo Governo do Estado. Serão ao todo 16 seminários espalhados pelas diversas regiões, com o objetivo de debater os benefícios da Copa do Mundo de 2014 a todas as cidades de Pernambuco.

Um grupo de aproximadamente 80 pessoas esteve presente no Centro Cultural Alfredo Leite, onde acompanharam o secretário executivo da SECOPA, Gilberto Pimentel, que fez uma explanação do mega-investimento que o estado tem feito para a realização da Copa do Mundo na Arena Pernambuco, e principalmente como integrar todas as regiões com o evento, que possam impactar positivamente a economia, a sociedade e a nossa cultura. "O mundo estará aqui".
Depois da apresentação, as pessoas na plenária participaram com sugestões regionais, de como, principalmente, o Agreste Meridional e Garanhuns podem aproveitar toda a movimentação dos turistas que estarão no estado, e que buscarão atividades para os dias em que suas seleções não tenham jogos programados.

Muitas sugestões foram anotadas e debatidas. A maior delas diz respeito à agilização da duplicação da BR-423, no trecho-São Caetano/Garanhuns, que já está em fase de projeto, que permitirá uma melhor segurança nas viagens da Região Metropolitana para Garanhuns.  

Outra sugestão bastante enfatizada diz respeito ao Festival de Inverno de Garanhuns, com a antecipação de seu início para pegar ao máximo o período da Copa do Mundo, que se realiza do meio de junho ao meio de julho. Foi-se sugerido também a internacionalização da programação, com atrações que tenham chamariz para os turistas de outros países, com a mistura de culturas, que é o perfil do FIG.

Garanhuns de fato perdeu o período de inscrições da FIFA para receber seleções por aqui, mas a boa notícia é que elas serão reabertas agora em setembro. Última oportunidade. A cidade pode ser inscrita por estabelecimentos privados que atendam às especificações da FIFA ou pela Prefeitura Municipal. No estado quatro cidades já estão inscritas. São os CTS´s, Centro de Treinamento de Seleções. Milhares de Pessoas acompanham as principais seleções do mundo.

Foi também sugerido investimentos na capacitação do receptivo ao turista e linhas de financiamento para ampliações de estabelecimentos que façam parte do trade turístico local.

Outro assunto bastante tocado foi o pré-copa, quando as seleções fazem seus treinos e a ambientação ao país-sede. Muitas das seleções europeias, principalmente, procurarão cidades com climas amenos, mais próximos de suas realidades naturais.

Garanhuns pode ser uma das cidades escolhidas para os eventos de Exibição Pública dos jogos, com apresentações artísticas. Não serão Fun Fest, pois esta deve atender às especificações da FIFA, mas o próprio estado, a iniciativa privada e as prefeituras municipais podem promover essas graqndes atividades. No caso de Garanhuns, seria integrado à estrutura do Festival de Inverno. Chegamos a sugerir que o investimento pudesse ser feito em outro local, pois somente o FIG atual já está saturado na praça de eventos, que não tem mais para onde crescer, e talvez fosse a hora de pensarmos grande, pensando como fez o estado ao levar o projeto Cidade da Copa para São Lourenço, ativando o desenvolvimento em uma nova célula estadual.

A ideia é interiorizar a Copa do Mundo, para que as cidades participem. Muito claramente foi visto que durante a Copa Pernambuco tem as três festas juninas, Santo Antônio, São João e São Pedro, e o frio, como principais atrativos, e o FIG é o mais importantes dos festivais com este perfil no estado, por isto seria interessante sua antecipação para aproveitar a estada do turista em Pernambuco.

A infraestrutura de comunicação, hotelaria, receptivo, segurança, saúde, formação profissional, entre outros assuntos foram tratados.

Infelizmente muitas entidades representativas de vários segmentos na cidade não estiveram presentes, e foi um momento de sugestão, onde a SECOPA veio ouvir a população.

Sugerimos também, com urgência, a criação de um grupo de trabalho para debater a Copa do Mundo em Garanhuns, pois a cidade está perdendo tempo. Outros municípios já têm propostas encaminhadas. Gilberto Pimentel chegou a defender que não se pense em criar projetos mirabolantes, mas adaptar o que já está dando certo regionalmente e possa ter atrativo durante a Copa do Mundo.

Vários representantes de outras secretarias de estado estiveram presentes, levantando temas como Crianças e Adolescentes, Mulher, Deficientes Físicos, Saúde, etc.

De Garanhuns, tivemos a participação de alguns professores universitários da UFRPE e UPE, alguns integrantes da prefeitura, estudantes, colegas de imprensa, ..., pouca representação para um tema tão importante que pode gerar dividendos sociais e econômicos para a região. Aliás, muitos municípios convidados pela SECOPA nem enviaram representantes.

Vale ressaltar a presença importante de professores da área de esportes de Garanhuns.

A próxima cidade a receber o Seminário da Copa será Petrolina, na próxima segunda-feira.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.