quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Diap: Humberto Costa entre os mais influentes do Congresso Federal

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, integra pela segunda vez a Lista dos Cabeças do Congresso, publicada nesta quinta-feira, 16, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Na 19ª edição dessa avaliação das lideranças políticas do Brasil, 100 parlamentares aparecem como os mais influentes da Câmara e do Senado. Humberto foi o primeiro senador eleito pelo Partido dos Trabalhadores de Pernambuco.

Conforme o levantamento, o petista ganha destaque entre os seus 583 colegas pela capacidade de articulação. A lista conta com 61 deputados e 39 senadores e divide os congressistas pela apresentação de qualidades específicas na atuação parlamentar. Para a seleção, o Diap considera habilidades como a participação em debates, para a negociação e para a formação de opinião.

O Diap destacou a atuação de dez senadores da bancada petista – o PT é o partido com com o maior número de relacionados, com 28 parlamentares. O líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA) e o líder do Governo no Congresso, José Pimentel (CE) são apontados pelas suas capacidades de negociação. Além de Humberto Costa, aparecem como articuladores os petistas Delcídio do Amaral (MS), e Jorge Viana (AC).

A primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (SP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Paulo Paim (RS) e Wellington Dias (PI) surgem como senadores capazes de formular textos com propostas a serem deliberadas. Pelas capacidades como debatedor, surge Lindbergh Farias (RJ). Por fim, Eduardo Suplicy (SP) é lembrado pela capacidade de formar opiniões.

Humberto Costa, nos seus primeiros vinte meses de mandato, apresentou 105 proposições, das quais, hoje, seis passaram pelas comissões e pelo plenário do Senado Federal e seguem tramitação na Câmara dos Deputados. Durante o primeiro ano do mandato, o senador pernambucano foi Líder do Bloco do Governo no Senado Federal. Em abril deste ano, assumiu a relatoria do processo que culminou com a cassação do Senador Demóstenes Torres (GO).

O DIAP, instituição que anualmente prepara e divulga a lista do seleto grupo de parlamentares mais influentes, foi fundado há 29 anos, e representa aproximadamente 900 entidades sindicais de todo País. O departamento atua nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, para institucionalizar a transformação, em normas legais, das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais da classe trabalhadora.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.