quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Curso de Prevenção de Uso de Drogas para Educadores recebe 112 mil pedidos de inscrição


O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas recebeu 112 mil pedidos de inscrição. Com previsão de início neste mês de agosto, o curso é organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Universidade de Brasília e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). O curso faz parte dos treinamentos previstos no eixo “prevenção”, no âmbito do Programa “Crack, é possível vencer”, lançado em dezembro de 2011. Além da capacitação para profissionais das redes de educação, o programa treinará agentes de segurança pública, Justiça, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Tendo em vista que estão disponíveis 70 mil vagas para esta edição do curso, a organização terá que realizar uma seleção dos alunos. Para a Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, esta seleção representa um desafio para os envolvidos. “A SENAD, juntamente com a Universidade de Brasília e o Cespe terão um grande desafio para selecionar os 70 mil alunos do curso”, afirmou. Segundo a Secretária, será dada preferência para os alunos daqueles 12 estados que já aderiram ao programa até o momento (Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Ceará). Também será considerado o número de inscritos por unidade educacional e a participação das escolas em programas do Ministério da Educação como o Saúde na Escola e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, entre outros.

O curso

O curso, que será realizado na modalidade à distância entre agosto de 2012 e abril de 2013, tem o objetivo de treinar os educadores para que elaborem e implementem um projeto de ações preventivas nas escolas onde trabalham, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

A intenção da Senad é ter 14 mil escolas inscritas neste curso, atingindo assim cerca de 2,8 milhões de alunos. No final do treinamento, os aprovados receberão Certificado de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.

O Programa “Crack, é Possível Vencer” prevê a realização de mais dois treinamentos para educadores nos anos de 2013 e 2014, cada um com os mesmos 70 mil inscritos. As três edições vão representar um total de 8,4 milhões de alunos atendidos. O investimento para as três edições é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Programa “Crack, É possível Vencer”

Com investimento de R$ 4 bilhões da União até 2014 e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, o Programa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O programa conta com a atuação direta dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Mais de 3 mil educadores de Pernambuco se inscreveram no curso.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.