domingo, 9 de setembro de 2012

A campanha em Garanhuns segundo o Jornal do Commercio

Izaías Régis (PT), Silvino Duarte (PSDB) e Zé da Luz (PHS) travam forte disputa. Paulo Camelo (PSOL) corre por fora
Texto: Pedro Romero (Jornal do Commercio)

Conhecida também por ser a terra natal do ex-presidente Lula, Garanhuns, no Agreste, tem três candidatos fortes à prefeitura e promete uma das eleições mais acirradas dos últimos tempos. Os pretendentes são o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB), o deputado estadual Izaías Régis (PTB), o ex-prefeito de Caetés José Luiz Sampaio, Zé da Luz (PHS), e, correndo por fora, Paulo Camelo (PSOL).

Na busca pelos votos, as propostas passam por temas como desenvolvimento econômico e a construção de uma pista de esqui com neve artificial. Os apoios de aliados como o governador Eduardo Campos (PSB), Lula e a presidente Dilma Rousseff são armas disputadas pelos candidatos.

Apesar da vocação para o turismo, a cidade sofre com problemas de infraestrutura. A maior reclamação, entretanto, é quanto à falta de um distrito industrial estruturado, que possa atrair novas empresas e gerar empregos. O tema é apontado como primordial pelos candidatos.

“Vou desapropriar 300 hectares para fazer um distrito industrial e atrair empresas para Garanhuns. É hora de avançar”, diz Silvino Duarte, apoiado pelo PDT, PCdoB, PPS, PMN e PSC. Médico, ele também promete construir policlínicas e ampliar a oferta de medicamentos.

Ex-aliado de Zé da Luz, Silvino não poupa críticas ao agora adversário. “Conheço Zé da Luz e sei que ele não está preparado para conduzir os destinos de Garanhuns”, dispara.

Apesar de ter o apoio do atual prefeito, Luiz Carlos Oliveira (PDT), que indicou o vice na chapa, o tucano é acusado pelos adversários de não usar a imagem do prefeito, que estaria com a popularidade baixa. Ele afirma ainda que, se eleito, Luiz Carlos não terá espaço no seu governo.

“O prefeito optou pelo candidato do PSDB para continuar o trabalho dele”, provoca Izaías Régis, apoiado pelo PSB, PT (que indicou a vice, Rosa Quidute), PMDB, PP e PSDC, tentando colocar Silvino como “herdeiro” de Luiz Carlos. Apesar das críticas, Izaías também já contou com o apoio do atual prefeito.

Forte aliado do senador Armando Monteiro Neto (PTB) na região, Izaías aposta na ligação com Eduardo, Lula e Dilma para ganhar as eleições. O candidato acionou a Justiça Eleitoral para impedir o uso da voz do trio no guia eleitoral do adversário Zé da Luz. “Ele usou forçosamente a imagem deles. O partido dele não é coligado, por isso trabalhamos para tirar a mentira do programa deles”.

Prefeito do município de Caetés, vizinho a Garanhuns, por três vezes, Zé da Luz é apoiado pelo PR, PRB, PSL e PTdoB. Esta é a sua segunda tentativa de chegar à prefeitura da cidade. Entre os principais projetos de seu programa de governo está a construção de creches. A promessa é construir pelo menos 13.

Amigo do ex-governador Miguel Arraes, para quem trabalhou, e Eduardo Campos, ele luta para usar imagens do governador. “Pela história, quem tem credencial para usar o nome de Eduardo é Zé da Luz”, pontua.

Já o candidato do PSOL, Paulo Camelo, destaca que é o único dos postulantes a distribuir um resumo das propostas de governo para a população. Entre os projetos para o turismo está a instalação de um teleférico onde em uma das estações seria construída uma pista de esqui sobre neve artificial. “É a campanha do tostão contra o milhão. A burguesia domina a cidade há 130 anos, mas nós temos uma nova proposta”, enfatiza.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.