quarta-feira, 8 de agosto de 2012

HOMENAGENS: Emoção e Poesia no sepultamento de Vavá Machado

Caravanas de amigos e fãs prestaram a última homenagem ao grande poeta

Meu caro, Ronaldo César.

Quero contar aos seus leitores um pouquinho do sepultamento de Ademar Teles de Carvalho, o Vavá Machado ontem em Lagoa do Ouro. Muitos momentos emocionantes em homenagem ao grande poeta popular.

Quem foi a seu sepultamento assistiu a cenas inéditas e atípicas, antes e durante todo o dia, e no acompanhamento do cortejo fúnebre.

A prefeitura colocou dois carros de som à disposição para tocar as músicas de Vavá Machado, aliás, um pedido feito por ele em vida - " quando eu morrer não quero tristeza, é só alegria".

Infelizmente o seu tio João Bernardino da Porciúncula, passou mal quando os carros de som passaram a tocar em frente ao velório Jardim das Colinas as canções e os versos de Vavá Machado dizendo assim: "o homem morto, e um som tocando forró pé de serra" e saiu chorando. Entretanto foram os próprios filhos de Vavá Machado, Luciano e Luciana que pediram que tocassem as músicas, atendendo o pedido do pai falecido.

Durante todo dia, aboiadores, cantores e poetas estiveram entoando músicas do mestre, dentre eles: Zé de Almeida, Lé Costa, Arlindo Marcolino, Flor do Gado, Zé Marcolino, Arrepiado (irmão de cara veia), Olavo Silva, Cicero Cordeiro, Antônio Aboiador, Mano Walter, Cláudio Rios, Basto Peroba e tantos outros.

A Rádio FM Sete Colinas de Garanhuns transmitiu ao vivo todo o cortejo fúnebre entrevistando os seus admiradores e discípulos, muitos deles chorando, que vieram prestar as últimas homenagens a Vavá Machado.

Sem dúvida alguma, foi a maior homenagem póstuma prestada a um homem em toda a existência do município de Lagoa do Ouro, imagino ser uma das maiores do estado de Pernambuco. Pela beleza, espontaneidade e respeito artístico ao grande poeta. Mostrando o tamanho da perda que tivemos!

Milhares de pessoas acompanharam o seu sepultamento. Caravanas vieram do estado de Alagoas, principalmente de Major Izidório, onde reside a maioria da família Machado, e de Olho d’Água das Flores, Minador do Negrão, Santana do Ipanema, Chã Preta, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Maceió, Arapiraca, Paulo Jacinto, Penedo, entre outros municípios. De Pernambuco estavam presentes amigos e fãs de Garanhuns, Brejão, Afogados da Ingazeira, Correntes, Palmeirina, Bom Conselho, Saloá, Águas Belas e de cidades do sertão do estado.

Foi marcante também a presença de uma representação do Exército Brasileiro, com militares do 71BI, tendo em vista que Vavá foi o maior corneteiro do exército na época do governador Paulo Pessoa Guerra, que chamou o menino para tocar em várias solenidades no estado.

Portanto, vai-se o homem, mas fica todo um legado, uma história do maior aboiador, repentista, poeta e improvisador de todos os tempos, segundo os depoimentos de seus discípulos, Vavá Machado.

O seu sobrinho, Mário Jorge Barros, delegado da polícia civil, em seu discurso, disse ter todas as músicas de Vavá Machado e que fará uma doação à Secretaria de Cultura de Lagoa do Ouro para serem colocadas em um museu em sua homenagem.

Esta, finalmente, foram as últimas notícias que colhemos aqui em Lagoa do Ouro, que fez uma grande homenagem ao filho ilustre, e que fiz questão de transmití-las em seu blog para ficar na história, haja vista que todas as rádios de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraiba, Bahia, Rio do Grande do Norte, Maranhão e São Paulo, anunciaram sua morte e tocaram suas músicas neste dia triste para a poesia popular.

Quero agradecer ao blogueiro Ronaldo César, por ter dado um enfoque especial sobre a morte de Vavá Machado, da dupla “Os Bridões de Ouro” que marcou época ao lado de Marcolino.

Em nome de todos nós lagoadourenses, e seus familiares agradecemos pela atenção dispensada e pelo apoio.

Professor Zeca Barbosa

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.